Rinoplastia Masculina – Saiba mais sobre essa cirurgia plástica procurada por homens

Rinoplastia Masculina - Saiba mais sobre essa cirurgia plástica procurada por homens

A cirurgia plástica do nariz é o segundo procedimento estético mais realizado pelos homens no Brasil, demonstrando o quanto a aparência é uma preocupação tanto feminina quanto masculina. Uma dúvida recorrente é se a rinoplastia masculina é diferente da feminina.

Inicialmente, é preciso entender que a cirurgia de rinoplastia é muito semelhante entre homens e mulheres e apresenta níveis de satisfação parecidos entre os sexos. Ainda assim, a preocupação recorrente refere-se às alterações realizadas. Conheça melhor o procedimento a seguir.

Quais as diferenças entre a rinoplastia masculina e feminina?

Apesar de muitas pessoas acharem que devido às diferenças na aparência de homens e mulheres o procedimento seja diferente entre os dois, isso não acontece na prática. A diferença mais expressiva se resume aos anseios que levam cada grupo a procurar um cirurgião plástico.

Nos homens o nariz costuma ter proporcionais naturalmente maiores, assim como um dorso mais retilíneo e a ponta com rotação entre 90 e 95 graus, enquanto nas mulheres a rotação normal varia entre 95 e 105 graus. Assim, um nariz harmonioso com a face é, normalmente, diferente em homens e mulheres.

Assim, uma diferença são as características e mudanças que são feitas durante a cirurgia plástica nos homens. Um fator importante é que a avaliação do cirurgião plástico vai levar em consideração as demandas individuais do paciente, independentemente do gênero. A partir das considerações e desejos do paciente é que o médico define a técnica que será usada e qual será a extensão das alterações feitas.

Nos homens, a rinoplastia pode ser realizada a partir dos 16 anos que é quando as estruturas do nariz, como osso e cartilagem, já estão totalmente desenvolvidas. Entre as mudanças que podem ser realizadas incluem:

  • diminuir ou aumentar o tamanho do nariz;
  • alterar o formato da ponta e do dorso nasal;
  • reduzir o tamanho das narinas;
  • afinar a ponta;
  • mudar o ângulo entre o nariz e o lábio superior.

As alterações estéticas não são as únicas possíveis com a rinoplastia que pode atender também demandas funcionais, como correção do desvio de septo e a hipertrofia dos cornetos. Esses problemas podem tanto ser congênitos como resultado de traumas sofridos na face. Nesses casos, a cirurgia também pode ajudar a resolver problemas respiratórios.

Após a avaliação do cirurgião plástico para identificar quais alterações serão realizadas, o paciente é submetido a exames clínicos e laboratoriais para analisar se o quadro de saúde está adequado para a realização do procedimento.

Como é a recuperação da rinoplastia masculina?

Alguns aspectos influenciam o tempo necessário para a recuperação da rinoplastia. Um fator que pode diferenciar a recuperação em homens e mulheres, mas nem sempre, é a espessura da pele. Quanto mais grossa a pele, mais demorada é a cicatrização.

Apesar de ser comum que homens tenham a pele mais grossa que as mulheres, esse critério pode divergir de um indivíduo para outro. No geral, a recuperação da rinoplastia é semelhante, sendo necessário de dois a três meses para amenizar inchaço e edemas da face e entre seis meses e um ano para verificar o resultado final da cirurgia.

De qualquer forma, a escolha de um cirurgião plástico capacitado e devidamente registrado na Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBPC) é fundamental para um melhor resultado da rinoplastia masculina.

Comments for this post are closed.
Mulher medindo os seios após mamoplastia

Tudo sobre mamoplastia

Mamoplastia consiste em toda cirurgia plástica responsável por modificar o formato das mamas. Essa cirurgia tem o objetivo …

Quanto tempo leva para desinchar a rinoplastia

Quanto tempo leva para desinchar a rinoplastia

O inchaço da rinoplastia é uma das principais preocupações de quem se submete à cirurgia de correção nasal. De acordo …

Como funciona a cirurgia de Blefaroplastia?

Como funciona a cirurgia de Blefaroplastia?

A face é o primeiro local a apresentar os sinais do envelhecimento. Linhas de expressão, pés de galinha, bolsas abaixo …