Entenda a Cirurgia das Pálpebras

Marcação nos olhos de paciente para realização de cirurgia das pálpebras

A cirurgia das pálpebras é um procedimento chamado no âmbito da medicina de blefaroplastia, sendo um tratamento que pode ser estético ou que visa a saúde do paciente. Afinal de contas, a visão é um dos sentidos mais importantes para o ser humano, e o caimento das pálpebras pode prejudicá-la. No que diz respeito à estética, pessoas com pálpebras flácidas ou caídas ficam com a aparência envelhecida e cansada.

Com o objetivo de levantar as pálpebras superiores e melhorar a aparência do olhar, a cirurgia das pálpebras também pode ser abranger a porção inferior dos olhos. O resultado é uma aparência mais jovem e com um aspecto mais alerta e menos cansado.

Cirurgia das pálpebras: quando e para quem é indicada?

Tanto homens quanto mulheres podem realizar este procedimento, que é indicado nos seguintes casos:

  • Excesso de gordura nas pálpebras superiores que, em muitos casos, pode parecer um tipo de inchaço na região;
  • Excesso de pele e de pequenas rugas na pálpebra inferior;
  • Queda das pálpebras inferiores, causada pela flacidez da pele;
  • Presença de bolsas sob os olhos;
  • Flacidez e excesso de pele nas pálpebras superiores, o que pode atrapalhar a visão.

Lembrando que, para realizar a cirurgia das pálpebras é importante que o paciente esteja saudável e que não possua nenhum tipo de patologia que pode prejudicar o processo de cicatrização. Ele também não pode ser fumante, não pode ter problemas graves de visão e precisa, acima de tudo, ter uma perspectiva realista sobre os resultados que podem ser alcançados pela cirurgia.

Quais resultados podem ser alcançados?

É possível perceber os resultados da blefaroplastia logo nas primeiras semanas após o procedimento. Porém, pode ser que leve até 1 ano para que linhas fiquem mais finas e o aspecto visual fique melhor.

Uma das grandes vantagens desse tipo de cirurgia é que o resultado é permanente, embora o processo de envelhecimento seja contínuo e natural: isso significa que o envelhecimento continuará acontecendo, embora a cirurgia das pálpebras suavize bastante os sinais já existentes.

Cuidados no pré e pós-operatório

Antes de realizar a cirurgia plástica, o especialista fará uma avaliação médica e pedirá os exames de laboratório necessários, assim como acontece com praticamente todos os tipos de procedimento cirúrgico. Dependendo do caso, pode ser necessário tomar alguns tipos de medicamentos, além de ajustar a dose daqueles que o paciente já utiliza no dia a dia.

Em geral, é necessário suspender o uso de aspirina e alguns anti-inflamatórios, que possuem ação anticoagulante. É claro que isso só será feito se a saúde do paciente permitir e, caso contrário, a cirurgia das pálpebras terá que ser adiada. Para aqueles que fumam, parar o consumo do cigarro por, pelo menos, 30 dias de antecedência é primordial.

O pós-operatório é uma das partes mais importantes de todo o procedimento, para garantir que a cicatrização ocorra de maneira correta, sem comprometer a saúde do paciente e fazendo com que a cicatriz seja mínima. Entre os cuidados, é essencial utilizar óculos escuros a todo momento até que a cicatrização seja concluída, bem como fazer compressas de gelo conforme indicação médica.

Além disso, é fundamental que o paciente tome os medicamentos nos horários corretos e pela quantidade de dias determinados pelo médico. Assim, são evitados processos inflamatórios e complicações associadas.

Para garantir que tudo saia dentro do esperado e que os resultados alcançados estejam de acordo com as expectativas, é importante que o paciente tire todas as dúvidas com o cirurgião plástico nas consultas que antecedem o procedimento. Antes da alta após a cirurgia das pálpebras, também é necessário que o paciente entenda quando os pontos serão removidos, se é preciso trocar o curativo todos os dias e quando ele poderá retornar para suas atividades normalmente, inclusive exercícios físicos.

Fontes:

Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica;

Sociedade Brasileira de Cirurgia Dermatológica.

Rosto de mulher depois de mini lifting e fundo cinza

Mini lifting: conheça essa técnica de rejuvenescimento

Mini lifting entrega resultados satisfatórios no rejuvenescimento facial e consiste em um procedimento menos invasivo do …

Lifting facial

Benefícios do Lifting Facial

Os benefícios da cirurgia incluem melhora da estética facial, aumento da satisfação e autoestima. Saiba como o procedimento …

Antes e depois da rinoplastia: tire suas dúvidas sobre a cirurgia

Cuidados antes e depois da Rinoplastia

A atenção à rinoplastia antes e depois é fundamental para obter melhores resultados com esse procedimento estético muito …