Nariz torto: existe cirurgia para corrigir esse problema?

Nariz torto: existe cirurgia para corrigir esse problema?

O nariz torto é uma ocorrência bastante comum e que causa insatisfação e, até mesmo, vergonha por parte da pessoa que sofre com a condição. Esse cenário pode levar a uma baixa autoestima, bullying, problemas de relacionamento e sociabilização, o que torna necessário reverter esse quadro.

Assim como outras imperfeições estéticas no nariz, o nariz torto também pode ser corrigido por meio de uma cirurgia plástica no nariz, conhecida como rinoplastia. O procedimento para correção dessa condição, no entanto, é bastante complexo, tornando a retificação do nariz um desafio mesmo para cirurgiões plásticos experientes.

A razão da dificuldade de corrigir o problema se deve a memória das estruturas nasais que tendem a voltar à posição anterior quando o procedimento não fortalece o suficiente as estruturas da região. Outro desafio refere-se a casos nos quais a assimetria facial é mais complexa, dificultando a delimitação de um plano médio para alinhamento das estruturas do nariz.

Ainda assim, a rinoplastia é o procedimento mais indicado para tratar o nariz torto. Conheça mais sobre a técnica a seguir.

Como é realizada a rinoplastia para correção do nariz torto?

A correção do nariz torto é realizada alinhando todas as estruturas nasais na linha média da face, o que proporciona simetria para todo o rosto. Para tal é necessário fazer o reposicionamento do osso nasal, cartilagem e septo. Normalmente, o que ocorre é que tanto as estruturas externas do nariz quanto as internas são tortas, dessa forma, além de corrigir a aparência nasal, melhorando a estética, o cirurgião plástico deve atentar-se também a correção das estruturas internas.

O desvio de septo, por exemplo, pode ocorrer nessas situações e limitar a respiração do paciente. Assim, a cirurgia deve ser tanto estética, quanto funcional, melhorando a capacidade respiratória. Quando o septo caudal é desviado, a ponta também pode ficar comprometida. Assim, além de reparar o posicionamento do septo é preciso recolocar o osso no ponto médio.

A rinoplastia para correção do nariz torto é frequentemente aberta, por proporcionar uma visão ampla de todas as estruturas que devem ser reposicionadas, incluindo ossos, septo e cartilagem. A cirurgia ainda pode ser usada para reificar o nariz e fazer diferentes alterações, como diminuir ou aumentar o dorso nasal e as asas, melhorar o aspecto da columela, mudar a projeção da ponta e outras.

O que pode causar o nariz torto?

O nariz torto pode ser de causa congênita, ou seja, a pessoa nasce com o nariz com esse aspecto. Uma vez que até os 15 anos o desenvolvimento do nariz continua, a acentuação pode mudar até essa idade, assim, podem demorar alguns anos para que se perceba que o nariz é de fato torto.

Outra forma de o nariz adquirir esse aspecto é por meio de traumas e pancadas na face. Quando o machucado não é tratado corretamente, o osso fraturado pode ficar deformado e exigir que durante a rinoplastia sejam feitas osteotomias (fraturas) para quebrar novamente o osso em pontos específicos e moldá-lo para que ele retome o formato desejado.

O nariz torto também pode surgir como consequência do consumo de drogas por via nasal, o que fragiliza as estruturas internas do nariz e pode deixá-lo pendente para um dos lados. Nesses casos deve-se realizar a cirurgia plástica apenas quando o uso da substância for cessado.

A cirurgia de rinoplastia, portanto, é uma importante aliada na correção do nariz torto, sendo fundamental contar com um cirurgião plástico de confiança e excelência para conduzir o procedimento dada a complexidade da alteração desejada.

Comments for this post are closed.
Quanto tempo leva para desinchar a rinoplastia

Quanto tempo leva para desinchar a rinoplastia

O inchaço da rinoplastia é uma das principais preocupações de quem se submete à cirurgia de correção nasal. De acordo …

Como funciona a cirurgia de Blefaroplastia?

Como funciona a cirurgia de Blefaroplastia?

A face é o primeiro local a apresentar os sinais do envelhecimento. Linhas de expressão, pés de galinha, bolsas abaixo …

Dúvidas sobre anestesia na lipoaspiração

Dúvidas sobre anestesia na lipoaspiração

A busca pelo corpo perfeito, sem gordura e mais curvilíneo faz com que a lipoaspiração seja uma das cirurgias plástica …