Cirurgia de Colocação de Prótese Mamária de Silicone

Artigo publicado originalmente na revista Cool, edição #64

Segundo a American Society for Aesthetic Plastic Surgery, no útimo ano 250.000 pacientes foram submetidas a colocação de próteses mamárias, e esse número tende a aumentar a cada ano. Tal fato ocorre devido à associação do grande desenvolvimento da tecnologia utilizada na construção das próteses mamárias e da consolidação e maior segurança dos procedimentos cirúrgicos aliada com à grande procura das mulheres por uma melhora do contorno corporal.

Muito da imagem corporal feminina é representada pelas mamas pois é o sinal maior de feminilidade e auto imagem da mulher. As mulheres podem ter uma grande variabilidade de formato das mamas por características pessoais e hereditárias e por alterações decorrentes de acontecimentos ao longo da vida, como amamentação ou ganho e perda de peso. Devido a isso, cada mulher procura a Cirurgia de inclusão de prótese mamária para tornar o corpo mais proporcional, corrigir pequenas assimetrias e reestabelecer a harmonia corporal, gerando um maior bem estar e melhora da auto-estima.

Atualmente existem muitas opções de tamanhos e formas de próteses mamárias à disposição para a decisão de qual é a mais indicada e adequada para cada paciente, de acordo com sua necessidade e característica pessoal.. A prótese de silicone é constituída por um envoltório elástico de silicone preenchido por silicone gel coesivo. Não existem estudos que afirmem que após um determinado número de anos a prótese deve ser trocada. A indicação da troca ou da realização de uma cirurgia mamaria em geral ocorre por alterações progressivas da mama que ocorreriam com ou sem a prótese. A necessidade de troca da prótese pode ocorrer em um número pequeno de pacientes que evoluem com um cicatriz intensa ao redor da prótese, a chamada contratura capsular. A correção pode ser feita através da troca e relocação da prótese.

A Cirurgia de colocação ou inclusão de prótese mamária de silicone é uma cirurgia relativamente simples, mas como qualquer outra cirurgia necessita de todos os cuitdados e precauções devidas. Deve se realizar exames e avaliações pré operatórias, para precaução e preparo do procedimento, deve ser realizada em um Hospital de confiança e com uma equipe bem formada e preparada. O procedimento pode é realizado sob anesthesia Geral. Alguns Cirurgiões utilizam a anestesia Local associada a sedatives dependentdo da técnica proposta.

A prótese de silicone pode ser colocada por 3 vias principais: via Sulco mamário, via areolar ou pela axial. Cada via apresenta sua vantagem e deve ser individualizada para cada necessidade e preferência da paciente. A via Axilar, por exemplo apresenta a grande vantagem de não deixar cicatrizes nas mamas devido à cicatriz ficar fora da região anatômica e em uma região pouco visível. Já a via areolar permite a correção de alterações da areola no mesmo procedimento e via Sulco mamário é a via com maior facilidade técnica para a execução do procedimento.

Qual ao posicionamento na mama, a prótese de silicone pode ser colocada abaixo da glândula ou abaixo do músculo Peitoral maior dependendo da quantidade de mama que a paciente possui e da melhor forma indicada para gerar um contorno corporal com harmonia e proporção.

Hipertrofia de cornetos: Mulher com a mão no nariz

O que é hipertrofia de cornetos?

A respiração é um fator indispensável para o bem-estar, impactando diretamente na qualidade do sono e na disposição …

Cicatriz da abdominoplastia: Cirurgião examinando uma mulher

Como fica a cicatriz da abdominoplastia?

É comum que os pacientes tenham dúvida em relação à cicatriz da abdominoplastia. Por se tratar de um procedimento de …

Recuperação da blefaroplastia: Mulher se preparando para cirurgia

Como é a recuperação da blefaroplastia?

A recuperação da blefaroplastia é tida como simples, basta o paciente seguir as orientações do pós-operatório que …