Idade Mínima: com quantos anos posso colocar prótese de silicone

Idade Mínima: com quantos anos posso colocar prótese de silicone

É crescente o número de adolescentes que querem ou se submetem a uma cirurgia plástica. Entretanto, antes de entrar no centro cirúrgico é necessário, primeiro, analisar a real necessidade do procedimento. Segundo, com quem será feito o procedimento. Uma das cirurgias de maior procura entre as adolescentes é o aumento da mama. Mas, com qual idade é possível fazer o procedimento para colocar prótese de silicone?

No caso de adolescentes em idade inferior aos 18 anos, o procedimento cirúrgico só pode ser feito com autorização dos pais ou responsável legal. Em casos de exceção, como em cirurgias reparatórias, a partir dos 16 anos é possível fazer a cirurgia para colocar prótese de silicone. Porém, menores de idade, como já mencionado, só podem mediante a autorização dos responsáveis.

Nestes casos, a cirurgia é reparadora e corrige deformidades nas mamas como assimetria, não desenvolvimento mamário e demais situações que podem resultar, em longo prazo, numa baixa autoestima.  Outro fator condicionante, além da idade, refere-se ao desenvolvimento da mama.

É consenso entre os cirurgiões plásticos: colocar prótese de silicone só deve ser feito quando a mama teve seu desenvolvimento por completo, ou seja, não mudará mais a partir daquele momento. A máxima vale para outros pontos do corpo também.

O que você deve saber antes de colocar prótese de silicone?

Por se tratar de um procedimento de alta complexidade, a paciente deve estar com a saúde em dia. Para identificar e minimizar possíveis fatores de risco, o cirurgião plástico fará uma análise clínica e solicitará uma bateria de exames.

Com todos os resultados em mãos, é necessário identificar se a paciente tem saúde ou não para entrar em um centro cirúrgico, e em especial, para suportar uma anestesia. Afastados todos os riscos, chega a hora de identificar o tamanho e o formato da prótese de silicone.

Nesta hora o bom senso deve fazer parte da decisão, uma vez que próteses muito grandes — que um dia já foram as mais procuradas — foram substituídas pelas mais naturais, sendo que muitas pessoas conseguem facilmente “enganar” caso afirmem que tem seios naturais.

Outro ponto de destaque é que, infelizmente, a cirurgia de colocação de prótese de silicone não garante que os seios vão ficar firmes e empinados pelo resto da vida. A gravidade e o envelhecimento podem resultar em flacidez e que essa prótese “caia”.

Por isso, uma das indicações dos cirurgiões é usar próteses que trarão assimetria ao corpo e que minimizem o efeito do tempo. Há cirurgião plástico que indique o uso de sutiã, de forma constante, como forma de minimizar que as mamas caiam com o passar dos anos.

Definido o tamanho da prótese de silicone, o próximo passo é entrar no centro cirúrgico. Vale ressaltar que, o pós-operatório da mamoplastia de aumento necessita de cuidados específicos, sendo eles:

  • O paciente não pode elevar os braços nos primeiros 15 dias pós-procedimento cirúrgico;
  • Ao dormir, aconselha-se que seja com o dorso elevado e com o auxílio de travesseiros;
  • A higienização do paciente deve ser feita com o auxílio de alguém, uma vez que levantar os braços não é permitido, assim como fazer esforços nos dias subsequentes a cirurgia;
  • Usar sutiã pós-operatório;
  • Passar por todas as consultas após a cirurgia.

É necessário ainda tomar antibióticos e analgésicos para aliviar a dor e evitar infecções. Nos primeiros 30 dias após a cirurgia os seios ficarão inchados, não sendo possível identificar o resultado do procedimento.

A prática de exercícios deve ser feita mediante a autorização do cirurgião plástico, sendo necessário muito cuidado com incidentes que possam a vir danificar a prótese de silicone. É importante procurar por médicos renomados e não cair na promessa de cirurgias plásticas baratas. Agende uma consulta e veja qual a melhor solução para o seu caso.

Comments for this post are closed.
Quanto tempo leva para desinchar a rinoplastia

Quanto tempo leva para desinchar a rinoplastia

O inchaço da rinoplastia é uma das principais preocupações de quem se submete à cirurgia de correção nasal. De acordo …

Como funciona a cirurgia de Blefaroplastia?

Como funciona a cirurgia de Blefaroplastia?

A face é o primeiro local a apresentar os sinais do envelhecimento. Linhas de expressão, pés de galinha, bolsas abaixo …

Dúvidas sobre anestesia na lipoaspiração

Dúvidas sobre anestesia na lipoaspiração

A busca pelo corpo perfeito, sem gordura e mais curvilíneo faz com que a lipoaspiração seja uma das cirurgias plástica …