Para que serve a lipoaspiração?

Para que serve a lipoaspiração?

A procura pelo corpo perfeito faz com que milhares de pessoas recorram a prática de exercícios e à alimentação saudável. Entretanto, existem alguns pontos do corpo mais suscetíveis a acumular aquela gordurinha localizada, que por nada some. A forma eficaz de eliminar esse acúmulo de tecido adiposo é a lipoaspiração.

A eficácia da lipoaspiração só é possível com o auxílio de uma cânula acoplada a um aparelho de sucção em que o tecido adiposo (camada de gordura) é rompido e aspirado. Simplificando, ao atuar de forma subcutânea, a técnica quebra essa camada de gordura e a retira, tornando o local mais uniforme e livre do excesso de gordura.

Isso não significa que o paciente irá emagrecer após o procedimento, e sim, que a camada mais resistente de gordura é minimizada, tornando o contorno corporal mais definido, a barriga mais chapada, como popularmente definem a região livre de gordura excedente.

Tipos de lipoaspiração

Existem diversas denominações para as técnicas de lipoaspiração. Algumas delas são apenas comerciais, entretanto outras apresentam tecnologia avançada, permitindo um procedimento menos invasivo e bem mais eficaz. Os tipos de lipoaspiração são:

  • Lipoaspiração tradicional;
  • Lipoescultura;
  • Vibrolipoaspiração;
  • Lipoaspiração a laser;
  • Lipoaspiração ultrassônica.

O conceito técnico entre todas as técnicas é o mesmo: cânula capaz de sugar a gordura para fora do corpo. O que muda é a tecnologia desse equipamento de sucção. Na tradicional, o trabalho manual é que ditará o resultado da cirurgia plástica.

Com movimentos de vai e vem, o cirurgião plástico vai inserir a cânula nos locais com maior concentração de tecido adiposo e retirar esse excesso tonando o corpo mais curvilíneo. Essa técnica pode vir a ser complementada com a lipoescultura: a gordura retirada e enxertada em outros locais do corpo, o esculpindo.

A vibrolipoaspiração é feita com um aparelho de cânula vibratória. Essa vibração torna a quebra de gordura mais fácil, assim como o trabalho de aspirar esse tecido mais rápido. Diferente da lipoaspiração tradicional, essa técnica resulta em menos dor e incômodo no pós-operatório.

A lipoaspiração a laser é uma das técnicas ditas como avançada. A cânula conta com a emissão de um laser que “derrete” a gordura, permitindo que o cirurgião retire uma maior quantidade de tecido adiposo, tornando o resultado bem mais eficaz.

O conceito é o mesmo para a lipoaspiração ultrassônica, só que a cânula emite ultrassom para desmanchar essa gordura e tornar mais fácil a retirada da mesma. Nos dois últimos casos, a tecnologia faz com que o paciente tenha um pós-operatório bem menos complexo.

As duas técnicas acima mencionadas formam menos traumas e hematomas no corpo do paciente, assim como minimizam o sangramento durante a cirurgia plástica. Todas as técnicas mencionadas só podem ser realizadas por cirurgiões plásticos, pois é necessário estar em um centro cirúrgico, sedado e acompanhado por uma equipe multidisciplinar. A lipoaspiração pode até parecer simples, porém quando feita por pessoas despreparadas, pode resultar em perfurações em órgãos vitais, levando risco à vida do paciente.

Como já comentado, o procedimento não fará o paciente emagrecer, ele apenas vai retirar a gordura localizada excedente, sendo que esse paciente, para manter a forma adquirida depois da lipo, deve melhorar seus hábitos alimentares, assim como praticar exercícios, já que a gordura pode retornar.

Um estigma relacionado a essa técnica cirúrgica é que ela emagrecerá o paciente, e muitos chegam a engordar antes de entrar no centro cirúrgico. Esse é o maior erro desse paciente, uma vez que, quanto mais dentro do peso ideal ele estiver, mais efetivos serão os resultados da cirurgia plástica.

Por vezes é até indicado que esse paciente perca um pouco de peso. Assim como qualquer cirurgia plástica, a lipoaspiração não faz milagre, é necessário que o paciente se cuide após a plástica. Caso contrário, tudo que o incomodava vai retornar, e por vezes, pode vir bem pior.

 

Comments for this post are closed.
Cicatriz da abdominoplastia: Cirurgião examinando uma mulher

Como fica a cicatriz da abdominoplastia?

É comum que os pacientes tenham dúvida em relação à cicatriz da abdominoplastia. Por se tratar de um procedimento de …

Recuperação da blefaroplastia: Mulher se preparando para cirurgia

Como é a recuperação da blefaroplastia?

A recuperação da blefaroplastia é tida como simples, basta o paciente seguir as orientações do pós-operatório que …

Tudo sobre Lipo de Papada

A lipo de papada é um tratamento muito procurado pelos pacientes que desejam melhorar o contorno do rosto, deixando-o mais …