Como é a recuperação da rinoplastia?

Como é a recuperação da rinoplastia?

A cirurgia plástica do nariz está entre os procedimentos estéticos mais realizados pelos brasileiros. O alto índice de sucesso motiva que mais pessoas tenham interesse em realizá-la, no entanto, é importante conhecer como funciona a recuperação da rinoplastia antes de se submeter à técnica.

Como em outros tipos de cirurgia, o surgimento de edemas e hematomas é normal, não sendo possível evitar que tais sinais apareçam. Ainda assim é importante que o paciente conheça como é a recuperação da rinoplastia para melhorar o resultado obtido e ter um repouso mais adequado.

Recuperação da rinoplastia: o que fazer?

Inicialmente é preciso entender que todas as indicações devem ser feitas pelo cirurgião responsável, pois ele conhece as particularidades do caso e saberá qual deve ser a intensidade dos sintomas devido ao tipo de intervenção realizada. Por exemplo, os edemas e inchaço são mais proeminentes em pessoas com pele grossa e que tiveram que fazer uma fratura no osso nasal para alcançar os objetivos desejados.

Assim, pode haver algumas diferenças no tempo de recuperação dependendo da intensidade das mudanças realizadas. Logo após a cirurgia o médico vai colocar um curativo com micropores e uma tala, para que a recuperação ocorra na posição adequada. Esse primeiro cuidado deve ser mantido por uma semana até que o paciente passe por uma nova avaliação e possa substituir a tala por um curativo simples que pode ser necessário por mais uma semana.

Muitos pacientes já são conscientes de que a recuperação da rinoplastia envolve o inchaço da região o que pode dificultar a respiração enquanto o edema não diminuir. Existem várias situações que podem surgir na recuperação da rinoplastia, como:

  • aumento da congestão nasal, com maior dificuldade para respirar e para sentir cheiros, obtendo uma melhora desses sinais aos poucos até que eles desapareçam por completo em cerca de 3 meses;
  • edemas e inchaços são comuns e podem demorar alguns meses até que tenham a remissão completa;
  • dormência, principalmente na ponta do nariz, que pode continuar por alguns meses;
  • redução da mobilidade do nariz, principalmente em casos de rinoplastia estruturada;
  • sangramentos leves nos dois primeiros dias podem ocorrer, entretanto, se aumentar a hemorragia é preciso contatar o médico rapidamente;
  • inchaço no lábio superior pode ocorrer em alguns tipos de rinoplastias.

Esses sintomas são comuns durante a recuperação da rinoplastia, sendo importante que o paciente converse com o cirurgião plástico sobre formas de minimizar essas ocorrências. Normalmente o médico prescreve anti-inflamatórios e analgésicos que eliminam as dores. Fazer compressas frias também pode ajudar a reduzir o inchaço. Em alguns casos o médico pode indicar a realização de drenagem linfática facial para diminuir os edemas e hematomas, proporcionando uma recuperação mais rápida.

Quanto tempo demora para retomar as atividades após a rinoplastia?

Uma das principais preocupações de pacientes interessados em realizar a rinoplastia é sobre o tempo necessário para retomar as atividades cotidianas. Normalmente, após quatro dias da realização da cirurgia o paciente já deve se sentir mais disposto, entretanto, o retorno às atividades deve demorar um pouco mais para evitar prejuízo na recuperação. Veja quanto tempo esperar:

  • o retorno ao trabalho deve esperar, ao menos, uma semana após a realização da rinoplastia, pois os pontos já terão sido tirados e os hematomas estarão mais discretos;
  • as atividades físicas leves, como caminhada, podem ser retomadas após um mês, em média, e as mais pesadas, como musculação, podem ser feitas após o segundo mês. No entanto, é sempre necessário contar com a liberação do médico responsável;
  • o uso de óculos, devido ao peso que faz sobre a estrutura nasal, deve aguardar cerca de 30 dias após a rinoplastia, pois pode provocar deformidades durante a recuperação.

Lembre-se que o uso de protetor solar e menor exposição ao sol são imprescindíveis para reduzir o inchaço e também para que a pele não fique manchada.

Com esses cuidados a recuperação da rinoplastia poderá ser mais tranquila e proporcionar um resultado mais satisfatório para o paciente. Portanto, sempre siga as indicações do seu médico!

Comments for this post are closed.
Paciente com as marcações para a cirurgia de lipoaspiração

Tudo sobre a cirurgia de lipoaspiração

O objetivo de manter um corpo mais escultural e livre das gorduras localizadas é o que motiva muitas pessoas a buscarem …

Paciente em avaliação médica para cirurgia de abdominoplastia

Cirurgia de abdominoplastia

A cirurgia de abdominoplastia é uma técnica cada vez mais procurada por homens e mulheres que desejam um desenho corporal …

Mulher medindo os seios após mamoplastia

Tudo sobre mamoplastia

Mamoplastia consiste em toda cirurgia plástica responsável por modificar o formato das mamas. Essa cirurgia tem o objetivo …