Qual o preço da Ritidoplastia?

Mulher com marcações antes de realizar a ritidoplastia

Também conhecida como lifting facial ou ritidectomia, a ritidoplastia é um procedimento cirúrgico que ameniza sinais de envelhecimento facial, tais como rugas e marcas de expressão. Embora esta seja uma das cirurgias mais procuradas nos consultórios especializados em cirurgia plástica, ainda há muitas dúvidas que giram em torno do preço da ritidoplastia, como é feita e qual sua indicação.

O face lifting é um procedimento muito procurado por pessoas que desejam rejuvenescer, sendo indicado para pessoas que apresentam acentuado envelhecimento da face e se sentem desconfortáveis com isso. Para quem pergunta o preço da ritidoplastia, portanto, vale dizer que este é um valor bastante variável, assim como o processo de envelhecimento é diferente de uma pessoa para outra.

Ritidoplastia: o que é e como é feita?

A ritidoplastia consiste na remoção cirúrgica da flacidez e reposicionamento da musculatura que se movimentou com o passar dos anos, resultando na diminuição significativa das rugas e linhas de expressão. O procedimento de rejuvenescimento facial pode durar até 3 horas, geralmente é feito com anestesia local e proporciona um resultado bastante natural, com cicatriz pouco perceptível.

Na ritidoplastia tradicional, é feita uma incisão na região da têmpora, a partir da qual o cirurgião ajusta a musculatura e posteriormente retira a pele excedente. As cicatrizes ficam escondidas na linha do cabelo e seguindo o contorno da orelha.

Como saber o preço da ritidoplastia?

De acordo com a resolução de número 1.974/2011 do Conselho Federal de Medicina (CFM), que estabelece as normas a respeito da publicidade médica, é proibido divulgar preços de procedimentos em redes sociais, e-mails ou qualquer meio de comunicação. A mesma regra vale para as formas de pagamento disponíveis e eventuais descontos e/ou opções de parcelamento.

Profissionais que quebram esta determinação estão sujeitos a penalizações, por isso, o preço da ritidoplastia só pode ser informado dentro de um consultório. Deve-se ter em mente, porém, que os valores podem variar de acordo com fatores como os custos hospitalares, a dimensão das alterações estéticas a serem realizadas e a técnica cirúrgica adotada.

Mais do que o valor em números, o ideal é que o paciente leve em consideração os benefícios que serão alcançados por meio do lifting facial e as possíveis inconveniências associadas à operação. Nesse sentido, o preço da ritidoplastia também inclui medidas preparatórias, riscos, atenção com o período pós-cirúrgico e a adoção de uma rotina de cuidados com a pele.

Complicações e cuidados pós-cirúrgicos

As complicações da ritidoplastia são raras, mas podem ocorrer assim como em qualquer outro tipo de cirurgia. Além do surgimento de hematomas, inchaço e dor na região — que são reações esperadas —, podem ocorrer problemas menos comuns como:

  • Infecção;
  • Sensibilidade;
  • Alteração motora;
  • Inflamação nos pontos;
  • Alteração visual.

Para minimizar ainda mais as chances de que essas complicações ocorram, é necessário seguir cuidadosamente as recomendações fornecidas pelo cirurgião. O tempo médio de recuperação é de 8 a 12 dias, sendo recomendado repouso absoluto na primeira semana após a ritidoplastia — período em que deve fazer compressas geladas nos olhos e evitar se deitar de lado.

Além disso, é essencial que todos os remédios que foram receitados pelo cirurgião plástico sejam tomados de maneira correta, e a presença nas consultas de retorno também deve ser devidamente respeitada. Por fim, vale lembrar que o lifting facial não impede que o envelhecimento continue acontecendo e, para minimizar seus efeitos após a ritidoplastia, é indicado adotar hábitos saudáveis que incluem:

  • Não fumar;
  • Não consumir bebidas alcoólicas;
  • Manter-se hidratado;
  • Adotar uma dieta equilibrada;
  • Passar protetor solar;
  • Exercitar-se.

Para ter mais informações sobre o procedimento e descobrir o preço da ritidoplastia, entre em contato conosco e agende uma consulta com um especialista.

Fontes:

Clínica de Cirurgia Plástica Dr. Leandro Pellarin;

Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP).

Antes e depois da rinoplastia: tire suas dúvidas sobre a cirurgia

Cuidados antes e depois da Rinoplastia

A atenção à rinoplastia antes e depois é fundamental para obter melhores resultados com esse procedimento estético muito …

Rinoplastia Masculina - Saiba mais sobre essa cirurgia plástica procurada por homens

Saiba mais sobre a Rinoplastia Masculina

A cirurgia plástica do nariz é o segundo procedimento estético mais realizado pelos homens no Brasil, demonstrando o quanto …

Rosto feminino com marcas de rejuvenescimento

Cirurgia de Facelifting: Principais dúvidas

A cirurgia de facelifting, também chamada de lifting facial ou ritidoplastia é um dos procedimentos estéticos mais buscados …