Benefícios do Lifting Facial

Lifting facial

Os brasileiros estão mais vaidosos. É isso que indica o crescimento de 25,2% na realização das cirurgias plásticas entre 2016 e 2018, segundo o levantamento realizado pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP), e o lifting facial está entre as técnicas mais procuradas.

A presença do lifting facial entre as cirurgias plásticas mais realizadas é justificável pela maior presença de pacientes entre 36 e 50 anos entre os adeptos dessas intervenções. Eles representam 36,3% do total e estão na faixa etária na qual a cirurgia de rejuvenescimento facial é mais indicada.

O que é o lifting facial e quando ele é indicado?

O lifting facial significa em tradução do inglês o “levantamento da face” e é justamente isso que o procedimento estético se propõe a fazer ao amenizar os sinais de envelhecimento da pele.

Ainda que o processo de envelhecimento não possa ser interrompido, a ritidectomia, como também é chamada, ajuda a combater os sinais mais aparentes e promover o rejuvenescimento da face. Entre as marcas que podem ser amenizadas estão:

  • Rugas profundas, dobras e marcas de expressão severas;
  • Flacidez cutânea como nos olhos, bochechas e pescoço;
  • Perda do tônus muscular na face;
  • Papada e pele frouxa sob a mandíbula;
  • Sulcos faciais, como o bigode chinês;
  • Vincos profundos.

Dessa forma, o lifting facial é recomendado para pacientes, em geral, a partir dos 40 anos, que estejam insatisfeitos com esses sinais da idade.

Destaca-se que pacientes com envelhecimento precoce e que aparentam esses sinais com menos idade também são bons candidatos à cirurgia plástica. Diversos fatores podem influenciar no envelhecimento como: genética, hábitos (tabaco e alcoolismo), alimentação, exposição solar e outros.

O face lifting é um procedimento estético, de forma que a insatisfação com a aparência é o principal motivador dos pacientes. O objetivo é a recuperação da autoestima e satisfação pessoal por meio do rejuvenescimento da face e do pescoço.

Como é feita a cirurgia de rejuvenescimento facial?

O lifting facial tem duração média entre 2 e 3 horas dependendo da extensão das modificações realizadas e, em geral, é feito com anestesia local com sedação. A anestesia geral pode ser usada em procedimentos mais longos, como quando há associação com outras cirurgias.

Para realização da cirurgia, o especialista faz uma incisão seguindo a linha do couro cabeludo e que vai de orelha a orelha. Com essa abertura é possível visualizar e acessar as estruturas internas para modificá-las e repará-las.

O cirurgião plástico faz o remodelando dos tecidos subjacentes que são reposicionados para adicionar volume em áreas depressivas e melhorar o contorno e tônus muscular da face.

Quando são realizadas alterações no mento ou na papada, o cirurgião plástico pode fazer uma segunda incisão na parte inferior do queixo.

Para obter o resultado almejado, o especialista pode fazer modificações na musculatura e na membrana, remover tecidos e pele sobressalentes e reposicioná-los conforme as especificidades do caso.

Após o término das alterações, são colocadas bandagens no local do corte cirúrgico que deverão ser mantidas por uma semana ou até indicação médica. O paciente normalmente recebe alta em até 24 horas.

Quais os benefícios do lifting facial?

Os resultados do lifting facial podem ser observados quando o inchaço e hematomas da cirurgia diminuírem. A aparência final alcançada com a cirurgia fica visível, em média, após seis meses.

São diversos os benefícios do lifting facial que justificam esse procedimento ser tão realizado no Brasil, conheça a seguir!

Resultados naturais

Um dos principais receios de muitos pacientes é quanto à naturalidade dos resultados alcançados com o lifting facial. No entanto, pode haver um rejuvenescimento na aparência de até 15 anos e com resultados bastante naturais.

Quando o cirurgião plástico tem experiência e domínio sobre a técnica ele consegue entregar uma face rejuvenescida, com a pele viçosa e sem marcas de expressão sem comprometer a naturalidade do rosto com uma aparência “repuxada”.

Pós-operatório tranquilo

O lifting facial tem um pós-operatório, em geral, tranquilo e com poucas chances de complicações. Além de não ser dolorido, o paciente tem uma recuperação rápida, podendo retomar as atividades normais em cerca de uma semana.

Para obter melhores resultados é importante que o paciente siga corretamente as recomendações médicas, como evitar a exposição solar, manter a cabeça elevada, fazer sessões de drenagem linfática facial e remover as suturas conforme indicação médica.

Cicatrizes discretas

As cicatrizes resultantes da ritidectomia são bastante discretas e quase imperceptíveis, ficando disfarçadas em linhas naturais do corpo, como do couro cabeludo, das orelhas ou do mento.

Segurança do procedimento

O lifting facial é um procedimento muito seguro, sendo que ocorrências como hematomas e inchaços são as mais comuns a técnica e costumam regredir espontaneamente em algumas semanas.

As complicações mais graves, como o rompimento de suturas, alterações na sensibilidade ou má cicatrização são muito raras e, em geral, ocorrem quando as indicações pós-operatórias não são seguidas corretamente.

Portanto, os benefícios do lifting facial são diversos e a cirurgia plástica entrega os resultados almejados pelo paciente com segurança. É fundamental que a técnica seja executada por um cirurgião plástico de confiança, com experiência e com a especialização nessa área médica.

Fontes:

Clínica Dr. Leandro Pellarin;

Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP);

International Society of Aesthetic Plastic Surgery (ISASP).

Antes e depois da rinoplastia: tire suas dúvidas sobre a cirurgia

Cuidados antes e depois da Rinoplastia

A atenção à rinoplastia antes e depois é fundamental para obter melhores resultados com esse procedimento estético muito …

Rinoplastia Masculina - Saiba mais sobre essa cirurgia plástica procurada por homens

Saiba mais sobre a Rinoplastia Masculina

A cirurgia plástica do nariz é o segundo procedimento estético mais realizado pelos homens no Brasil, demonstrando o quanto …

Rosto feminino com marcas de rejuvenescimento

Cirurgia de Facelifting: Principais dúvidas

A cirurgia de facelifting, também chamada de lifting facial ou ritidoplastia é um dos procedimentos estéticos mais buscados …