Início »
Os meses de frio oferecem benefícios em comparação com os meses quentes, permitindo uma recuperação mais confortável.
Realizar a cirurgia plástica durante o inverno pode facilitar o pós-operatório. Outro ponto importante é a baixa propensão a edemas. Além disso, com uma menor exposição ao sol, o restabelecimento do paciente é mais adequado.
Independentemente da intervenção escolhida, lifting de sobrancelha, diminuir ou aumentar os seios, melhorar o formato do nariz entre tantas outras, realizar a cirurgia plástica no inverno oferece vantagens que em outras estações não ocorrem.
Em situações de recuperação, a época mais fria é o melhor momento para fazer algum procedimento estético. Normalmente, após a realização de uma cirurgia, há cicatrizes e inchaços, e o calor pode ser um fator agravante nessa circunstância.
motivos para realizar a cirurgia plástica no inverno
No período de junho a agosto, a incidência de raios solares é menor e o corpo fica pouco à mostra. Saliente-se que isso não diminui a necessidade de cuidar da cicatriz e deve-se seguir as orientações médicas.
Em vista disso, a cirurgia plástica no inverno é recomenda também por essas razões:
- Uso da cinta elástica — cirurgias como lipoaspiração e abdominoplastia, exigem a utilização no decorrer da recuperação. No inverno o uso é mais cômodo.
- Edemas, hematomas e incômodo — ao contrário do verão, o frio não intervém no aumento de inchaço pós-cirurgia, aparição de hematomas e incômodos, já o calor tende a reter líquido.
- Férias escolares — durante o período do ano com temperaturas baixas, a procura por procedimentos aumenta em 50%, segundo a Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP), visto que os meses de frio equivalem às férias escolares. O paciente reduz as atividades do dia a dia e a época contribui para uma recuperação correta.
- Atenção ao sol — evitar a exposição solar é um cuidado para evitar problemas na cicatrização e manchas permanentes.
- Recuperação tranquila — nessa época do ano é mais agradável o repouso, as cobertas aquecem e o paciente fica mais aconchegado.
- Corpo pronto para o verão — para quem gosta de aproveitar as festas de fim de ano, o carnaval e as praias, fazendo a cirurgia no meio do ano terá tempo suficiente para a recuperação.
os benefícios da cirurgia plástica no inverno
De fato, em qualquer cirurgia plástica o uso de suturas, incisões, inchaços, hematomas e outras circunstâncias evidentes onde o paciente tenha passado por algum procedimento cirúrgico, no inverno fica mais fácil preservar a privacidade.
Nessa estação se usa mais roupas como agasalhos e coletes, escondendo também as malhas de compressão, sendo pouco charmosas. Assim, a mamoplastia de aumento ou lipoaspiração, por exemplo, ficam em segredo, escondendo as evidências cirúrgicas.
Já em outras épocas como o verão, a cinta aquece o corpo por ser constituída de um material sintético e elástico, privando o uso de roupas curtas ou sem manga. Dessa forma, o suor intensifica as chances de contaminação na área operada, comprometendo a recuperação.
inverno uma boa época para fazer a cirurgia plástica
Por isso a cirurgia plástica no inverno é recomendada. No calor o inchaço é mais frequente devido aos vasos que se dilatam, pois os líquidos passam para o local operado.
Alguns cuidados após a cirurgia são:
- Não fumar durante 30 dias, após a cirurgia, visto que dificulta a cicatrização.
- Os curativos devem ser feitos conforme orientações médicas.
- No primeiro banho a água deve ser morna, importante ter um banquinho por perto, para o caso de tonturas.
- As cicatrizes levam em média 45 dias para estabilizar-se, então evite exercícios e movimentos que precisam de muita força.
- Sempre comparecer às consultas depois da cirurgia é importante para o acompanhamento do processo.
- Informe-se sobre quanto tempo será necessário para esses retornos, pois cada procedimento possui um tempo diferente.
- Muito importante citar que os cuidados durante a recuperação, após realizar a cirurgia plástica no inverno, são como em qualquer outra estação do ano. O que se destaca são as vantagens do pós-operatório, favorecendo os benefícios da recuperação.
Fonte:
Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica