Início » como funciona a cirurgia de blefaroplastia?

A face é o primeiro local a apresentar os sinais do envelhecimento. Linhas de expressão, pés de galinha, bolsas abaixo dos olhos e até a queda e o acúmulo de pele nas pálpebras sinalizam tal condição. A última situação mencionada costuma ser corrigida por meio da blefaroplastia. Você deve estar se perguntando como funciona a Blefaroplastia?

A resposta para o questionamento — como funciona a Blefaroplastia? — é simples. O cirurgião plástico, por meio de incisões na pálpebra inferior e superior, retira a pele excedente, tornando a região dos olhos mais firme, e por consequência, tornando o aspecto mais jovial.

Assim como qualquer procedimento cirúrgico, a Blefaroplastia deve ser feita em um centro cirúrgico e por um médico especializado e com residência em cirurgia plástica. Por isso, antes de se submeter à plástica, pesquise as referências do médico, se ele é associado à Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP) e desconfie daqueles que oferecem procedimentos com preços extremamente atrativos.

respondendo: como funciona a blefaroplastia?

A blefaroplastia é realizada nas pálpebras e tem como finalidade eliminar o acúmulo de pele na região, que pode vir a se transformar em ptose palpebral e eliminar as bolsas logo abaixo dos olhos.

Não existe indicação da melhor idade para a realização do procedimento. É consenso nos consultórios de cirurgiões plásticos que, se incomodar e trouxer baixa autoestima, o paciente deve se submeter ao procedimento. Entretanto, tal condição costuma ser mais frequente a partir dos 40 anos, quando o envelhecimento da face se torna mais evidente.

Considerada uma cirurgia de baixa complexidade, costuma não ter duração maior que duas horas, e não é necessário que o paciente fique internado. Isso deve-se ao fato de a blefaroplastia não necessitar de anestesia geral. A maioria dos cirurgiões opta pela anestesia local com sedação, para minimizar qualquer desconforto durante o procedimento.

Isso também colabora para que o cirurgião consiga fazer as incisões e as suturas sem o paciente movimentar-se. Simplificando e explicando como funciona a cirurgia de Blefaroplastia, abaixo será informado o passo a passo da cirurgia plástica.

passo a passo da blefaroplastia

É necessário que o paciente, assim que optar por um profissional de medicina estética, passe por uma consulta onde o mesmo será submetido a um exame clínico e encaminhado para um laboratório para exames de rotina. É solicitado um hemograma completo, um exame para identificar a coagulação, sendo que esses exames variam entre os pacientes conforme a idade e doenças pré-existentes.

Descartados quaisquer fatores de risco, é hora de marcar a cirurgia. O paciente, antes de entrar no centro cirúrgico, deve estar em jejum de oito horas. A equipe do cirurgião plástico — anestesista, instrumentador e enfermeiros — fazem todo o preparo inicial para que o cirurgião possa começar o procedimento.

Após a aplicação da anestesia local e da sedação, o cirurgião faz uma incisão na horizontal na pálpebra superior, recortando a pele excedente e flácida. Feita a remoção, basta suturar. Por vezes, além da pálpebra superior, é necessária a intervenção cirúrgica na parte inferior.

Dependendo da situação, o cirurgião plástico pode fazer a incisão bem rente aos cílios inferiores, mas também é possível que esse corte seja feito por dentro. Isso dependerá do resultado pretendido pelo cirurgião e pelo paciente.

O paciente tem alta no mesmo dia, sendo que o pós-operatório requer alguns cuidados, sendo eles:

  1. Não molhar os pontos nas primeiras 24 horas;
  2. Não colocar as mãos, evitando assim possível contaminação/inflamação;
  3. Não fazer exercícios nas primeiras 72 horas após a plástica;
  4. A retirada dos pontos deve ser feita após cinco dias da cirurgia;
  5. A higienização deve ser feita conforme orientação do cirurgião plástico;
  6. Fazer compressa gelada ajuda a diminuir inchaço e os hematomas — prefira as máscaras;
  7. Após 15 dias o paciente já estará de alta, sendo que o resultado da Blefaroplastia é mais perceptível após três meses. O tempo pode parecer longo, mas é o que o corpo precisa para total cicatrização.

Falando em cicatrização, a marca fica praticamente imperceptível! Ficou claro como funciona a Blefaroplastia? Não? Entre em contato com um cirurgião, agende uma consulta e tire todas as suas dúvidas acerca do procedimento.

saiba mais sobre o dr. leandro pellarin

saiba mais sobre o dr. leandro pellarin