Cirurgias Plásticas que promovem o Rejuvenescimento Facial

Rosto de mulher depois de cirurgias de rejuvenescimento facial

O rejuvenescimento facial é o objetivo de muitas pessoas que buscam por cirurgias plásticas, sendo que esses tratamentos oferecem resultados satisfatórios e definitivos. Estes são tipos de procedimentos que se distinguem dos cuidados domésticos e dos tratamentos estéticos não-invasivos, como a aplicação de toxina botulínica.

Existem diferentes cirurgias plásticas que podem ser realizadas se o objetivo é o rejuvenescimento facial, sendo essencial a avaliação de um cirurgião plástico para recomendar a conduta mais adequada e alinhada aos objetivos do paciente.

A seguir conheça 3 cirurgias plásticas na face recomendadas para o rejuvenescimento do rosto.

Rejuvenescimento facial: quais cirurgias podem ser feitas?

Ritidoplastia: rejuvenescimento facial completo

A ritidoplastia, conhecida também como lifting facial ou facelift, é a principal cirurgia plástica destinada ao rejuvenescimento facial. Isso é feito por meio da remoção do excesso de flacidez, rugas e sulcos na pele.

Por promover um grande rejuvenescimento da face, a ritidoplastia é recomendada para pacientes com sinais mais avançados da idade e pode ser direcionada a diferentes partes do rosto que incomodem mais — como o terço superior, médio ou inferior, além de poder incluir a flacidez do pescoço.

A técnica usada no lifting para rejuvenescimento facial vai depender das insatisfações do paciente somada a avaliação especializada, mas geralmente os resultados incluem:

  • Diminuição da flacidez no terço médio da face (abaixo dos olhos até a dobra nasolabial);
  • Melhora do tônus muscular no terço inferior (subnasal até o pescoço);
  • Melhora dos sulcos nasogenianos;
  • Eliminação do excesso de gordura e pele da face;
  • Suavização de vincos na região os olhos.

Portanto, a ritidoplastia é a cirurgia plástica mais completa e recomendada quando o objetivo é o rejuvenescimento facial, uma vez que traz um resultado mais completo para diferentes insatisfações que o paciente possa ter.

Blefaroplastia – rejuvenescimento da face e pálpebras

Também pode ser recomendada como opção para rejuvenescimento da face a blefaroplastia. Essa cirurgia plástica visa a correção estética — ou mesmo funcional, em alguns casos — das pálpebras.

Devido à centralidade da região dos olhos na estética e harmonia facial, em muitos casos o procedimento viabiliza um rosto mais jovial como resultado da técnica. A blefaroplastia é recomendada para:

  • Insatisfações como excesso de pele ou flacidez nas pálpebras;
  • Ptose que consiste na queda da pálpebra por motivações musculares;
  • Pseudoptose palpebral, que é a queda da pálpebra em função do excesso de pele;
  • Bolsas de gordura na pálpebra inferior.

Durante esta cirurgia plástica, o especialista ainda pode remover os xantelasmas, que são pequenas bolsas de colesterol que se formam na pálpebra.

Por tais indicações, a blefaroplastia consegue proporcionar um olhar mais jovial ao paciente, o que se reflete no rejuvenescimento da face como um todo.

Para realização desse procedimento, é realizada uma incisão cirúrgica na dobra natural da pálpebra pela qual pode ser removido o excesso de gordura e pele. Essa opção garante uma cicatriz discreta e quase imperceptível.

Lipoaspiração da papada – rejuvenescimento do rosto e contorno

Apesar de não ser uma cirurgia clássica de rejuvenescimento facial, em alguns casos a lipoaspiração da papada pode proporcionar resultados satisfatórios para esse fim.

Ela é recomendada para pacientes nos quais a aparência envelhecida se deve ao acúmulo de gordura abaixo do queixo e também à falta de um contorno facial mais delimitado.

Nesses casos, a lipoaspiração pode ser realizada para remover o depósito de gordura e promover uma melhor definição do contorno facial, o que garante uma estética mais harmônica e jovial à face.

A lipo de papada é realizada a partir de pequenas incisões pelas quais são inseridas uma solução de Klein — soro fisiológico e adrenalina — para controlar o sangramento e facilitar a remoção das células adiposas por sucção pelas cânulas usadas na técnica.

A escolha da cirurgia plástica para rejuvenescimento facial é essencial para um resultado mais satisfatório, de forma que a técnica alcance as expectativas do paciente, mas entregando um resultado natural e harmônico.

Fontes:

Clínica de Cirurgia Plástica Dr. Leandro Pellarin;

Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP).

Write a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Antes e depois da rinoplastia: tire suas dúvidas sobre a cirurgia

Cuidados antes e depois da Rinoplastia

A atenção à rinoplastia antes e depois é fundamental para obter melhores resultados com esse procedimento estético muito …

Rinoplastia Masculina - Saiba mais sobre essa cirurgia plástica procurada por homens

Saiba mais sobre a Rinoplastia Masculina

A cirurgia plástica do nariz é o segundo procedimento estético mais realizado pelos homens no Brasil, demonstrando o quanto …

Rosto feminino com marcas de rejuvenescimento

Cirurgia de Facelifting: Principais dúvidas

A cirurgia de facelifting, também chamada de lifting facial ou ritidoplastia é um dos procedimentos estéticos mais buscados …