Rejuvenescimento do rosto: Descubra os melhores tratamentos

Mulher depois de passar pelo rejuvenescimento do rosto

O rejuvenescimento do rosto pode ser promovido com tratamentos estéticos ou com cirurgia plástica. A primeira solução funciona como forma de minimizar os primeiros sinais do tempo, já plástica facial tem efeito mais efetivo e até duradouro.

Para que o paciente saiba o tratamento de rejuvenescimento do rosto que trará o resultado esperado é necessário consultar-se com um dermatologista e posteriormente com um cirurgião plástico.

Atualmente, as clínicas de cirurgia plástica contam com o auxílio de dermatologistas, biomédicos e esteticistas, tudo para prover o melhor atendimento aos seus pacientes. Logo, é fácil encontrar as mais variadas soluções em rejuvenescimento facial em um só lugar.

Para tornar o entendimento quanto aos tratamentos de rejuvenescimento do rosto disponíveis na atualidade, o Dr. Leandro Pellarin, membro titular da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP) e Sociedade Americana de Cirurgia Plástica, listou os protocolos para rejuvenescimento de maior efetividade na atualidade. Confira!

Prevenir é fundamental

O envelhecimento faz parte do ciclo da vida de qualquer pessoa. Entretanto, quando se adota cuidados básicos é possível retardar os efeitos do tempo.

O cuidado básico e fundamental de prevenção é simples: higienizar, hidratar e proteger do sol. Ter como hábito lavar o rosto, ao menos, duas vezes ao dia, usar um hidratante de acordo com a pele (mista, oleosa ou seca) e fazer uso diário do protetor solar com, no mínimo FPS 30, colaboram em ter uma aparência jovial.

A falta de tais cuidados colabora para que o envelhecimento ocorra de forma precoce, caso muito comum entre os brasileiros. Para se ter uma ideia, pesquisa promovida pelo Instituto de Cosmetologia e Ciências da Pele apontou que 72,5% da população não aplica o protetor solar diariamente.

Por mais que o hábito e as campanhas de conscientização tenham colaborado na melhoria da porcentagem da população que usa o cosmético, ele ainda não está na rotina de muitos.

Tratamentos preventivos são aliados

Hoje, a medicina estética indica protocolos preventivos ao envelhecimento facial. A toxina botulínica, conhecida como Botox®, peelings químicos e mecânicos, radiofrequência e o Laser CO₂  são bons aliados da pele saudável, em especial, aos pacientes que começam a apresentar os sinais mais expressivos do envelhecimento, que são:

  • Linhas de expressão;
  • Flacidez;
  • Perda de elasticidade;
  • Manchas e pequenas cicatrizes;

Esses tratamentos se enquadram no rejuvenescimento do rosto e promovem a melhora do aspecto da pele facial em poucas sessões. Exemplificando: o peeling químico promove a renovação da camada superficial da pele e estimula a produção de colágeno e elastina no processo de cicatrização pós-peeling.

Já o laser atua nas camadas mais fundas da pele e promove um rejuvenescimento do rosto de forma efetiva, tornando a pele mais lisa, diminuindo de forma substancial as rugas mais finas, em especial na testa e os tão odiados pés de galinha.

A flacidez tem sido combatida com a utilização da rádio frequência, sendo um dos protocolos de maior procura na atualidade. Entretanto, qualquer um desses tratamentos de rejuvenescimento da face deve ser indicado por um médico, seja ele dermatologista ou cirurgião plástico. A aplicação desses protocolos também deve ser feita por um desses profissionais, evitando assim que ocorra alguma reação adversa durante o tratamento.

Cuidados extras ajudam no rejuvenescimento facial

A alimentação correta e a hidratação são fatores importantes para manter a pele do rosto sempre jovem. Evitar o consumo de frituras, alimentos gordurosos e industrializados colaboram. Pessoas que têm por hábito o consumo de bebidas alcoólicas e são fumantes sofrem mais com o envelhecimento e devem, preferencialmente, abandonar os vícios.

O uso de dermocosméticos indicados por um profissional também agem de forma a melhorar o aspecto da pele, sendo considerada aquela ajuda extra na procura pela pele do rosto jovial.

Mulher faz preenchimento para atingir o rejuvenescimento do rosto
Imagem: Shutterstock

Cirurgia plástica de rejuvenescimento do rosto

O lifting facial é o protocolo cirúrgico indicado para o rejuvenescimento do rosto. A intervenção retira a camada de pele excedente e que está flácida e faz o reposicionamento da musculatura facial, promovendo um efeito restaurador nítido.

A ritidoplastia, como utilizado na termologia médica, é tida como uma cirurgia plástica de rejuvenescimento do rosto de média complexidade e indicada quando todos os protocolos acima mencionados não surtem mais o efeito desejado.

Ela não é para sempre, mas ajuda a melhorar a aparência do paciente, tirando, ao menos, 15 anos. Para que seu efeito seja o mais durador possível — uma vez que é impossível parar o efeito do envelhecimento — o paciente precisará ter cuidados mais assíduos com a pele do rosto e de preferência complementar a cirurgia com Botox® e procedimentos de preenchimento com ácido hialurônico.

Após a completa recuperação do lifting facial, o paciente pode procurar aconselhamento junto ao dermatologista e fazer protocolos que vão diminuindo a presença das linhas de expressão e sulcos na pele e que melhorem o seu viço, como os peelings.

Para conseguir o efeito desejado de qualquer um dos tratamentos de rejuvenescimento do rosto o paciente terá de mudar alguns hábitos, pois, caso o contrário todo o dinheiro investido será desperdiçado.

Fonte:

Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP);

Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD).

Write a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O que é Rinoplastia Funcional?

A rinoplastia funcional colabora na resolução de distúrbios respiratórios ocasionados pelo desvio de septo, hipertrofia …

Mulher depois de passar pelo rejuvenescimento do rosto

Rejuvenescimento do rosto: Descubra os melhores tratamentos

O rejuvenescimento do rosto pode ser promovido com tratamentos estéticos ou com cirurgia plástica. A primeira solução …

Uma possível paciente para uma cirurgia de papada

Cirurgia de Papada: Como Funciona o Procedimento?

A papada, popularmente conhecida como queixo duplo, tem solução. A indicação mais comum é a cirurgia de papada, entretanto, …