Como é a cicatrização da rinoplastia?

Como é a cicatrização da rinoplastia?

Entre os procedimentos estéticos mais realizados no Brasil, de acordo com a Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP), está a rinoplastia, que pode ser realizada em homens e mulheres. Uma das curiosidades frequentes de pacientes interessados no procedimento é sobre a cicatrização da rinoplastia.

Um aspecto muito positivo do procedimento é justamente que a cicatrização da rinoplastia é quase imperceptível, o que faz com que os resultados obtidos com o procedimento sejam ainda mais satisfatórios para os pacientes.

Veja a seguir quais as etapas da cicatrização e como obter melhores resultados.

Etapas da cicatrização da rinoplastia

A alta hospitalar após a rinoplastia costuma ser dada no mesmo dia, normalmente entre 6 e 12 horas após o procedimento. O paciente deve ficar uma semana com uma tala no local e curativos. Após esse período deve-se retornar ao médico para que ele avalie a evolução da cicatrização e faça a substituição dos curativos e retirada dos pontos.

Após esse período iniciam-se os cuidados diários que o paciente deve ter para garantir uma melhor cicatrização da rinoplastia. É normal que neste momento haja relatos de inchaços, edemas, hematomas e equimoses (roxidão no local). Esses sinais demoram alguns meses para sarar por completo, sendo efeitos do trauma causado na região pela cirurgia.

Em pacientes que precisam fraturar o osso nasal para obter os resultados desejados e com a pele grossa, esses sinais podem ser mais intensos e demorar mais para diminuir. Na primeira semana a extensão desses indícios vai impedir que o paciente veja o resultado da rinoplastia.

O paciente poderá retomar as atividades aos poucos, lembrando que o repouso é parte importante da cicatrização e, portanto, abusar das atividades pode prejudicar a cicatrização da rinoplastia. Um cronograma indicado inclui:

  • após uma semana, dependendo da profissão que exerce, o paciente poderá voltar a trabalhar;
  • após um mês é possível retomar atividades leves, como caminhadas;
  • atividades pesadas, como musculação podem ser retomadas entre dois e três meses;
  • o uso de óculos deve ser feito apenas um mês após a cirurgia;
  • atividades com risco de impacto, como lutas, dança e outras devem aguardar um pouco mais e apenas ser retomada após específica liberação médica.

Seguindo corretamente os períodos necessários para retomar as atividades existem boas chances de o paciente obter um melhor resultado com a rinoplastia.

Como é a cicatrização da rinoplastia?

Durante todo esse período de repouso e limitação das atividades de acordo com a recuperação, a cicatrização tem andamento. O tempo para alcançar o resultado final com o procedimento pode variar de seis meses a um ano após a realização da rinoplastia, sendo que existem casos de alterações no nariz mesmo após anos de feito o procedimento.

Esse tempo maior para alcançar o resultado deve-se aos hematomas realizados e ao fato de a rinoplastia ser uma cirurgia invasiva e em um local muito exposto. Assim, os cuidados devem ser mantidos durante mais tempo.

A rinoplastia deixa cicatriz, no entanto, ela é muito discreta e depende de qual tipo de alteração estética foi feita. Normalmente, a cicatriz fica localizada na columela, que é a divisão das narinas, mas a cicatriz fica bem imperceptível.

No caso de rinoplastia com o objetivo de reduzir as asas nasais é comum que a cicatriz fique localizada na divisão entre as asas e a face, sendo bastante discreta e pequena.

A cicatrização da rinoplastia pode demorar muitos meses, mas com o cuidado adequado e o cumprimento das indicações médicas, as chances de alcançar resultados satisfatórios são bastante elevadas.

Comments for this post are closed.
Marcação nos olhos de paciente para realização de cirurgia das pálpebras

Entenda a Cirurgia das Pálpebras

A cirurgia das pálpebras é um procedimento chamado no âmbito da medicina de blefaroplastia, sendo um tratamento que pode …

Cicatriz do lifting facial ajustada

Cicatriz do Lifting Facial

Hoje em dia existem diversas técnicas rejuvenescedoras que não são tão invasivas quanto uma cirurgia tradicional. Uma …

Rosto de mulher depois de cirurgias de rejuvenescimento facial

Cirurgias Plásticas que promovem o Rejuvenescimento Facial

O rejuvenescimento facial é o objetivo de muitas pessoas que buscam por cirurgias plásticas, sendo que esses tratamentos …