Diário do pós-operatório: o que acontece depois da cirurgia de rinoplastia

Diário do pós-operatório: o que acontece depois da cirurgia de rinoplastia

A rinoplastia está entre os procedimentos estéticos mais realizados no Brasil. O nariz, de fato, tem grande influência na harmonia facial, o que faz com que seja um alvo frequente para quem deseja melhorar a aparência da face.

Um dos principais fatores que preocupam os pacientes que desejam realizar essa cirurgia plástica diz respeito ao período do pós-operatório. Apesar dessa etapa apresentar sim desconfortos relativos à cirurgia, ela pode ser bastante tranquila quando as indicações médicas são seguidas corretamente.

Pensando no pós-operatório da rinoplastia, preparamos um diário que explica como será cada dia após a cirurgia.

Quais são as fases do pós-operatório da rinoplastia?

Inicialmente, o paciente deve ter consciência que um bom pós-operatório tem início antes mesmo da cirurgia, seguindo as recomendações médicas para evitar hábitos prejudiciais, cortar determinados medicamentos, se alimentar corretamente e beber muita água.

Depois da cirurgia é preciso ficar bastante atento ao que o médico indica e quais as fases de recuperação para ter melhores resultados com o procedimento.

Primeiro dia do pós-operatório

No primeiro dia do pós-operatório da rinoplastia é muito provável que você já tenha alta médica, mas será necessário ficar de repouso absoluto, com a cabeça inclinada para trás e comendo apenas alimentos mais macios e fáceis de mastigar, sendo muitas vezes indicado líquidos e caldos.

O paciente deve atentar-se a qualquer anormalidade, como sangramentos intensos, dores agudas e que não melhoram com a medicação prescrita, além de evitar mexer no curativo e na tala.

Segundo dia do pós-operatório

No segundo dia depois da rinoplastia o paciente começará a perceber uma melhora nos desconfortos e inchaços, sendo importante fazer compressas frias na região da face para amenizar os hematomas e inchaços decorrentes da cirurgia.

Como deverá ficar com a tala na primeira semana, o paciente pode relatar desconforto para realizar algumas atividades, mas no geral, se estiver bem disposto, pode começar a retomar as atividades diárias, desde que não seja necessário fazer esforço.

O uso de óculos e lente de contato ainda não é possível, assim como assoar o nariz, o que pode provocar problemas na recuperação. A higiene nasal deve ser feita com soro fisiológico e como indicado pelo cirurgião plástico.

Depois da primeira semana

Após a primeira semana da rinoplastia o paciente já vai perceber uma melhora significativa nas dores e desconfortos causados pelo inchaço. Com a retirada da tala após 7 dias e uso de um curativo normal é possível voltar ao trabalho e escola, desde que não sejam realizadas atividades exaustivas.

A exposição solar deve ser reduzida e sempre com protetor solar. Essa exposição deve ser evitada por, pelo menos, três meses após a cirurgia. Nesse momento também não se deve realizar atividades físicas que exigem muito do paciente.

Depois da segunda semana

Nessa fase, o inchaço e os edemas já terão regredido bastante, sendo mais fácil de respirar e conversar. O formato do nariz começa a aparecer, mas os resultados definitivos podem demorar de seis meses a um ano para aparecer devido ao processo de cicatrização mais lento.

Nessa etapa, a higienização da face pode ser normal, entretanto sempre tomando cuidado para evitar pesos sobre o nariz e pancadas.

Um mês depois da cirurgia de rinoplastia

Após um mês de realizada a rinoplastia o inchaço costuma ter regredido cerca de 80%, já tendo o nariz um aspecto bastante normal, o que faz com que as pessoas não percebam que foi realizada uma cirurgia plástica no local.

Atividades físicas podem ser retomadas, desde que haja cuidado para evitar choques e pancadas na face e, especialmente, no nariz. Sempre que sair ao sol deve-se usar protetor solar e a exposição deve ser moderada para evitar desconfortos e sangramentos.

Nessa fase, a ponta do nariz pode estar um pouco dormente e dura, aspectos que devem regredir com o tempo.

Com os cuidados necessários do diário do pós-operatório da rinoplastia o paciente pode retornar às atividades e ter uma melhor recuperação da cirurgia o que além de evitar complicações também proporciona um resultado final mais satisfatório.

Comments for this post are closed.

O que é Rinoplastia Funcional?

A rinoplastia funcional colabora na resolução de distúrbios respiratórios ocasionados pelo desvio de septo, hipertrofia …

Mulher depois de passar pelo rejuvenescimento do rosto

Rejuvenescimento do rosto: Descubra os melhores tratamentos

O rejuvenescimento do rosto pode ser promovido com tratamentos estéticos ou com cirurgia plástica. A primeira solução …

Uma possível paciente para uma cirurgia de papada

Cirurgia de Papada: Como Funciona o Procedimento?

A papada, popularmente conhecida como queixo duplo, tem solução. A indicação mais comum é a cirurgia de papada, entretanto, …