Para quem é indicada a cirurgia de rinoplastia?

Para quem é indicada a cirurgia de rinoplastia?

A cirurgia de rinoplastia é um procedimento estético que visa corrigir imperfeições na aparência do nariz com o objetivo de deixá-lo mais harmônico com o restante da face. A técnica também pode ser realizada associada a outras para atender demandas funcionais que o paciente possa ter em relação à região nasal.

Assim, antes de se submeter a uma rinoplastia é importante que o paciente saiba em quais situações ela é indicada e quais pessoas podem beneficiar-se desse procedimento.

Quando a cirurgia de rinoplastia é indicada?

Qualquer pessoa insatisfeita com a estética nasal é uma candidata a fazer a cirurgia de rinoplastia. Apesar de poder beneficiar a maioria das pessoas, é necessário realizar consultas com um cirurgião plástico que vai avaliar o nariz do paciente assim como o quadro clínico, visando aumentar a segurança e efetividade do procedimento.

Existem diversas insatisfações com o aspecto do nariz que podem ser solucionadas com a rinoplastia. Entre as possibilidades de alteração do nariz estão:

  • mudanças no tamanho do nariz, tornando-o maior ou menor;
  • suavização da giba nasal, também conhecida como dorso proeminente;
  • afinamento das asas nasais, como para narizes conhecidos como achatados;
  • melhorar a projeção da ponta nasal, tornando mais empinada, por exemplo.

Essas são apenas algumas das possibilidades de alterações estéticas possíveis com uma cirurgia de rinoplastia. Um aspecto essencial das consultas pré-operatórias é o alinhamento das expectativas do paciente com o que o procedimento pode, de fato, proporcionar. Assim, converse com o cirurgião plástico escolhido e esclareça quais as características do nariz mais o incomodam e como gostaria que fosse o resultado final.

Assim, será possível alcançar um resultado mais satisfatório com a rinoplastia, além de ter sucesso já no primeiro procedimento, melhorando o aspecto e harmonia da face.

O médico também poderá questioná-lo sobre a capacidade funcional do nariz, como obstrução, rinites, respiração prejudicada e outras. O mais adequado é que, caso seja identificado um problema funcional, como o desvio de septo, que prejudique a capacidade respiratória, a rinoplastia seja associada à septoplastia para reverter o problema, apresentando vantagens estéticas e funcionais para o paciente.

Quem pode fazer a rinoplastia?

Uma vez que basta ter uma insatisfação estética com o nariz para ser um candidato à rinoplastia, é necessário que o médico responsável avalie se de fato o paciente poderá realizar o procedimento nesse momento. Algumas situações podem impedir a realização da técnica, como:

  • a rinoplastia não é recomendada para pacientes com menos de 15 anos, pois nessa idade o nariz ainda não está completamente desenvolvido;
  • não se deve fazer a rinoplastia se o objetivo é ter o nariz semelhante ao de outra pessoa, o objetivo do procedimento deve ser uma melhor aparência e harmonia facial, sendo contraindicado tentar “copiar” um nariz;
  • o quadro clínico do paciente deve ser favorável para a realização do procedimento, o que exige que ele não tenha doenças em andamento ou que prejudiquem a cirurgia ou pós-operatório;
  • o cirurgião plástico deverá avaliar se o paciente está psicologicamente apto para a realização de uma alteração estética dessa natureza.

Todas essas situações são pensadas de forma a tornar a cirurgia de rinoplastia mais segura e satisfatória para o paciente, uma vez que é preciso compreender quais são as reais possibilidades do procedimento antes de se dispor a fazê-lo. Procure um cirurgião plástico de confiança e converse com ele.

Comments for this post are closed.
Mulher medindo os seios após mamoplastia

Tudo sobre mamoplastia

Mamoplastia consiste em toda cirurgia plástica responsável por modificar o formato das mamas. Essa cirurgia tem o objetivo …

Quanto tempo leva para desinchar a rinoplastia

Quanto tempo leva para desinchar a rinoplastia

O inchaço da rinoplastia é uma das principais preocupações de quem se submete à cirurgia de correção nasal. De acordo …

Como funciona a cirurgia de Blefaroplastia?

Como funciona a cirurgia de Blefaroplastia?

A face é o primeiro local a apresentar os sinais do envelhecimento. Linhas de expressão, pés de galinha, bolsas abaixo …