Existem contraindicações para realização da cirurgia de rinoplastia?

Existem contraindicações para realização da cirurgia de rinoplastia?

O desejo de realizar alterações estéticas ou funcionais no nariz pode surgir em homens e mulheres de diferentes idades. Assim, muitas pessoas interessam-se pela cirurgia plástica do nariz, mas não sabem se há contraindicações da rinoplastia que impeçam a realização do procedimento.

Primeiramente, é necessário escolher um cirurgião plástico de confiança e membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP) para conduzir o processo. Inicialmente ele deverá solicitar exames para verificar a condição física do paciente, assim como avaliar a anatomia do nariz, identificando quais as causas da insatisfação e se existem problemas funcionais que devem ser corrigidos na mesma cirurgia, como desvio de septo e hipertrofia dos cornetos.

Além de aspectos físicos que devem ser avaliados para verificar se o paciente está apto à realização do procedimento também devem ser analisados fatores psicológicos, como se as expectativas do paciente com a cirurgia podem ser atendidas. Apesar dos riscos reduzidos do procedimento quando realizado em pessoas saudáveis, existem contraindicações da rinoplastia que devem ser conhecidas pelo paciente.

Quais são as contraindicações da rinoplastia?

Como afirmado, um dos primeiros critérios que o cirurgião plástico vai avaliar para verificar se o paciente está apto para realizar a rinoplastia consiste na condição psicológica, como:

  • o paciente quer mesmo fazer a cirurgia ou está tentando agradar terceiros;
  • o paciente compreende o procedimento e está em pleno poder das capacidades mentais para decidir por fazê-lo;
  • às expectativas com a realização do procedimento são compatíveis com os resultados que podem ser obtidos com a cirurgia.

Todos esses aspectos são importantes para avaliar se o paciente está consciente da escolha que está fazendo e é capaz de administrar o processo e os resultados a serem alcançados.

Há ainda os critérios relacionados com a condição de saúde do paciente. Os exames clínicos a serem realizados têm como objetivo identificar se a pessoa está em um estado apto para ser submetida a uma cirurgia. Assim, algumas doenças graves ou crônicas podem impedir que a rinoplastia seja realizada. Entre os exemplos estão:

  • problema cardíaco grave;
  • doenças infecciosas;
  • diabetes;
  • hipertensão arterial descontrolada;
  • neoplasias em tratamento;
  • em recuperação de uma doença grave;
  • mulheres que estejam amamentando;
  • problemas de coagulação sanguínea.

Todas essas condições impedem a realização da rinoplastia, visto que pode ocorrer um agravamento durante o procedimento ou durante o pós-operatório comprometendo os resultados alcançados. Algumas situações, quando controladas, como a hipertensão, recuperação de uma doença etc. tornam possível fazer a cirurgia.

Outras contraindicações da rinoplastia que também têm caráter temporário são:

  • pessoas com menos de 15 anos ainda não tiveram o completo desenvolvimento nasal e, portanto, devem aguardar para fazer a cirurgia;
  • pacientes que têm doenças de pele ativa e podem ter os resultados da cirurgia comprometidos por essa situação.

Assim, o mais indicado é que quando tiver interesse em realizar uma rinoplastia, o paciente agende uma consulta com um cirurgião plástico de confiança para que seja informado de todas as contraindicações da rinoplastia e também para que faça os exames adequados, garantindo mais segurança durante a cirurgia e um resultado mais satisfatório no pós-operatório.

Comments for this post are closed.

O que é Rinoplastia Funcional?

A rinoplastia funcional colabora na resolução de distúrbios respiratórios ocasionados pelo desvio de septo, hipertrofia …

Mulher depois de passar pelo rejuvenescimento do rosto

Rejuvenescimento do rosto: Descubra os melhores tratamentos

O rejuvenescimento do rosto pode ser promovido com tratamentos estéticos ou com cirurgia plástica. A primeira solução …

Uma possível paciente para uma cirurgia de papada

Cirurgia de Papada: Como Funciona o Procedimento?

A papada, popularmente conhecida como queixo duplo, tem solução. A indicação mais comum é a cirurgia de papada, entretanto, …