Entenda o que é ritidectomia (lifting facial)

Ritidectomia

O rejuvenescimento facial é o objetivo de muitos pacientes após a meia-idade. Mas apesar dos cuidados diários e tratamentos estéticos, alguns casos só apresentam os resultados satisfatórios quando é realizada a ritidectomia.

A ritidectomia é também chamada de lifting facial ou face lifting e consiste em uma cirurgia plástica para tratamento dos sinais do envelhecimento da pele da face.

Hoje, o procedimento vigora entre os mais procurados e é o que mais gera dúvidas aos pacientes. Saiba mais a seguir sobre a cirurgia de rejuvenescimento facial!

O que é ritidectomia?

A ritidectomia é uma técnica usada para o “levantamento” (lifting) da face. Dessa forma, é usada para combater e amenizar os principais sinais do envelhecimento da face e do pescoço. Algumas das insatisfações que podem ser corrigidas com o procedimento são:

  • Flacidez facial;
  • Linhas de expressão severas;
  • Vincos profundos na região das pálpebras inferiores, nariz e boca;
  • Sulco nasogeniano, também chamado de bigode chinês, e outros;
  • Depósitos de gordura na face;
  • Perda do tônus muscular que pode causar a papada;
  • Flacidez associada a depósitos de gordura.

Por se tratar de uma intervenção cirúrgica para amenizar sinais do envelhecimento, a técnica é recomendada para casos mais avançados, seja pelo paciente ter mais idade, ou ter maior propensão ao envelhecimento precoce.

Quais os tipos de face lifting?

A ritidectomia pode ser direcionada a diferentes necessidades do paciente, como focar no terço superior (olhos e testa), terço médio (nariz e bochechas) ou terço inferior (lábio e pescoço). Além dessas distinções, o lifting facial pode ser de diferentes tipos:

  • Minilifting: consiste em uma versão reduzida da ritidectomia, tendo o mesmo objetivo geral, mas sendo focada em uma área menor da face;
  • Lifting temporal: usada para “levantar” a região temporal, o que inclui o reposicionamento do supercílio e cauda da sobrancelha, o que combate o olhar cansado;
  • Lifting frontal: para tratamento das rugas da região da testa e da musculatura próxima, incluindo os pés de galinha;
  • Lifting frontal: semelhante à técnica tradicional, esse procedimento visa a amenização de rugas e flacidez tanto da face quanto do pescoço;
  • Lifting endoscópico: o objetivo dessa técnica é entregar os mesmos resultados do face lifting tradicional, mas com um trauma cirúrgico menor, o que reduz o pós-operatório e as cicatrizes.

A definição de qual técnica é a mais adequada depende de uma avaliação detalhada do cirurgião plástico que vai investigar as insatisfações do paciente, e verificar qual método atende melhor essas demandas.

Para quem o lifting facial é indicado?

O lifting facial é um procedimento estético e por essa razão é recomendado quando o paciente se sente infeliz e insatisfeito com a própria aparência. Ele é indicado para auxiliar na reconquista da autoestima e da satisfação pessoal.

Apesar de natural, o processo de envelhecimento pode ser mais severo com algumas pessoas por uma diversidade de fatores, como:

  • Tendências genéticas;
  • Exposição à radiação solar;
  • Ação de radicais livres;
  • Maus hábitos de vida, incluindo tabagismo e alcoolismo;
  • Maus hábitos alimentares;
  • Sedentarismo.

Assim, a ritidectomia é recomendada para combater sinais do envelhecimento que podem ser intensificados com esses hábitos prejudiciais, como os sulcos faciais, flacidez, rugas de expressão severas e perda do tônus muscular.

Como é feita a ritidectomia?

O primeiro passo é fazer a consulta pré-operatória com o cirurgião plástico para avaliar o quadro de saúde e as indicações do procedimento. Caso esteja tudo em ordem, a cirurgia é explicada detalhadamente pelo especialista.

É utilizada a anestesia local com sedação e, na ritidectomia tradicional, o especialista faz a incisão de orelha a orelha seguindo a linha do couro cabeludo.

Os tecidos são expostos e o especialista faz o reposicionamento das estruturas faciais, incluindo a remoção de gordura (ou distribuição dela) e da pele sobressalente. O especialista poderá fazer modificações musculares e da membrana para um melhor resultado.

Posteriormente, a incisão é fechada e é usada uma bandagem no local para evitar sangramentos e proteger o local do corte. A cirurgia tem duração entre 2 e 3 horas, de acordo com a técnica adotada, e a internação pode ser de até 24 horas.

Quais os cuidados no pós-operatório?

Para obter melhores resultados com a cirurgia de rejuvenescimento facial é importante que o paciente siga corretamente as indicações pós-operatórias, como:

  • Dormir de barriga para cima mantendo a cabeça mais elevada que o tronco;
  • Manter as bandagens colocadas pela equipe médica no local sem molhá-las;
  • Realizar sessões de drenagem linfática na face após 3 ou 4 dias da cirurgia;
  • Não usar cosméticos na primeira semana;
  • Evitar a exposição solar no início da recuperação e sempre usar protetor solar.

Com esses cuidados o paciente poderá observar o resultado em menos tempo e minimizará as chances de complicações.

Quais os benefícios e resultados da técnica?

Como principal benefício, o face lifting é que ele reduz os sinais de envelhecimento no rosto e pescoço, viabilizando uma face mais jovial, tonificada, firme e com volume e contorno adequados.

Os resultados da cirurgia de rejuvenescimento facial podem ser vistos em cerca de 6 meses, período necessário para que haja o assentamento das estruturas modificadas, cicatrização da incisão cirúrgica e redução do inchaço e edemas cirúrgicos.

A ritidectomia deve ser realizada por um cirurgião plástico de confiança e membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP) o que garante mais credibilidade à atuação, experiência e profissionalismo, influenciando tanto a segurança do paciente quanto os resultados obtidos.

Fontes:

Clínica Dr. Leandro Pellarin;

Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP);

International Society of Aesthetic Plastic Surgery (ISASP).

Write a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Efeitos do face lifting no rosto feminino

Face Lifting: Cirurgia de Rejuvenescimento Facial

Também chamado de lifting facial e ritidectomia, o face lifting é uma metodologia cirúrgica que promove o rejuvenescimento …

Mulher com marcações antes de realizar a ritidoplastia

Qual o preço da Ritidoplastia?

Também conhecida como lifting facial ou ritidectomia, a ritidoplastia é um procedimento cirúrgico que ameniza sinais de …

Lifting facial

Benefícios do lifting facial

Os brasileiros estão mais vaidosos. É isso que indica o crescimento de 25,2% na realização das cirurgias plásticas entre …