Início »
O rejuvenescimento facial é o objetivo de muitas pessoas que buscam por cirurgias plásticas, sendo que esses tratamentos oferecem resultados satisfatórios e definitivos. Esses são tipos de procedimentos que se distinguem dos cuidados domésticos e dos tratamentos estéticos não-invasivos, como a aplicação de toxina botulínica.
Existem diferentes cirurgias plásticas que podem ser realizadas se o objetivo é o rejuvenescimento facial, sendo essencial a avaliação de um cirurgião plástico para recomendar a conduta mais adequada e alinhada aos objetivos do paciente.
A seguir, conheça três cirurgias plásticas recomendadas para o rejuvenescimento do rosto.
rejuvenescimento facial: quais cirurgias podem ser feitas?
Ritidoplastia: rejuvenescimento facial completo
A ritidoplastia, conhecida também como lifting facial ou facelift, é a principal cirurgia plástica destinada ao rejuvenescimento facial. Isso é feito por meio da remoção do excesso de flacidez, rugas e sulcos na pele.
Por promover um grande rejuvenescimento da face, a ritidoplastia é recomendada para pacientes com sinais mais avançados da idade e pode ser direcionada a diferentes partes do rosto que incomodem mais — como o terço superior, médio ou inferior, além de poder incluir a flacidez do pescoço.
A técnica usada no lifting para rejuvenescimento facial dependerá da insatisfação do paciente somada à avaliação especializada, mas geralmente os resultados incluem:
- Diminuição da flacidez no terço médio da face (abaixo dos olhos até a dobra nasolabial);
- Melhora do tônus muscular no terço inferior (subnasal até o pescoço);
- Melhora dos sulcos nasogenianos;
- Eliminação do excesso de gordura e pele da face;
- Suavização de vincos na região dos olhos.
Portanto, a ritidoplastia é a cirurgia plástica mais completa e recomendada quando o objetivo é o rejuvenescimento facial, uma vez que traz um resultado mais completo para diferentes insatisfações que o paciente possa ter.
Blefaroplastia – rejuvenescimento da face e pálpebras
A blefaroplastia também pode ser recomendada como opção para rejuvenescimento da face. Essa cirurgia plástica visa a correção estética — ou mesmo funcional, em alguns casos — das pálpebras.
Devido à centralidade da região dos olhos na estética e harmonia facial, em muitos casos o procedimento resulta em uma aparência mais jovial. A blefaroplastia é recomendada para:
- Insatisfações como excesso de pele ou flacidez nas pálpebras;
- Ptose, que consiste na queda da pálpebra por motivações musculares;
- Pseudoptose palpebral, a qual é a queda da pálpebra em função do excesso de pele;
- Bolsas de gordura na pálpebra inferior.
Durante essa cirurgia plástica, o especialista ainda pode remover os xantelasmas, pequenas bolsas de colesterol que se formam na pálpebra.
Por tais indicações, a blefaroplastia consegue proporcionar um olhar mais jovial ao paciente, o que se reflete no rejuvenescimento da face.
No procedimento, é realizada uma incisão cirúrgica na dobra natural da pálpebra pela qual pode ser removido o excesso de gordura e de pele. Essa opção garante uma cicatriz discreta e quase imperceptível.
Lipoaspiração da papada – rejuvenescimento do rosto e contorno
Apesar de não ser uma cirurgia clássica de rejuvenescimento facial, em alguns casos a lipoaspiração da papada pode proporcionar resultados satisfatórios para esse fim.
Ela é recomendada para pacientes nos quais a aparência envelhecida se deve ao acúmulo de gordura abaixo do queixo e também à falta de um contorno facial mais delimitado.
Nesses casos, a lipoaspiração pode ser realizada para remover o depósito de gordura e promover uma melhor definição do contorno facial, proporcionando uma estética mais harmônica e jovial à face.
A lipo de papada é realizada a partir de pequenas incisões pelas quais são inseridas uma solução de Klein — soro fisiológico e adrenalina — para controlar o sangramento e facilitar a remoção das células adiposas por sucção pelas cânulas usadas na técnica.
A escolha da cirurgia plástica para rejuvenescimento facial é essencial para um resultado mais satisfatório, de forma que a técnica alcance as expectativas do paciente, mas entregando um resultado natural e harmônico.
Fontes:
Clínica de Cirurgia Plástica Dr. Leandro Pellarin;
Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP).