• Português
  • English

Implante de Panturrilhas

O corpo com o qual você nasceu pode ou não ter a musculatura desejada e pode ser difícil melhorar determinadas áreas apenas com exercícios. Em alguns casos, danos decorrentes de um acidente ou de determinadas condições de saúde podem tornar o tamanho das suas panturrilhas desigual. As panturrilhas podem ser aumentadas com o uso de implantes ou transferência de gordura corporal, dependendo das mudanças desejadas e da gordura corporal disponível. Esta animação abrange o aumento com implantes. O aumento de panturrilha, ou panturrilhoplastia, muda os contornos da parte inferior da perna, melhorando sua aparência e autoconfiança.

Implantes de Panturrilha

Atualmente, a maioria dos implantes de panturrilha é feita de silicone macio e sólido. Os implantes de panturrilhas são escolhidos frequentemente pelas razões a seguir:

  • as panturrilhas são assimétricas
  • as panturrilhas não estão bem desenvolvidas
  • uma ou ambas as panturrilhas tiveram a musculatura reduzida em virtude de uma condição de saúde

Opções de implante de panturrilha

Os implantes de panturrilha melhoram os contornos ou acentuam o volume muscular. Para ampliação cosmética, pode ser utilizado um único implante anatômico maior em um dos lados ou dois implantes para simular a forma específica do músculo da panturrilha. Alternativamente, quando a ênfase é maior nos contornos do que na massa muscular, um implante em forma de charuto mais fino pode ser usado para modelagem. O tamanho do implante pode ser limitado pela rigidez do músculo ou do tecido que circunda o implante. O seu cirurgião o(a) ajudará a escolher o estilo de implante que poderá ocasionar os melhores resultados e facilitar a cicatrização adequada.

Procedimento de implante de panturrilha

Duas técnicas cirúrgicas diferentes são utilizadas para implantes de panturrilha: aumento submuscular e subfascial da panturrilha. O aumento submuscular envolve a criação de uma bolsa sob o músculo que compõe a panturrilha. Em contraste, o procedimento de aumento subfascial cria uma bolsa na folha fibrosa do tecido, chamada de fáscia, que cobre o músculo. Com a utilização destas técnicas, o implante é protegido pelo tecido sob ou sobre a fibra muscular, produzindo uma aparência confortável, natural e visualmente agradável.

Incisão e formação de bolsa do implante de panturrilha

O processo começa com uma incisão na pele na dobra da parte posterior do joelho. Enquanto retratores mantêm a incisão aberta, o médico usará um eletrocautério para cortar cuidadosamente por baixo da pele e da fáscia, movendo-se horizontalmente em direção ao músculo da panturrilha. Com o uso de um instrumento sem corte para dissecar e as pontas dos dedos, o médico cuidadosamente forma uma pequena bolsa entre a fáscia e o topo do músculo da panturrilha.

Inserção e fechamento do implante de panturrilha

Esta animação demonstra a colocação de um implante único. Se forem utilizados dois implantes para cada panturrilha, o processo é semelhante. O médico inserirá e posicionará cuidadosamente os implantes estéreis, garantindo um ajuste sem tensão dentro da bolsa. Quando os implantes estiverem inseridos, o médico verificará se a aparência está natural e se ambos os lados são simétricos. Em alguns casos, o médico colocará um dreno cirúrgico abaixo dos implantes. Entretanto, tal procedimento em geral não é necessário. Em seguida, a abertura para a bolsa de implante é suturada com pontos absorvíveis. As camadas abaixo da pele são suturadas e, em seguida, a pele é fechada. Finalmente, aplicam-se bandagens para proporcionar compressão e suporte.

Recuperação e resultados do implante de panturrilha

O médico pode solicitar a utilização de meias de compressão por algumas semanas. Estas vestimentas ajudam a reduzir o inchaço mediante a prevenção de acúmulo de líquido, melhorando a circulação sanguínea e o suporte para os novos contornos de suas panturrilhas durante a cicatrização. Embora você possa se sentir bem o suficiente para voltar ao trabalho e às atividades normais em sete a dez semanas após o procedimento, é necessário evitar o exercício extenuante das pernas por cerca de um mês e meio. Pode haver rigidez e inchaço na panturrilha e na parte posterior do joelho. O edema após o procedimento poderá deixar a pele com um aspecto brilhante no início, mas ele deverá diminuir dentro de algumas semanas, e a pele recuperará a aparência normal. Com a diminuição do inchaço, a área que recebeu o implante terá um aspecto suave e mais natural. Os implantes são colocados de tal modo que não se movimentem, e os tecidos que circundam os implantes irão se esticar, acomodando-os confortavelmente ao longo dos meses seguintes. As cicatrizes são escondidas na dobra atrás do joelho, onde são de difícil detecção, e desaparecerão consideravelmente ao longo do tempo, tornando-se praticamente imperceptíveis. Com os implantes de panturrilha, é possível obter a forma, a definição muscular e os contornos que você sempre quis.

Veja como são feitos os Implantes de Panturrilhas