Como é a recuperação da blefaroplastia?

Recuperação da blefaroplastia: Mulher se preparando para cirurgia

A recuperação da blefaroplastia é tida como simples, basta o paciente seguir as orientações do pós-operatório que em 30 dias, em média, poderá retomar a todas as atividades rotineiras. Por ser uma cirurgia plástica de baixa complexidade, a atenção deve estar voltada ao processo de cicatrização.

Para a plena recuperação da blefaroplastia, é importante o paciente atentar-se às etapas de cicatrização, visando impedir o surgimento de processos inflamatórios ou infecciosos que podem prejudicar o tempo pós-cirúrgico.

Confira a seguir algumas orientações sobre o pós-operatório da blefaroplastia cedidas pelo cirurgião plástico, Dr. Leandro Pellarin, membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP) e da International Society for Aesthetic Plastic Surgery.

Blefaroplastia: recuperação

A estimativa é que o paciente demore até 30 dias para se recuperar da blefaroplastia. Entretanto, esse tempo pode ser superior ou inferior, tendo relação direta com o organismo do paciente.

A total cicatrização após blefaroplastia pode demorar até 12 meses, sendo que esse é o tempo para que a incisão se torne apenas uma linha bem fina e quase imperceptível na pálpebra. O tempo de afastamento das atividades laborais é de 30 dias, em média.

No decorrer dos dias após a cirurgia plástica nas pálpebras, o paciente vai retomando a rotina diária. Por exemplo, é solicitado repouso nos sete dias após a plástica, sendo que essa medida tem impacto direto na recuperação da blefaroplastia.

Passados 15 dias, o paciente é liberado a voltar a dirigir, pois, o inchaço já foi minimizado e é reestabelecida a visão, sem interferências. A prática de exercícios físicos leves, como a caminhada, é liberada após 30 dias.

Exercícios físicos de maior impacto só a partir do segundo mês de recuperação da blefaroplastia, período esse em que a cicatrização está mais avançada e o risco de complicações já está bastante diminuído.

O uso de cosméticos e dermocosméticos costuma ocorrer 30 dias depois da plástica nas pálpebras. Para tanto, é importante o aval do cirurgião plástico. Nesses cuidados diários deve ser inserido o uso de protetor solar, tudo para que a cicatriz da blefaroplastia fique imperceptível.

Para que a recuperação da blefaroplastia ocorra da melhor forma possível, é importante que o paciente siga as orientações dadas pelo cirurgião plástico. A mais importante em todo esse processo é a correta higienização das incisões e a proteção solar, o que colabora diretamente na recuperação.

Por isso, comprometer-se com os cuidados após a cirurgia plástica reverbera diretamente no tempo de recuperação da blefaroplastia.

Recuperação da blefaroplastia: Mulher com os olhos irritados
Imagem: Shutterstock

Cuidados com a recuperação da blefaroplastia

Como mencionado, a recuperação da blefaroplastia é simples, basta seguir à risca os cuidados orientados pelo cirurgião plástico. A região é sensível e muito suscetível a hematomas e inchaço, logo, uma das primeiras iniciativas é a utilização de compressas geladas para diminuir tais condições comuns do pós-operatório.

Após a cirurgia plástica nos olhos é comum o paciente apresentar as seguintes condições, além do hematoma e do inchaço:

  • Os olhos podem apresentar irritação;
  • Podem ficar menos lubrificados;
  • O paciente pode sentir desconforto nas pálpebras.

Para minimizar essas condições é indicado o uso de medicamentos e de pomadas, combinadas a utilização de compressas frias, tudo para minimizar o desconforto ocular no pós-operatório. É comum a sensação de irritação nas incisões (cortes) após a plástica, mas tudo é temporário, assim como as demais situações decorrentes da cirurgia plástica.

Passados sete dias, esses incômodos deixam de existir e a rotina começa a ser retomada de forma paulatina durante o processo de recuperação da blefaroplastia.

Dicas para uma melhor recuperação após cirurgia nas pálpebras

É importante salientar que seguir todas as orientações do cirurgião plástico é imprescindível para que o pós-operatório e recuperação da blefaroplastia ocorram dentro da normalidade e sem nenhuma intercorrência.

Para tanto, algumas medidas ajudam a tornar menos traumático esse tempo de recuperação. Veja algumas dicas a seguir:

  1. Lave as incisões com produtos específicos e evite colocar a mão nos olhos;
  2. Cuidado com incidentes como bater o braço no rosto, ou durante uma brincadeira com o pet, por exemplo;
  3. Dormir com o dorso para cima é importante. Evita o contato das incisões com o travesseiro;
  4. Faça uso de todos os medicamentos prescritos pelo cirurgião plástico;
  5. Não use maquiagem e dermocosméticos. Apenas retome a rotina de beleza com a liberação do médico responsável;
  6. Óculos, bonés ou chapéu sempre que for se expor ao sol é de extrema importância;
  7. Os olhos podem ficar lacrimejando durante alguns dias. Enxugue a lágrima com um lenço macio e não esfregue os olhos em hipótese alguma;
  8. Ficar com a visão um pouco turva é normal. Não force para ler ou enxergar melhor, espere o tempo do seu organismo para se recuperar;
  9. Em caso de inflamações e dor persistente retorne ao consultório do cirurgião plástico para verificar se a recuperação da blefaroplastia está ocorrendo dentro da normalidade.

Essas são algumas informações relativas à recuperação da blefaroplastia. É importante evidenciar que esse processo pode variar entre os indivíduos e cabe ao cirurgião plástico analisar e dar as orientações com base no histórico do paciente.

Write a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Cicatriz da abdominoplastia: Cirurgião examinando uma mulher

Como fica a cicatriz da abdominoplastia?

É comum que os pacientes tenham dúvida em relação à cicatriz da abdominoplastia. Por se tratar de um procedimento de …

Recuperação da blefaroplastia: Mulher se preparando para cirurgia

Como é a recuperação da blefaroplastia?

A recuperação da blefaroplastia é tida como simples, basta o paciente seguir as orientações do pós-operatório que …

Tudo sobre Lipo de Papada

A lipo de papada é um tratamento muito procurado pelos pacientes que desejam melhorar o contorno do rosto, deixando-o mais …