Início »
A rinoplastia corrige imperfeições no nariz, tanto estéticas quanto relacionadas à funcionalidade respiratória.
Para entender o que é rinoplastia, é necessário saber quais são os objetivos dessa intervenção: o procedimento tem por objetivo a correção de aspectos estéticos do nariz, proporcionando a melhora em sua aparência e proporção, realçando a harmonia facial do paciente. A cirurgia também consegue corrigir problemas funcionais que podem acometer o paciente.
A cirurgia plástica de nariz pode ser feita em pacientes a partir dos 15 anos, já que nesta idade o desenvolvimento facial está completo.
o que é rinoplastia estética?
A rinoplastia estética tem por objetivo realizar correções na aparência do nariz do paciente, devolvendo sua autoestima e confiança. Dentre as melhorias que o procedimento pode oferecer, estão:
- Redução do tamanho da saliência nasal;
- Asas nasais mais finas;
- Aumento ou diminuição do tamanho do nariz;
- Melhora na projeção da ponta do nariz;
- Obtenção de uma estrutura nasal mais fina e delicada;
- Harmonização do nariz com o restante da face;
- Melhora no aspecto da columela (faixa de tecido que separa as duas narinas).
Para quem deseja entender o que é rinoplastia e quando ela é indicada, podemos afirmar que o embelezamento facial é um dos motivos principais na realização da cirurgia de nariz. Mas é importante ressaltar que o procedimento também pode auxiliar na melhoria da saúde dos pacientes.
o que é rinoplastia funcional?
Chamamos de rinoplastia funcional o procedimento indicado para casos nos quais o paciente sofre com males de saúde oriundos da estrutura do nariz. São eles:
Desvio de septo expressivo, que cause prejuízos à respiração do paciente;
Hipertrofia dos cornetos, também conhecida como carne esponjosa, causadora dos mais diversos problemas respiratórios.
Quando o objetivo é reverter o desvio de septo, pode-se aproveitar o procedimento e também mudar aspectos estéticos do nariz. Nesses casos, a técnica é chamada de rinosseptoplastia.
como é realizada a rinoplastia?
Na primeira consulta, o cirurgião irá considerar a aparência e anatomia do nariz do paciente, a fim de determinar se é possível atender aos desejos por ele manifestados. É fundamental que, nessa avaliação, o paciente entenda o que é rinoplastia e o que ela pode fazer, de modo a alinhar suas expectativas à realidade que pode ser alcançada por meio do procedimento.
Após a consulta, o cirurgião plástico irá pedir exames que constatem as condições de saúde do paciente, bem como sobre a estrutura interna do nariz que será tratado. Realizados os exames, o próximo passo é o agendamento da cirurgia.
No procedimento, o cirurgião realizará incisões que permitem erguer a pele da cartilagem e do osso do nariz, fazendo as alterações necessárias.
As incisões podem ser fechadas através do uso de splints, bandagens ou steri-strips, que proporcionam maior sustentação e estabilidade para a estrutura, além de auxiliar no processo de cicatrização.
A rinoplastia leva em torno de duas horas. É feita no paciente sob o uso de anestesia geral ou sedação intravenosa junto de anestesia local.
pós-operatório da rinoplastia
Ainda que nos 30 primeiros dias o paciente possa ver algumas alterações significativas, os resultados definitivos da rinoplastia podem levar de alguns meses a até um ano para serem totalmente visíveis. Nas primeiras semanas do pós-operatório é comum que surjam inchaços e edemas causados pela intervenção efetuada na região, em especial quando é realizada a fratura do osso nasal.
Durante esse período, o paciente deve manter repouso absoluto. Pode ser necessário o uso de medicamentos para o alívio dos desconfortos, que devem ser prescritos pelo cirurgião.
Durante o processo de recuperação, o paciente deve realizar todos os cuidados necessários — como repouso, evitar o uso de óculos, a prática de exercícios e exposição solar — além de comparecer em todas as consultas de retorno após o procedimento. É importante ressaltar que o pré-operatório é fundamental para que a cicatrização ocorra corretamente e as alterações sejam satisfatórias para o paciente.