A anestesia é local ou geral para rinoplastia?

A anestesia é local ou geral para rinoplastia?

O brasileiro vigora entre a população mais vaidosa em todo mundo, tanto que o número de procedimentos cirúrgicos estéticos chegou a 1,4 milhão, segundo Censo 2016 divulgado pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP). A rinoplastia vigora entre os procedimentos mais procurados no País, sendo que em 2016 foram realizadas mais de 78 mil cirurgias plásticas estéticas de nariz no Brasil.

Uma das grandes preocupações dos pacientes no consultório do cirurgião plástico refere-se em como a cirurgia é feita, em especial, sobre a anestesia. No caso da rinoplastia, porcentagem dos médicos preferem que seja feita a anestesia geral, uma vez que o procedimento pode demorar mais que o esperado.

O plano cirúrgico do médico prevê uma média de tempo para a realização do procedimento, que pode variar entre 90 minutos ou mais, sendo que esse tempo dependerá sempre do que será feito durante a intervenção cirúrgica. Com essa variação, o uso da anestesia geral pode vir a ser a mais indicada, assim não se corre o risco de o paciente começar a despertar no meio do procedimento.

Anestesia local para a rinoplastia

Há também a possibilidade de o cirurgião optar pela sedação somada a anestesia local para rinoplastia, mas como já mencionado, isso dependerá do procedimento a ser feito e das condições de saúde de cada paciente. No caso da anestesia geral, é necessário entubar o paciente, ou seja, a respiração passa a ser controlada de forma mecânica pela equipe médica.

Com a sedação não, o paciente entra em sono profundo, mas continua a respirar de forma espontânea, sendo monitorado pela equipe do cirurgião plástico. Esse acompanhamento também é feito pelo anestesista, profissional que fará o procedimento de adormecer o paciente.

É necessário fazer exames antes de optar pelo tipo de anestesia?

Sim, assim como em qualquer intervenção cirúrgica previamente marcada, o paciente deve submeter-se a um check-up, em que o médico descartará qualquer doença pré-existente e descartar os riscos de complicações no centro cirúrgico. O cirurgião plástico solicitará os seguintes exames:

– Hemograma completo para identificação de possíveis alterações;

– Coagulograma que medirá o comportamento de coagulação do sangue do paciente;

– Exame de Bioquímica básica. Será verificado índice glicêmico, da creatinina, do Potássio e demais investigações;

– Eletrocardiograma para descartar quaisquer disfunções cardíacas.

Em casos que a rinoplastia, além da finalidade estética, será feita para melhorar a qualidade respiratória do paciente, outros exames são solicitados, sendo eles: radiografia do tórax, tomografia da face e em pacientes com históricos de doenças cardíacas ou que sofram com pressão alta (hipertensão), é solicitado o Ecocardiograma uni e bidimensional com Doppler.

Todos os exames de sangue e de imagem devem ser criteriosamente analisados pelo cirurgião plástico, anestesia e pelo otorrinolaringologista, quando há necessidade do apoio de um. Qualquer fator de risco deve ser previamente tratado para que a cirurgia plástica seja realizada.

Efeitos da anestesia pós rinoplastia

Após o procedimento cirúrgico o paciente leve um tempo para recuperar os sentidos, não é possível mensurar um período, como por exemplo, após uma hora, pois essa retomada a realidade vai variar em cada organismo e na quantidade de anestésico aplicado. Neste momento, em que o organismo ainda está sob o efeito da anestesia ou da sedação, é comum o aparecimento de alguns sintomas considerados desagradáveis.

Frio, tontura, sonolência e enjoos são comuns, sendo que todos esses sintomas tendem a desaparecer após 24 horas da anestesia. Há pessoas que mostram sinais de delírios, mas como já informado, esses efeitos passam após um dia da cirurgia.  Além do mais o paciente submetido tem observação no pós-operatório da rinoplastia por um tempo, sendo que esse período ele terá a assistência de uma equipe médica.

Comments for this post are closed.
Paciente com as marcações para a cirurgia de lipoaspiração

Tudo sobre a cirurgia de lipoaspiração

O objetivo de manter um corpo mais escultural e livre das gorduras localizadas é o que motiva muitas pessoas a buscarem …

Paciente em avaliação médica para cirurgia de abdominoplastia

Cirurgia de abdominoplastia

A cirurgia de abdominoplastia é uma técnica cada vez mais procurada por homens e mulheres que desejam um desenho corporal …

Mulher medindo os seios após mamoplastia

Tudo sobre mamoplastia

Mamoplastia consiste em toda cirurgia plástica responsável por modificar o formato das mamas. Essa cirurgia tem o objetivo …