Como fica a cicatriz da abdominoplastia?

Cicatriz da abdominoplastia: Cirurgião examinando uma mulher

É comum que os pacientes tenham dúvida em relação à cicatriz da abdominoplastia. Por se tratar de um procedimento de remoção de pele excedente, sua cicatriz é substancial, podendo ficar de uma ponta a outra do quadril do paciente.

A cicatriz da abdominoplastia pode ser ainda maior, em especial se a remoção de pele for necessária também nas costas do paciente, situação comum aos que foram submetidos a uma bariátrica e que tiveram perda excessiva de peso.

Independentemente do que levou o paciente a se submeter a uma cirurgia plástica, é importante salientar que qualquer procedimento resultará em uma marca definitiva.

Saiba algumas peculiaridades da cicatriz da abdominoplastia com dados cedidos pelo cirurgião plástico, Dr. Leandro Pellarin. A primeira peculiaridade sobre o tema refere-se aos tipos de abdominoplastia e as incisões em cada uma delas. Confira a seguir.

Tipos de cicatrizes da abdominoplastia

Atualmente, existem três tipos distintos de técnicas cirúrgicas para a realização de uma abdominoplastia, são elas:

  • Miniabdominoplastia;
  • Abdominoplastia tradicional;
  • Abdominoplastia em âncora.

Cada uma dessas metodologias, resulta em uma cicatriz de abdominoplastia o que reverbera em tamanho e até posições diferentes da marca. Outro fator que incide diretamente no tipo de cicatriz é a complexidade do caso do paciente.

Quanto maior a necessidade de retirada de pele excedente, maior será a cicatriz da abdominoplastia. Por isso, é importante tirar todas as suas dúvidas sobre a marca antes de entrar no centro cirúrgico, pois, elas vão acompanhar o paciente pelo resto de sua vida.

A cicatriz da abdominoplastia de menor porte é a da miniabdominoplastia. Essa cirurgia é indicada a pacientes com pouca pele excedente e flácida, sendo que a cicatriz fica do tamanho da marca de uma cesariana. A região em que ela se localizará é na pélvis, sendo facilmente escondida por lingeries e trajes de banho.

Na abdominoplastia tradicional, a incisão fica na região da púbica e vai de uma ponta a outra do quadril. Ela também é disfarçada pelas roupas íntimas e quando cuidada de forma correta, se torna uma linha fina na região.

Esse tipo de incisão é comum a pacientes que tiveram perda excessiva de peso e de mulheres que ficaram com o abdome flácido após a gestação.

Já a abdominoplastia em âncora é a que tem a maior cicatriz de abdominoplastia. O paciente terá um T invertido em seu abdome e esse tipo de cicatriz ocorre em pacientes com diástase muscular e necessidade de muita manipulação de pele flácida.

Outra cicatriz da abdominoplastia é em âncora — assim como na tradicional — será no umbigo uma vez que ele terá de ser reposicionado após a retirada de pele excedente.

Mais do que saber sobre o tamanho da cicatriz da abdominoplastia, o paciente deve ter ciência de que os cuidados no pós-operatório é que vão garantir uma marca de qualidade ou resultar em uma cicatriz hipertrófica e no surgimento de queloides.

Cicatriz da abdominoplastia
Imagem: Shutterstock

Cuidados com a cicatriz da cirurgia no abdome

A abdominoplastia, por mais que seja uma cirurgia plástica comum, tem certa complexidade. Logo, o seu pós-operatório demanda cuidados específicos por parte do paciente.

É importante seguir à risca todas as orientações quanto a repouso, uso de cintas, assepsia/higienização e demais cuidados no pós-operatório, uma vez que tudo isso pode impactar de forma direta a cicatriz da cirurgia no abdome.

É importante enfatizar ainda que pacientes que têm queloide e apresentaram cicatriz hipertrófica anteriormente têm maior propensão de desenvolver um dos quadros. Isso deve ser relatado ao cirurgião para que ele possa tomar medidas cabíveis para tentar evitar que a situação ocorra.

Cicatriz da abdominoplastia: Dicas para o pós-operatório

Os cuidados corretos no pós-cirúrgico vão influenciar diretamente na qualidade da cicatriz da abdominoplastia. É importante que o paciente se atente a alguns cuidados, sendo eles:

  • Não praticar exercícios: abstenção total da prática de exercícios até a liberação do cirurgião plástico.
  • Dormir de dorso para cima: é importante a limitação dos movimentos para dormir. Dormir de lado ou de bruços não é indicado. Coloque travesseiros ao lado e durma de barriga para cima.
  • Cinta pós-cirúrgica: por mais incômoda e dolorosa que ela parece, a cinta abdominal é amiga inseparável do paciente e vai colaborar muito para a cicatriz da abdominoplastia.
  • Higienização: A correta assepsia das incisões — tenha a ajuda de alguém nessa hora — é fator determinante na cicatriz da cirurgia plástica na barriga. Use o sabonete correto e faça uso de pomadas cicatrizantes conforme orientação do cirurgião plástico.
  • Retorne ao médico: a avaliação do cirurgião após a plástica na barriga colabora para o processo de cicatrização. Vá às consultas de retorno e caso perceba alguma anormalidade procure atendimento médico.
  • Período de repouso: É importante o paciente respeitar o período de repouso, cerca de 30 dias, em média. Ele garantirá uma melhor cicatriz da abdominoplastia e fará com que o paciente tenha todos os cuidados para uma recuperação mais rápida e sem complicações.
  • Não se exponha ao sol: a cicatriz da abdominoplastia leva 12 meses para ser efetiva, ou seja, ser a cicatriz final. Por isso é importante a proteção solar para que a cicatriz não adquira uma coloração escura.

Todos esses cuidados reverberam em como ficará a cicatriz da abdominoplastia. Caso ainda tenham restado dúvidas, entre em contato e agende uma consulta com o cirurgião plástico Dr. Leandro Pellarin.

Fontes:

Dr. Leandro Pellarin;

American Society of Plastic Surgeons;

Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP).

Write a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Hipertrofia de cornetos: Mulher com a mão no nariz

O que é hipertrofia de cornetos?

A respiração é um fator indispensável para o bem-estar, impactando diretamente na qualidade do sono e na disposição …

Cicatriz da abdominoplastia: Cirurgião examinando uma mulher

Como fica a cicatriz da abdominoplastia?

É comum que os pacientes tenham dúvida em relação à cicatriz da abdominoplastia. Por se tratar de um procedimento de …

Recuperação da blefaroplastia: Mulher se preparando para cirurgia

Como é a recuperação da blefaroplastia?

A recuperação da blefaroplastia é tida como simples, basta o paciente seguir as orientações do pós-operatório que …