Cuidados antes e depois da Rinoplastia

Antes e depois da rinoplastia: tire suas dúvidas sobre a cirurgia

A atenção à rinoplastia antes e depois é fundamental para obter melhores resultados com esse procedimento estético muito procurado devido à grande flexibilidade, visto que pode atender diferentes demandas quanto à estética nasal.

Apenas um cirurgião plástico de confiança poderá instruir quanto aos cuidados da rinoplastia antes e depois, mas selecionamos algumas etapas importantes para maior segurança e qualidade dos resultados.

Rinoplastia antes e depois: os cuidados do pré-operatório

Quando falamos em rinoplastia antes e depois temos que considerar tanto os cuidados pré-operatórios quanto pós-operatórios. A seguir confira 4 etapas importantes antes da cirurgia para que ela seja mais satisfatória.

Escolha do cirurgião plástico

Uma das etapas mais importantes de uma cirurgia plástica é a escolha do cirurgião plástico responsável, sendo importante ponderar aspectos como formação profissional, experiência, infraestrutura e ser membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP).

Além disso, buscar recomendações de outros pacientes é uma dica frequente para conhecer o histórico do profissional.

Consultas pré-operatórias

Já nas consultas pré-operatórias o paciente deve atentar-se à disposição do especialista em esclarecer dúvidas e ouvir as expectativas existentes. Esse período é essencial para que o procedimento não seja realizado sem pleno conhecimento de todas as etapas pelo paciente.

Além disso, são nessas consultas que será possível alinhar a realidade do procedimento com as expectativas existentes, de forma que o cirurgião plástico vai avaliar se a técnica é realmente indicada ao caso.

Aproveite esse momento para esclarecer suas dúvidas e entender melhor o procedimento, incluindo técnica usada, riscos e demais informações.

Exames

Outro passo do pré-operatório é a realização de exames clínicos, laboratoriais e de imagem para que o especialista verifique se o paciente está em condições de ser submetido a uma cirurgia.

Nesse momento são solicitados exames de sangue, urina, cardíacos e também de imagem para verificar as estruturas nasais. Outros exames podem ser pedidos de acordo com as especificidades do caso.

Pré-cirúrgico

O pré-cirúrgico é o momento no qual o cirurgião plástico define e apresenta ao paciente à técnica cirúrgica a ser adotada, como se será uma rinoplastia aberta ou fechada, se terá fratura do osso nasal, remoção de cartilagem etc.

É também nessa fase que podem ser necessárias algumas mudanças por parte do paciente, como interromper ingestão de bebidas alcoólicas, de remédios anticoagulantes, entre outras.

Principais cuidados no pós-operatório da rinoplastia

Quando o pré-operatório é realizado corretamente, as chances de satisfação com a rinoplastia antes e depois são maiores, com menores riscos de complicações após o procedimento.

Ainda assim, o paciente que visa bons resultados com a rinoplastia antes e depois deve atentar-se às recomendações pós-operatórias que são imprescindíveis na recuperação plena e melhor estética nasal pós-cirurgia. Algumas das recomendações incluem:

  • Ficar 10 dias afastado de tarefas diárias, como trabalho e estudos;
  • Fazer compressas frias nos primeiros dias, sem pressionar a região operada;
  • Manter a cabeça mais elevada que o tronco ao repousar;
  • Evitar a exposição solar da face;
  • Não usar óculos até liberação médica;
  • Usar apenas a medicação prescrita pelo especialista;
  • Não fazer uso de substâncias prejudiciais à recuperação, como álcool e tabaco;
  • Manter a região operada higienizada e seca;
  • Usar apenas cosméticos indicados pelo especialista;
  • Alimentar-se corretamente, dando preferência para opções naturais e macias nos primeiros dias;
  • Só retomar atividades extenuantes, como exercícios físicos, após alta médica, o que costuma ocorrer em 4 semanas se a recuperação evoluir bem.

Portanto, a rinoplastia costuma apresentar resultados estéticos satisfatórios aos pacientes, mas seguir as recomendações do pré e do pós-operatório são fundamentais para uma recuperação melhor em menos tempo.

A comparação da rinoplastia antes e depois deve ser feita apenas após a cicatrização completa, o que ocorre dentro de 12 meses, em média.

Fontes:

Clínica de Cirurgia Plástica Dr. Leandro Pellarin

Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP).

Comments for this post are closed.
Antes e depois da rinoplastia: tire suas dúvidas sobre a cirurgia

Cuidados antes e depois da Rinoplastia

A atenção à rinoplastia antes e depois é fundamental para obter melhores resultados com esse procedimento estético muito …

Rinoplastia Masculina - Saiba mais sobre essa cirurgia plástica procurada por homens

Saiba mais sobre a Rinoplastia Masculina

A cirurgia plástica do nariz é o segundo procedimento estético mais realizado pelos homens no Brasil, demonstrando o quanto …

Rosto feminino com marcas de rejuvenescimento

Cirurgia de Facelifting: Principais dúvidas

A cirurgia de facelifting, também chamada de lifting facial ou ritidoplastia é um dos procedimentos estéticos mais buscados …