Conheça quais são os tipos de rinoplastia

Conheça quais são os tipos de rinoplastia

A cirurgia plástica do nariz possibilita alterar quase todos os aspectos estéticos e funcionais que possam incomodar o paciente. Ao procurar um cirurgião plástico para conduzir esse procedimento deve-se saber que existem diferentes tipos de rinoplastia.

Os tipos de rinoplastia estão associados aos objetivos de realizar a intervenção, sendo assim, diferentes expectativas com a cirurgia exigem condutas específicas do cirurgião plástico de forma a realizar a técnica mais conveniente para solucionar a demanda do paciente.

Conheça a seguir quais são os tipos de rinoplastia existentes e para que cada uma delas é realizada.

Quais os tipos de rinoplastia?

Pode-se dividir os tipos de rinoplastia em cinco modalidades que, por sua vez, também possibilitam subdivisões. Os tipos mais recorrentes de cirurgia plástica do nariz são:

Rinoplastia estética

A modalidade mais comum a ser procurada pelos pacientes é a rinoplastia estética que é usada para alterar a aparência do nariz. Qualquer insatisfação com o nariz pode ser atendida com esse tipo de técnica que possui diferentes subdivisões, como:

  • redutora: procedimentos realizados com o objetivo de reduzir o tamanho do nariz são conhecidos como rinoplastia de redução;
  • aumento: também podem ser realizados procedimentos para aumentar o tamanho do nariz, principalmente em casos nos quais ele tem uma aparência de afundamento;
  • dorso nasal: tanto a redução como aumento do dorso nasal também são tipos possíveis de rinoplastia;
  • columela: a columela, fenda que divide as narinas, também pode ser foco de insatisfação por parte do paciente e ser alterada em uma rinoplastia estética.

Esses procedimentos podem ser reunidos em uma única cirurgia, assim, é possível alterar o tamanho das asas nasais ao mesmo tempo em que corrigi uma imperfeição na columela, por exemplo.

Rinoplastia funcional

A rinoplastia funcional refere-se ao procedimento que além de cumprir uma demanda estética do paciente, também é responsável por alterações funcionais na estrutura nasal como, por exemplo, quando a rinoplastia é associada à septoplastia (cirurgia de correção do desvio de septo) ou a correção de hipertrofia dos cornetos.

Indica-se que quando um paciente tenha vontade de realizar a rinoplastia e sofra com distúrbios respiratórios devido questões anatômicas do nariz, essas cirurgias sejam realizadas conjuntamente.

Rinoplastia étnica

A rinoplastia étnica é aquela realizada em pessoas insatisfeitas com traços étnicos presentes no formato do nariz, por exemplo, quando as asas nasais são abertas ou grandes e também quando a projeção da ponta do nariz é caída. Existem diversas técnicas que podem ser usadas para corrigir essas insatisfações preservando sempre o caráter harmônico da face.

Rinoplastia secundária

Esse tipo de rinoplastia também pode ser chamado de cirurgia de correção ou revisão, pois refere-se a pacientes que já foram submetidos a uma ou mais rinoplastias, mas não obteve o resultado desejado. Assim, o interessado passa novamente pela cirurgia plástica do nariz com o objetivo de alcançar à estética ou funcionalidade desejadas.

Rinoplastia pós-traumática

A chamada rinoplastia pós-traumática ou reconstrutiva refere-se ao procedimento feito em pacientes que sofreram algum tipo de trauma facial que impactou o formato ou funcionalidade do nariz, provocando deformidades ou prejuízo na respiração. Nesse tipo de procedimento é bastante comum precisar de enxertos de cartilagem e pele do próprio paciente.

Assim, existem diferentes tipos de rinoplastia que podem ser realizados pelo cirurgião plástico considerando as necessidades e desejos do paciente com essa cirurgia. O profissional ainda vai definir qual conduta adotar, se a rinoplastia fechada, realizada com incisões apenas internas no nariz, ou a rinoplastia aberta, que proporciona mais visibilidade da área operada e conta com incisões na parte externa do nariz.

Comments for this post are closed.
Efeitos do lifting facial em uma paciente

Tudo sobre Lifting Facial

Lifting facial ou ritidectomia é a cirurgia plástica de rejuvenescimento da face. A metodologia cirúrgica é capaz de …

Médico avalia os benefícios da rinoplastia em uma paciente

Quais os benefícios da rinoplastia?

A melhora na estética facial é apenas um dos vários benefícios da rinoplastia. Este procedimento, popularmente conhecido …

Paciente com as marcações para a cirurgia de lipoaspiração

Tudo sobre a cirurgia de lipoaspiração

O objetivo de manter um corpo mais escultural e livre das gorduras localizadas é o que motiva muitas pessoas a buscarem …