Antes e depois da rinoplastia: tire suas dúvidas sobre a cirurgia

Antes e depois da rinoplastia: tire suas dúvidas sobre a cirurgia

Muitos pacientes interessados em realizar uma cirurgia plástica do nariz se perguntam como é a rinoplastia antes e depois, pensando nas etapas que precedem o procedimento e também nos resultados que podem ser alcançados.

Pensando em esclarecer essas dúvidas sobre a cirurgia, respondemos a seguir cinco perguntas muito comuns entre pacientes que desejam realizar essa cirurgia plástica. Confira!

Para quem a rinoplastia é indicada?

A primeira dúvida que afeta os pacientes interessados na rinoplastia é para quem a técnica é realmente indicada. Como se trata de uma interferência estética, qualquer pessoa que está incomodada com a aparência do nariz é uma candidata à realização da rinoplastia.

A idade indicada para realizar o procedimento costuma ser de 15 anos para meninas e 16 anos para meninos, que é quando o desenvolvimento nasal costuma estar completo. Entretanto, apenas o cirurgião plástico poderá confirmar avaliando o paciente.

De forma geral, a rinoplastia é um procedimento tranquilo, mas pacientes com diabetes, infecção em andamento, pressão arterial sem controle, com irritações na pele e algumas outras condições podem ter que aguardar um melhor momento para realização da técnica.

O mais indicado é conversar com um especialista para que ele avalie se você está apto para ser submetido à cirurgia no momento.

Como escolher um cirurgião plástico?

A escolha do cirurgião plástico também é muito importante, pois influencia todas as etapas subsequentes. Verifique questões como:

  • o profissional é membro do Conselho Federal de Medicina (CFM)?
  • ele é membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP)?
  • qual a formação do profissional?
  • ele possui experiência na realização de rinoplastias?
  • pacientes que realizaram rinoplastias com ele recomendam o trabalho?

A partir dessas perguntas sobre o profissional, você terá mais garantias de estar escolhendo um médico capacitado para a realização de uma cirurgia plástica complexa como a rinoplastia.

Rinoplastia antes e depois, quais alterações são feitas?

Outra dúvida frequente entre pessoas interessadas em fazer uma rinoplastia consiste em quais alterações estéticas e funcionais podem ser feitas no procedimento. A variedade é imensa e inclui:

  • afinamento do nariz;
  • redução ou aumento da giba nasal;
  • remodelar as asas do nariz;
  • corrigir tortuosidades da columela;
  • adequar o formato do nariz ao rosto;
  • corrigir o desvio de septo;
  • tratar hipertrofia dos cornetos etc.

Essas são algumas das possibilidades de alterações atendidas pela rinoplastia. O mais indicado é que o paciente agende uma avaliação com o cirurgião plástico na qual possa tirar todas as dúvidas e relatar quais incômodos têm com o nariz. Assim, o médico vai avaliar se as alterações desejadas são possíveis considerando as especificidades do caso.

Como é a recuperação da rinoplastia?

A recuperação da rinoplastia é uma etapa depois da cirurgia que assusta e preocupa muitos pacientes. Apesar da aparência no pós-operatório, que inclui edemas, roxidão e inchaço, essa etapa não é dolorosa. As dores podem ser tratadas com anestésicos comuns receitados pelo médico.

Durante a recuperação da rinoplastia é necessário que o paciente fique sem realizar atividades exaustivas por cerca de dois a três meses, dependendo da evolução do quadro. Atividades leves e cotidianas podem ser realizadas após uma semana de repouso, em média, desde que com liberação do médico.

Em quanto tempo verei os resultados da cirurgia?

Um aspecto da rinoplastia é a cicatrização mais demorada desse procedimento e, devido a isso, os resultados definitivos podem ser observados entre seis meses e um ano depois da cirurgia. O inchaço normalmente regride entre 60 e 90 dias, permitindo que os primeiros resultados possam ser vistos.

Apesar da lenta cicatrização da rinoplastia, a taxa de sucesso do procedimento é bastante elevada, demonstrando que a técnica tende a atender às expectativas dos pacientes. De qualquer forma, conversar com o cirurgião plástico sobre a rinoplastia antes e depois é essencial para alinhar o procedimento e torná-lo mais satisfatório.

Comments for this post are closed.
Mulher medindo os seios após mamoplastia

Tudo sobre mamoplastia

Mamoplastia consiste em toda cirurgia plástica responsável por modificar o formato das mamas. Essa cirurgia tem o objetivo …

Quanto tempo leva para desinchar a rinoplastia

Quanto tempo leva para desinchar a rinoplastia

O inchaço da rinoplastia é uma das principais preocupações de quem se submete à cirurgia de correção nasal. De acordo …

Como funciona a cirurgia de Blefaroplastia?

Como funciona a cirurgia de Blefaroplastia?

A face é o primeiro local a apresentar os sinais do envelhecimento. Linhas de expressão, pés de galinha, bolsas abaixo …