O que é rinoplastia estruturada?

O que é rinoplastia estruturada?

Muitos pacientes interessados em realizar uma cirurgia plástica do nariz não sabem que o profissional responsável por realizar o procedimento pode escolher entre duas filosofias para execução da técnica, a rinoplastia estruturada ou a rinoplastia redutora.

A rinoplastia redutora consiste em uma técnica mais antiga, mas que atualmente é menos utilizada. Nela o cirurgião plástico reduz as estruturas nasais para que o formato do nariz atenda às solicitações do paciente e assim ele faz a interrupção dos ligamentos das cartilagens e também a remodelagem do esqueleto por meio da retirada de parte do osso e das áreas cartilaginosas. Apesar de o resultado imediato atender as demandas do paciente, no longo prazo a redução das estruturas do nariz pode resultar em distorções e enfraquecimento do local.

Já a rinoplastia estrutura promove outra filosofia operatória e assim a execução da cirurgia tem diferenças bastante significativas. Saiba mais a seguir.

Como é realizada a rinoplastia estruturada?

A rinoplastia estruturada é uma técnica desenvolvida na década de 1990 nos Estados Unidos visando atender uma demanda antiga do procedimento: reduzir os casos de alterações nasais anos depois da realização da cirurgia.

Na técnica, o cirurgião plástico responsável também pode realizar a interrupção dos ligamentos cartilaginosos para possibilitar a moldagem das estruturas nasais de acordo com o desejo estético do paciente. Tanto as estruturas de cartilagem como de ossos nasais podem ser readequadas para um formato mais desejado. Além de reduzir, é possível aumentar as estruturas do nariz por meio da técnica.

O aspecto que mais difere as filosofias redutora e estruturada refere-se que na segunda, o cirurgião plástico faz uso de cartilagem autóloga, ou seja, do próprio paciente e extraída do próprio nariz, orelhas ou costela para fazer enxertos que reforcem as estruturas do nariz. Assim, o reforço ao suporte permite que sejam realizadas vigas de sustentação com o objetivo de manter as estruturas nasais como moldadas pelo profissional.

O uso de cartilagem autóloga é indicado para reduzir as chances de rejeições do organismo que poderiam prejudicar o resultado obtido com a rinoplastia.

O cirurgião plástico também pode optar por fazer pontos de fixação na cartilagem para refazer os ligamentos, diminuindo ainda mais as chances de alteração no formato do nariz após a cicatrização.

Quais os benefícios da rinoplastia estruturada?

O paciente pode se questionar se a técnica de rinoplastia estruturada não é mais invasiva e desnecessária, no entanto, existem diversos benefícios possíveis com essa abordagem, impactando diretamente nos resultados de longo prazo. O que ocorre é que a estrutura nasal, após a rinoplastia, é impactada por diferentes forças que podem causar deformações na modelagem realizada pelo cirurgião plástico. Como exemplos dessas forças estão:

  • tecido cicatricial (fibroses);
  • respiração, com diminuição das vias aéreas;
  • peso da pele;
  • envelhecimento natural que reduz a força das cartilagens;
  • trauma devido às manipulações cirúrgicas.

Todos esses fatores atuam prejudicando a estrutura nasal e se ela não for reforçada o suficiente pode ceder a essas forças causando deformidades no nariz no longo prazo. A rinoplastia estruturada se propõe a:

  • separar a pele das estruturas ósseas e cartilaginosas do nariz para facilitar a manipulação cirúrgica;
  • modelar as cartilagens e os ossos de forma mais simétrica;
  • melhorar a respiração quando for necessário associar a rinoplastia com procedimentos de correção do desvio de septo ou hipertrofia dos cornetos;
  • fortalecer a estrutura do nariz utilizando enxertos e pontos de fixação.

Assim, optar pela rinoplastia estruturada apresenta benefícios reais e de longo prazo para pacientes que desejam realizar uma cirurgia plástica do nariz, independentemente de ser a primeira vez ou consistir em uma rinoplastia de correção.

Comments for this post are closed.
Mulher medindo os seios após mamoplastia

Tudo sobre mamoplastia

Mamoplastia consiste em toda cirurgia plástica responsável por modificar o formato das mamas. Essa cirurgia tem o objetivo …

Quanto tempo leva para desinchar a rinoplastia

Quanto tempo leva para desinchar a rinoplastia

O inchaço da rinoplastia é uma das principais preocupações de quem se submete à cirurgia de correção nasal. De acordo …

Como funciona a cirurgia de Blefaroplastia?

Como funciona a cirurgia de Blefaroplastia?

A face é o primeiro local a apresentar os sinais do envelhecimento. Linhas de expressão, pés de galinha, bolsas abaixo …