Início »
É muito comum as dúvidas acerca da ritidoplastia, cirurgia de rejuvenescimento facial. Veja algumas delas respondidas pelo cirurgião plástico Dr. Leandro Pellarin.
A procura por uma aparência sempre jovial faz com que os números de cirurgias plásticas, em especial as faciais, tenham aumento exponencial a cada ano. Uma delas é a de rejuvenescimento, sendo comum a pergunta no consultório: o que fazer antes e depois da ritidoplastia?
Tais questionamentos sobre o antes e depois da ritidoplastia tem relação aos cuidados, sendo o primeiro e o de maior importância, realizar todos os exames pré-operatórios. Esta medida colabora na minimização de riscos em centro cirúrgico, assim como no período de recuperação. Os exames e cuidados antes da ritidoplastia são:
- Consulta com cirurgião plástico;
- Hemograma completo;
- Exames cardíacos;
- Demais análises laboratoriais solicitadas pelo cirurgião;
- Parar de fumar;
- Suspender medicamentos anticoagulantes;
- Não usar cremes faciais na véspera do procedimento;
- Fazer jejum alimentar de oito horas – pelo menos;
- Não utilizar maquiagens no dia da cirurgia;
- Suspender o uso de medicamentos, conforme orientação do cirurgião.
como é feita a ritidoplastia?
Em centro cirúrgico e com o paciente sob anestesia geral e sedação, é feita uma incisão (corte) na parte posterior da orelha direita até a parte posterior da orelha esquerda. O cirurgião removerá a pele flácida excedente, reposicionará as musculaturas faciais e fará a sutura, esticando a pele de forma a deixar o rosto levemente tensionado.
Atualmente, quanto mais natural o resultado, melhor ele é. Tanto que os cirurgiões plásticos têm sido conservadores na remoção de pele para tornar as mudanças sutis e não extremamente evidentes.
O paciente fica em observação por, no máximo, 24 horas. Depois tem alta hospitalar e deve fazer os cuidados indicados pelo cirurgião em casa.
cuidados após o lifting facial
Devido à complexidade da ritidoplastia, também denominada de lifting facial, é imprescindível que o paciente tenha cuidados específicos no pós-operatório.
Com a incisão de uma ponta a outra da orelha, a sutura tem tamanho proporcional e deve ser o ponto de atenção no pós-operatório. É importante a correta higienização, assim como a consulta de retorno com o cirurgião plástico – sete dias após o procedimento.
O cirurgião indicará os produtos que podem ser usados no pós-operatório, assim como uma lista de recomendações. Vamos a ela:
- Não se expor ao sol por 30 dias. Se o fizer, use chapéu ou boné;
- Suspender a prática de exercícios físicos durante um mês;
- Tomar os remédios prescritos pelo médico;
- Abrir mão do uso de cosméticos faciais nos primeiros 15 dias;
- Usar máscara para lifting facial por três semanas;
- Não encostar a lateral do rosto no travesseiro, por, pelo menos, 3 dias;
- Dormir com a cabeceira da cama elevada nas primeiras 72 horas;
- Utilizar compressas geladas para aliviar os edemas;
- Fazer, ao menos, cinco sessões de drenagem linfática com um profissional especializado em recuperação e pós-cirurgia.
Todos esses cuidados, somados a outros tratamentos depois da cirurgia vão colaborar para que o resultado da ritidoplastia seja mais efetivo e duradouro.
resultado: antes e depois da ritidoplastia
O questionamento mais comum é sobre os resultados da cirurgia, ou seja, o antes e depois da ritidoplastia. Antes do procedimento o paciente tem o rosto de aparência cansada, com pálpebras caídas, pés de galinha e bigode chinês acentuados, assim como flacidez evidente na face.
Após o procedimento, passado o inchaço, já é possível ver um rosto de aparência mais jovem, descansado, com menos linhas e marcas de expressão. É importante mencionar ainda a melhora da autoestima do paciente ao se olhar no espelho e se ver “mais novo”.
É muito comum pacientes se surpreenderem com o antes e depois da ritidoplastia. Logo, se quiser rejuvenescer, agende uma consulta com o cirurgião plástico Dr. Leandro Pellarin e veja se a ritidoplastia é o procedimento indicado ao seu caso.
Fontes:
Dr. Leandro Pellarin
Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP)