Quanto tempo leva para desinchar a rinoplastia

Quanto tempo leva para desinchar a rinoplastia

O inchaço da rinoplastia é uma das principais preocupações de quem se submete à cirurgia de correção nasal. De acordo com a Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP), a rinoplastia é um dos procedimentos estéticos mais procurados por homens e mulheres de diversas faixas etárias.

Se você tem interesse em fazer a cirurgia ou já fez e está procurando respostas, o Dr. Leandro Pellarin, estudioso em técnicas de rinoplastia, listou as principais informações que você precisa saber sobre as causas do inchaço da rinoplastia e o seu processo de recuperação. Confira!

Rinoplastia: tudo o que você precisa saber sobre o procedimento cirúrgico

A rinoplastia é uma cirurgia plástica bastante procurada por pessoas que querem corrigir incômodos estéticos naturais ou deformidades ocasionadas por traumas no nariz. A correção plástica das narinas é usada como forma de melhorar a insatisfação estética do paciente, modelando a região de diversas formas:

  • Afinando a ponta do nariz ou as asas nasais;
  • Mudando o tamanho do nariz;
  • Mudando o formato do nariz;
  • Realinhando o ângulo do nariz;
  • Diminuindo o “calo” do nariz (giba óssea);
  • Corrigindo danos nasais como o desvio de septo nasal.

A cirurgia de rinoplastia pode ser feita de duas formas com técnicas distintas, que variam de acordo com a necessidade do paciente e a indicação do médico.

  • Rinoplastia aberta (exorrinoplastias): Essa técnica costuma ser mais indicada para pacientes que vão modelar e fazer grandes alterações na região da ponta do nariz. Nesse procedimento, são feitas pequenas incisões na parte interna de cada uma das narinas e na columela (região da base do nariz), fazendo com que o médico tenha acesso ao osso e à cartilagem e consiga examinar com mais cuidado toda a estrutura nasal do paciente, obtendo assim, um resultado cirúrgico mais satisfatório.

O tempo médio dessa cirurgia é de 2 horas.

  • Rinoplastia fechada (endonasal): Na rinoplastia fechada o cirurgião plástico não realiza o “levantamento” da base inferior do nariz, ou seja, o procedimento é feito sem a visão do médico na estrutura nasal. Uma das vantagens dessa técnica é que o paciente se recupera mais rápido do inchaço da rinoplastia e adquire uma aparência mais natural no nariz.

O tempo médio dessa cirurgia é de 2 horas.

Os resultados da rinoplastia começam a ser vistos nos primeiros 30 dias após a realização da cirurgia. É importante que o paciente siga as orientações médicas e mantenha os devidos  cuidados com a região do nariz, para ter resultados mais rápidos e satisfatórios.

Fatos sobre o inchaço da rinoplastia

 Uma das principais dúvidas que surgem nos pacientes que vão realizar o procedimento cirúrgico de correção nasal gira em torno da preocupação com o inchaço da rinoplastia em seu pós-operatório e sua recuperação.  

 O inchaço após a rinoplastia é causado por diversos fatores:

    • O nariz é um dos lugares mais sensíveis do corpo;
    • É a região que mais demora para desinchar e cicatrizar por conta de sua sensibilidade;
    • A reabsorção do edema no nariz se dá de forma lenta;
    • É uma cirurgia delicada.

O fundamental é que o paciente tenha paciência e siga as recomendações médicas prescritas pelo cirurgião plástico. O inchaço da rinoplastia é uma resposta natural do corpo e passa por algumas etapas:

  • Nos 3 primeiros dias: o paciente terá um inchaço significativo na região do nariz
  • Nos primeiros 7 dias: o inchaço da rinoplastia vai diminuindo gradativamente e o curativo é retirado no consultório médico após uma semana da realização da cirurgia.
  • Nas duas primeiras semanas: o inchaço após a rinoplastia vai diminuindo e a melhora vai ficando cada vez mais perceptível. O paciente vai voltando, aos poucos, à sua rotina normal de trabalho ou estudo.
  • Nos primeiros meses após a cirurgia: o inchaço da rinoplastia vai estar praticamente imperceptível aos olhos do paciente e de outras pessoas.
  • Nos próximos 90 a 120 dias: cerca de 80% do inchaço estará eliminado e o nariz começa a tomar a sua nova forma. Nessa etapa continua sendo fundamental que o paciente continue tomando os devidos cuidados com a região e tenha acompanhamento médico.

Como aliviar o inchaço da rinoplastia  no pós-operatório?

Abaixo, o Dr. Pellarin evidenciou alguns cuidados que se tornam essenciais e podem ajudar a aliviar o inchaço após a rinoplastia e auxiliar na boa recuperação do paciente que se submeteu ao procedimento da cirurgia nasal.

  1.  Seguir corretamente as recomendações prescritas pelo médico.
  2. Ter uma boa alimentação.
  3. Ficar de repouso relativo durante uma semana.
  4. Evitar atividades que demandam esforços físicos.
  5. Evitar exposição ao sol, vento e friagem.
  6. Fazer compressas frias para diminuir o inchaço da rinoplastia.
  7. Realizar sessões de drenagem linfática.
  8. Higienizar bem as mãos antes de lavar o rosto.
  9. Cuidar bem dos curativos.
  10. Lavar as narinas com soro fisiológico.
  11. Manter a cabeça alta durante o sono e o dia a dia.
  12. Utilização de anti-inflamatórios e analgésicos para auxiliar no alívio das dores e inchaço da rinoplastia.

 

Write a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Médico avalia os benefícios da rinoplastia em uma paciente

Quais os benefícios da rinoplastia?

A melhora na estética facial é apenas um dos vários benefícios da rinoplastia. Este procedimento, popularmente conhecido …

Paciente com as marcações para a cirurgia de lipoaspiração

Tudo sobre a cirurgia de lipoaspiração

O objetivo de manter um corpo mais escultural e livre das gorduras localizadas é o que motiva muitas pessoas a buscarem …

Paciente em avaliação médica para cirurgia de abdominoplastia

Cirurgia de abdominoplastia

A cirurgia de abdominoplastia é uma técnica cada vez mais procurada por homens e mulheres que desejam um desenho corporal …