Como é o pós-operatório da rinoplastia?

Como é o pós-operatório da rinoplastia?

O pós-operatório da rinoplastia é uma etapa fundamental para que essa cirurgia plástica apresente os resultados almejados pelo paciente e tenha menos riscos de complicações que podem levar a problemas na cicatrização.

Dessa forma, é fundamental que o paciente conheça quais os cuidados que devem ser tomados durante o pós-operatório da rinoplastia. Essas informações devem ser conversadas com o cirurgião plástico responsável ainda na pré-consulta.

Veja a seguir quais sintomas podem ocorrer depois da cirurgia de rinoplastia e quais cuidados são importantes nessa fase.

Pós-operatório da rinoplastia: quais os sintomas?

Como qualquer cirurgia plástica, a rinoplastia também causa alguns desconfortos no processo de recuperação que devem ser conhecidos pelo paciente. Após a cirurgia o médico colocará micropores e uma tala para imobilizar o nariz, normalmente esses cuidados são substituídos por um curativo normal após uma semana.

Os edemas também são bastante comuns no pós-operatório da rinoplastia, portanto, o paciente não deve se desesperar caso identifique alguns sintomas, como:

  • congestão nasal somada a dificuldade para respirar ou sentir cheiros, condição frequente até o terceiro dia após a cirurgia e que pode demorar alguns meses para normalizar;
  • os edemas e inchaços são sinais bastante comuns e podem provocar outros sintomas;
  • os sangramentos podem ocorrer nos dois primeiros dias, sendo comum algumas gotas de sangue apenas. No caso de sangramentos mais intensos, o médico deve ser informado imediatamente;
  • dormência no nariz é outro sintoma que pode ser identificado pelo paciente submetido à rinoplastia;
  • o inchaço comum pode estender-se até o lábio superior, dificultando um pouco os movimentos da boca nos primeiros dias.

Consciente de que esses problemas podem acontecer, o paciente pode seguir uma série de cuidados que possibilita amenizar os desconfortos e complicações no pós-operatório da rinoplastia.

Quais cuidados tomar durante a recuperação?

Durante a recuperação da rinoplastia alguns cuidados podem ser tomados pelos pacientes, pois permitem uma recuperação mais rápida e adequada, e também possibilita um resultado mais satisfatório com a cirurgia plástica. Confira alguns deles:

  • manter a cabeça elevada é muito importante para uma cicatrização adequada da região, isso inclui os períodos de repouso, horário de dormir e também evitar abaixar a cabeça no dia a dia, pelo menos nas primeiras semanas;
  • o uso de compressas frias já nos primeiros dias após a rinoplastia é uma alternativa para amenizar o inchaço. Lembre-se de não colocar peso sobre o nariz e não deixar o gelo diretamente em contato com a pele;
  • fazer algumas sessões de drenagem linfática facial pode ajudar em uma recuperação mais rápida, pois melhora a circulação sanguínea e diminui os edemas e inchaço;
  • evitar o consumo de álcool e o tabagismo também é muito importante para uma recuperação adequada;
  • tome apenas os medicamentos prescritos pelo médico e não faça automedicação durante o tratamento;
  • evite exposição excessiva ao sol e lembre-se sempre de passar protetor solar para evitar manchas na pele e sangramentos;
  • não faça atividades físicas que não sejam liberadas pelo médico, a alta completa pode demorar de dois a três meses;
  • não use óculos até que o médico libere, pois o peso da armação pode prejudicar a recuperação e cicatrização.

Seguindo corretamente as indicações do cirurgião plástico, as chances de uma recuperação mais adequada e satisfatória são maiores.

Normalmente, os resultados mais superficiais podem ser vistos quando o inchaço começar a regredir, entretanto, são cerca de dois meses para que o rosto desinche completamente. Os resultados finais podem demorar entre seis meses e um ano para serem vistos, pois o processo de cicatrização é lento e pode influenciar as estruturas nasais quando ainda não estiver completo.

O pós-operatório da rinoplastia exige diversos cuidados e restrições ao paciente, no entanto, com o repouso adequado aumentam as chances de uma recuperação mais tranquila e melhores resultados com a cirurgia plástica.

Comments for this post are closed.

O que é Rinoplastia Funcional?

A rinoplastia funcional colabora na resolução de distúrbios respiratórios ocasionados pelo desvio de septo, hipertrofia …

Mulher depois de passar pelo rejuvenescimento do rosto

Rejuvenescimento do rosto: Descubra os melhores tratamentos

O rejuvenescimento do rosto pode ser promovido com tratamentos estéticos ou com cirurgia plástica. A primeira solução …

Uma possível paciente para uma cirurgia de papada

Cirurgia de Papada: Como Funciona o Procedimento?

A papada, popularmente conhecida como queixo duplo, tem solução. A indicação mais comum é a cirurgia de papada, entretanto, …