Lipoaspiração facial: quando realizar?

Lipoaspiração facial - Mulher apertando com os dedos a região da papada

A lipoaspiração facial é recomendada para pacientes que não apresentam flacidez ou que a apresentem em grau leve

Com o passar da idade, o acúmulo de gordura que muitas vezes é visto em algumas partes do corpo pode ser notado também no pescoço, formando a famosa “papada”. Um dos procedimentos indicados para melhorar a aparência dessa região é a lipoaspiração facial.

A seguir, vamos falar neste artigo o que é lipoaspiração facial, como é feita, quais são os riscos e cuidados no pré e pós-operatório!

O que é lipoaspiração facial?

Também chamada de lipoaspiração de papada (lipo de papada), o objetivo da cirurgia é aspirar a gordura localizada sob o queixo, a mandíbula e a porção superior do pescoço, melhorando assim a aparência facial.

A lipoaspiração facial pode ser realizada isoladamente ou ser associada a outros procedimentos que envolvam a retirada do excesso de pele, como a cirurgia plástica de rejuvenescimento facial, o chamado facelift.

Quais são os principais benefícios da lipoaspiração facial?

Existem vários benefícios que a lipoaspiração facial pode proporcionar, dentre eles:

  • Melhora a linha da mandíbula;
  • Elimina o queixo duplo;
  • Deixa o rosto mais harmônico;
  • Reduz a gordura localizada no pescoço;
  • Promove o contorno facial;
  • Rejuvenesce a aparência.

Cuidados pré-operatórios da lipoaspiração facial:

A cirurgia é feita em ambiente hospitalar, dura em média uma hora e o paciente tem alta no mesmo dia. Antes de realizar a lipoaspiração facial, o médico solicita alguns exames pré-operatórios. São eles:

– Hemograma;

– Coagulograma;

– Eletrocardiograma.

Caso o paciente tenha alguma doença associada, o cirurgião plástico pode solicitar um exame específico para a patologia. Além disso, também é importante:

  • Informar ao médico se você é portador de alguma doença ou se está com alguma infecção e se usa medicamentos rotineiramente. Comunique-o sobre qualquer anormalidade ou uso recente de remédios, alergias medicamentosas, ou alimentares;
  • Suspender o uso, nos 15 dias anteriores ao procedimento, de medicamentos que contenham ácido acetilsalicílico (AAS), anticoagulantes, corticoides de uso prolongado ou medicamentos para emagrecer;
  • Não fumar nos 30 dias anteriores à lipoaspiração facial;
  • Evitar ingerir bebidas alcoólicas e comidas gordurosas na véspera da cirurgia. Iniciar jejum total, inclusive de água, dez horas antes da aspiração facial;
  • No dia da cirurgia, não aplicar cremes faciais ou corporais e não usar maquiagem ou esmalte escuro;
  • Não usar acessórios metálicos como anéis, alianças, brincos, ‘piercings’, pulseiras ou colares no dia da cirurgia. Optar por roupas confortáveis e folgadas, que não precisem ser colocadas pela cabeça, pois serão utilizadas quando receber alta.

Como é feita a lipoaspiração facial?

A lipoaspiração facial é feita através de pequenas incisões (0,5 a 1,0 cm) em locais estratégicos.

O médico infiltra por essas incisões uma solução com adrenalina para reduzir o sangramento e o trauma.  Em seguida, introduz uma cânula, conectada a um aspirador ou a uma seringa e, com movimentos controlados de vaivém, aspira o excesso de gordura (aspiração a vácuo). Se necessário, em alguns casos, o paciente pode necessitar do uso de drenos, que serão retirados após um a três dias. O cirurgião então fecha as incisões, aplica os curativos e coloca uma malha de compressão no local, que deve ser utilizada por um período de dois meses.

Cuidados no pós-operatório da lipoaspiração facial:

Após a lipoaspiração facial, o paciente pode apresentar inchaço, dor e sensação de queimação. São efeitos temporários e controláveis com tratamento ambulatorial. Podem surgir também manchas, que desaparecem em cerca de 15 dias.

Veja alguns cuidados importantes no pós-operatório da lipoaspiração facial:

  • Evite se expor ao sol por, pelo menos, 30 dias, para reduzir o risco de manchas na pele;
  • Evite a prática de exercícios físicos por, no mínimo, uma semana. Atividades mais intensas, como corrida, natação e musculação, só devem ser retomadas depois de três meses;
  • Se possível e após orientação médica, faça drenagem linfática, pois o procedimento ajuda a diminuir o inchaço e proporciona melhor cicatrização;
  • Evite dirigir nos três primeiros dias após a lipoaspiração facial;
  • Ao deitar-se, mantenha a cabeceira elevada por cinco dias. Normalmente, não haverá restrições no posicionamento para dormir;
  • Ao tomar banho, retire a malha compressiva, entre no chuveiro e lave as áreas operadas com o sabão receitado. Lave cuidadosamente as feridas;
  • Tenha sempre uma toalha de rosto limpa separada para enxugar a área operada e uma toalha comum para enxugar o resto do corpo. Na área operada, seque-a comprimindo levemente o local e não esfregue. Coloque imediatamente a malha;
  • Após a retirada dos pontos, massageie as cicatrizes com o óleo prescrito e pelo tempo recomendado pelo médico.

Os pontos cirúrgicos são retirados entre sete e 10 dias após a lipoaspiração facial. O tempo de recuperação completa da cirurgia é de cerca de 30 dias e os resultados podem ser observados em seis meses.

Quais são os riscos da lipoaspiração facial?

Assim como todo procedimento cirúrgico, a lipoaspiração facial tem alguns riscos. Os principais são:

– Infecção;

– Assimetria da face;

– Alterações da pigmentação (hiper ou hipo);

– Diminuição de sensibilidade no local.

A lipoaspiração facial é uma técnica eficaz para quem quer melhorar o contorno do rosto praticamente sem cicatrizes. Para que o resultado desejado seja alcançado, o procedimento deve ser realizado por um profissional especializado e de confiança.

Quer saber mais sobre a lipoaspiração facial? Agende uma consulta com o Dr. Leandro Pellarin e tire todas as suas dúvidas.

 

Fontes:

Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP)

Dr. Leandro Pellarin

Sociedade Internacional de Cirurgia Plástica Estética (ISAPS)

Write a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Lipoaspiração facial - Mulher apertando com os dedos a região da papada

Lipoaspiração facial: quando realizar?

A lipoaspiração facial é recomendada para pacientes que não apresentam flacidez ou que a apresentem em grau leve Com …

Lifting de sobrancelhas - Médico fazendo marcação ao redor dos olhos da paciente

Lifting de sobrancelhas: Como é feito?

O lifting de sobrancelhas é uma opção segura e eficaz para rejuvenescer o olhar

Rinoplastia de Redução: Melhore sua autoestima

Procedimento é indicado para quem está insatisfeito com o formato do nariz e para corrigir anormalidades estruturais que …