Dúvidas sobre anestesia na lipoaspiração

Dúvidas sobre anestesia na lipoaspiração

A busca pelo corpo perfeito, sem gordura e mais curvilíneo faz com que a lipoaspiração seja uma das cirurgias plástica mais procuradas no Brasil. Com a técnica, consegue-se a extração de tecido adiposo, que fica na musculatura, com o auxílio de uma cânula e um aparelho de sucção. Entretanto, é comum o paciente ter dúvidas quanto a anestesia na lipoaspiração.

A técnica de lipoaspiração, quando bem executada, faz com que a gordura localizada de diversas regiões do corpo seja minimizada, permanecendo apenas um índice na ordem de 7% após o procedimento cirúrgico. Pela complexidade, é necessário anestesia na lipoaspiração.

O procedimento estético pode ser realizado em algumas regiões corporais, sendo que ela pode ser associada a outra cirurgia plástica. E é justamente por isso que é dada anestesia na lipoaspiração. Veja os locais em que o procedimento é realizado.

  • Abdômen,
  • Pneuzinhos e flancos,
  • Coxas e culotes,
  • Braços,
  • Queixo duplo, popularmente chamada de papada;
  • Nas mamas, no caso de pacientes do sexo masculino.

Hoje os pacientes que procuram por tal tratamento, geralmente o fazem na região do abdômen, local de fácil acúmulo de tecido adiposo. O tempo de procedimento depende do local em que ele será realizado. Pode demorar minutos ou até horas. Mas o paciente antes do procedimento de lipoaspiração ser feito, é orientado sobre o tempo médio que ele irá demorar. Assim como sobre os cuidados relativos a anestesia da lipoaspiração.

A anestesia da lipoaspiração deve ser realizada por um anestesista que atua em conjunto ao cirurgião plástico e é essencial que se busque recomendações sobre esses profissionais — até nos órgãos responsáveis (como é o caso da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica) se preciso. É um procedimento simples,            mas que, como amplamente divulgado, pode sim ter complicações.

Como todo procedimento cirúrgico, é obrigatório que ele seja realizado num hospital, pois assim todo o aparato necessário está à disposição caso se faça necessário.

Exames pré-operatórios devem ser feitos pelo paciente antes da cirurgia plástica e da administração da anestesia da lipoaspiração.  Com a análise desses exames é que o cirurgião plástico, junto com o anestesista, avaliará qual o melhor tipo de anestesia a ser utilizada no procedimento.

Os exames pré-operatórios e pré anestesia da lipoaspiração que costumam ser pedidos são: risco cirúrgico, hemograma, coagulograma, ureia, creatinina, glicemia de jejum, urina de rotina, urocultura, eletrocardiograma. E outros que julgar necessário.

Tipos de anestesia na lipoaspiração

Podem ser utilizados os seguintes tipos de anestesia na lipoaspiração: anestesia geral, em que o paciente fica desacordado durante o procedimento; anestesia local, onde apenas a área em que será retirada a gordura fica sensível durante o procedimento; anestesia peridural, onde apenas os nervos envolvidos são anestesiados.

Essa avaliação sobre qual a melhor opção de anestesia na lipoaspiração, envolve o estudo do local onde ela será realizada e todos os exames pré-operatórios e seus resultados como já foi dito.

Uma consulta com o anestesista também é feita antes do procedimento para que o profissional conheça o paciente e esse tire todas as suas dúvidas sobre a anestesia, seus efeitos no corpo e possíveis efeitos colaterais.

Muitos pacientes ainda têm receios quanto ao uso de anestesia na lipoaspiração, mas os especialistas garantem que os benefícios são comprovadamente maiores do que os possíveis problemas.

A confiança na equipe médica é essencial para que o paciente se sinta seguro com o procedimento cirúrgico e da anestesia da lipoaspiração e por isso é tão importante buscar profissionais de confiança, além de bem qualificados.

É preciso seguir as orientações de jejum antes de qualquer procedimento cirúrgico, pois algumas complicações podem ser resultado no não cumprimento do mesmo. O pós-operatório é muito importante na lipoaspiração, assim como em qualquer tipo de cirurgia. Segui-lo à risca é fundamental para evitar complicações e ter um bom resultado.

No caso da lipoaspiração, os cuidados no pós-operatório dependem muito do local onde ela foi realizada. O cirurgião passará todas as informações necessárias e fará o acompanhamento do paciente.

O tempo de recuperação após a cirurgia plástica vai variar de acordo com o local em que foi realizado o procedimento, mas em média, no mínimo, três semanas para que o paciente receba alta. O bom resultado da lipoaspiração depende muito também do cuidado nesse período pós-operatório.

A indicação dos especialistas é que, antes de procurar um cirurgião plástico para uma lipoaspiração ou qualquer outro procedimento estético, o paciente esteja bem informado e com todas as suas dúvidas em mente. Conversar e ter a certeza de qual será a anestesia da lipoaspiração é fundamental, para que o paciente esteja preparado para os cuidados após o procedimento.

 

Fontes de referência:

Associação Médica Brasileira;

Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD);

Conselho Federal de Medicina (CFM);

Sociedade Brasileira de Anestesiologia;

Pfizer;

Dr. Leandro Pellarin (CRM: 100.725)

Comments for this post are closed.
Mulher medindo os seios após mamoplastia

Tudo sobre mamoplastia

Mamoplastia consiste em toda cirurgia plástica responsável por modificar o formato das mamas. Essa cirurgia tem o objetivo …

Quanto tempo leva para desinchar a rinoplastia

Quanto tempo leva para desinchar a rinoplastia

O inchaço da rinoplastia é uma das principais preocupações de quem se submete à cirurgia de correção nasal. De acordo …

Como funciona a cirurgia de Blefaroplastia?

Como funciona a cirurgia de Blefaroplastia?

A face é o primeiro local a apresentar os sinais do envelhecimento. Linhas de expressão, pés de galinha, bolsas abaixo …