Cirurgia de abdominoplastia

Paciente em avaliação médica para cirurgia de abdominoplastia

A cirurgia de abdominoplastia é uma técnica cada vez mais procurada por homens e mulheres que desejam um desenho corporal mais definido. O procedimento visa a retirada do excesso de pele, gordura localizada e também a recuperação da firmeza dos músculos da região abdominal.

Portanto, a cirurgia de abdominoplastia visa a correção da estética da região abdominal, incluindo a retirada de estrias devido à perda de peso excessivo ou de uma gestação, além de incluir a remoção do excesso de pele. A seguir destacamos as indicações do procedimento e como ele é realizado. Confira!

Quando a abdominoplastia é indicada?

A cirurgia de abdominoplastia é indicada para homens e mulheres que relatem insatisfação com a gordura localizada na região abdominal. Destaca-se que o procedimento não deve ser usado como uma forma de perder peso, sendo que o paciente a ser submetido deve manter, preferencialmente, uma alimentação regular, praticar exercícios físicos e não estar muito acima do peso recomendado. Normalmente, a abdominoplastia é indicada para:

  • Mulheres que tiveram múltiplas gestações;
  • Pessoas que têm tendência ao acúmulo de gordura na região abdominal;
  • Pessoas que tiveram uma redução substancial de peso.

A técnica, portanto, é recomendada para pacientes com flacidez na região da barriga, depósitos de gordura e estrias, não sendo recomendada em caso de obesidade.

Como é feita a cirurgia de abdominoplastia?

A cirurgia de abdominoplastia tem uma duração média entre uma e três horas, dependendo da extensão do procedimento. Os médicos, em geral, optam pela anestesia raqui ou peridural com sedação.

Antes mesmo do procedimento, o cirurgião plástico responsável fará uma análise da estrutura corporal do paciente, avaliando a localização e quantidade de gordura, excesso de pele e diástase dos músculos do abdômen. Para a realização da técnica são feitas, normalmente, duas incisões:

  • A primeira incisão é realizada horizontalmente na região acima dos pelos pubianos até próximo ao quadril. O tamanho e formato da incisão podem variar de acordo com a quantidade de pele a ser removida;
  • A segunda incisão é vertical e vai até próximo do umbigo onde é possível separar os excessos de pele. Nesse local é realizado o descolamento subcutâneo para expor as bordas dos músculos do reto abdominal. Esse processo permite a suturação e enrijecimento dos músculos, viabilizando uma barriga mais reta e melhor definição abdominal.

Posteriormente é realizado o reposicionamento do umbigo e pele e gordura sobressalentes são removidos, sendo que a pele é esticada até a incisão horizontal para que fique mais rente e então o corte é fechado.

Como fica a cicatriz da cirurgia de abdominoplastia?

Uma dúvida comum refere-se ao local e tamanho das cicatrizes resultantes da cirurgia de abdominoplastia. Apesar de consistir em um procedimento bastante personalizado de acordo com as características do paciente, pode-se afirmar que:

  • O local da cicatriz é a linha abaixo do abdômen, de forma que ela fique escondida pelas roupas no dia a dia;
  • O tamanho da cicatriz vai variar de acordo com a localização do excesso de gordura. Quando é mais centralizado pode ser o mesmo tamanho de uma cicatriz de cesárea, no entanto, quando a gordura está nas laterais do abdômen, a cicatriz chega até esse local.

Apenas o cirurgião plástico poderá determinar a extensão da cirurgia de abdominoplastia avaliando as particularidades do caso.

Quais os riscos do procedimento?

Apesar de ser um procedimento bastante seguro, a cirurgia de abdominoplastia possui riscos inerentes aos procedimentos cirúrgicos. O principal deles é de embolia, de forma que a equipe médica deve tomar os cuidados necessários para a profilaxia de embolia, que inclui o uso de massagem ativa pneumática.

Outros riscos associados podem ser minimizados ou evitados quando o paciente realiza um pré-operatório adequado, com todos os exames solicitados para verificar o quadro de saúde. O prognóstico é melhor quando o paciente mantém uma rotina saudável.

O procedimento pode ser associado com outras cirurgias plásticas?

A associação de cirurgias plásticas é bastante comum, podendo ser realizada quando o tempo de procedimento e perda de sangue estão dentro dos padrões recomendados pelo Conselho Federal de Medicina (CFM) e dependendo também da condição de saúde do paciente.

Uma associação comum no caso da cirurgia de abdominoplastia é a lipoaspiração, pois, as técnicas proporcionam resultados complementares de forma que a aparência final é mais satisfatória ao paciente.

Para que o procedimento associado seja seguro, a Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica recomenda que o volume máximo de lipoaspiração nesses casos não ultrapasse 7% do peso corpóreo. Outras técnicas que podem ser realizadas são cirurgias na face e a mamoplastia.

Quais os cuidados no pós-operatório?

Os cuidados do pós-operatório da cirurgia de abdominoplastia devem ser tomados pelo menos por algumas semanas depois da realização do procedimento. Mesmo antes da cirurgia o paciente deve se precaver que terá um ambiente propício em casa para a recuperação, evitando escadas e barreiras, por exemplo. A recuperação inclui:

  • Não fazer uso do cigarro pelo menos um mês antes do procedimento e no período de recuperação;
  • Evitar esforço físico nas primeiras semanas;
  • Usar a cinta abdominal por quatro a seis semanas;
  • Fazer sessões de drenagem linfática para reduzir o inchaço, hematomas e melhorar a circulação sanguínea na região;
  • Evitar a exposição solar e fazer uso do protetor solar.

A recuperação total demora cerca de dois meses, sendo que para um melhor resultado é essencial que o paciente siga as recomendações médicas.

A cirurgia de abdominoplastia é bastante segura, desde que os devidos cuidados sejam tomados pela equipe médica e paciente. É fundamental que a cirurgia seja conduzida por um cirurgião plástico membro da SBCP e de confiança.

Fonte: Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP).

Comments for this post are closed.
Cicatriz da abdominoplastia: Cirurgião examinando uma mulher

Como fica a cicatriz da abdominoplastia?

É comum que os pacientes tenham dúvida em relação à cicatriz da abdominoplastia. Por se tratar de um procedimento de …

Recuperação da blefaroplastia: Mulher se preparando para cirurgia

Como é a recuperação da blefaroplastia?

A recuperação da blefaroplastia é tida como simples, basta o paciente seguir as orientações do pós-operatório que …

Tudo sobre Lipo de Papada

A lipo de papada é um tratamento muito procurado pelos pacientes que desejam melhorar o contorno do rosto, deixando-o mais …