Início »
A blefaroplastia é a plástica das pálpebras. É indicada para rejuvenescimento do olhar, eliminando a flacidez que se acentua na região após os 40 anos.
A blefaroplastia é uma cirurgia plástica que consiste na retirada do excesso de pele das pálpebras, além de posicioná-las corretamente, diminuindo a aparência cansada e envelhecida. O procedimento pode ser realizado na pálpebra superior, na inferior ou em ambas.
É uma cirurgia indicada normalmente para pessoas acima dos 40 anos, devido ao aparecimento dos sinais de envelhecimento como consequência da perda da elasticidade da pele. O procedimento visa tratar três aspectos principais na região dos olhos: excesso de pele, bolsas de gordura e flacidez.
A blefaroplastia pode ser recomendada para:
Remover o excesso de gordura e/ou de pele acumulado nas pálpebras, ou embaixo dos olhos;
Subir as sobrancelhas;
Subir as pálpebras.
Apesar de ser realizada com mais frequência em pessoas mais velhas com sinais de envelhecimento, a blefaroplastia também pode ser realizada em pessoas mais jovens quando o problema está relacionado com fatores genéticos.
blefaroplastia superior
A blefaroplastia superior é indicada para pessoas com as pálpebras caídas, com bolsas ou excessos de pele e gordura e, por isso, apresentam aparência cansada e envelhecida.
O procedimento não proporciona o rejuvenescimento geral do rosto, mas abre o olhar, fazendo com que a fisionomia pareça menos cansada, além de corrigir problemas de visão causados pelo excesso de pele.
A blefaroplastia superior também pode melhorar o contorno dos olhos de formato caído. Para realizar o procedimento, o cirurgião deve considerar cuidadosamente o formato natural dos olhos do paciente e “o que” e “quanto” retirar ou não.
Em pessoas que possuem o olho naturalmente “fundo”, a retirada das bolsas pode não ser eficaz. Então, cabe ao cirurgião indicar qual a abordagem ideal para o paciente.
como é feita a blefaroplastia superior?
A blefaroplastia superior dura em média de 40 minutos a 1 hora e é normalmente realizada sob anestesia local. Para conduzir a cirurgia, o médico delimita o local operado (pálpebra superior). Em seguida, faz cortes nas áreas delimitadas e retira o excesso de pele, gordura e músculo e costura a pele.
Depois, o cirurgião aplica steri-strips sobre a sutura, pontos que se colam na pele e não causam dor. A cicatriz da blefaroplastia superior é simples e fina, sendo facilmente escondida nas dobras da pálpebra superior e abaixo dos cílios, não ficando visível.
Após o procedimento, a pessoa deve permanecer no hospital por algumas horas até que o efeito da anestesia passe, sendo depois liberada para casa com algumas recomendações que devem ser seguidas. Os resultados podem ser vistos 15 dias depois da cirurgia, mas o resultado definitivo só pode ser percebido após seis meses.
cuidados no pós-operatório da blefaroplastia superior
A recuperação da blefaroplastia superior demora em média duas semanas. O pós-operatório pode incluir dores e inchaços na região, que costumam desaparecer em uma semana. Para que o pós-operatório transcorra bem e que a recuperação seja rápida e segura, é recomendado:
Colocar compressas frias sobre os olhos para reduzir o inchaço;
Fazer repouso durante pelo menos uma semana;
Dormir de barriga para cima com travesseiro sob o pescoço e o tronco, mantendo a cabeça mais elevada que o corpo;
Utilizar óculos de sol quando sair de casa para proteger da luz solar;
Evitar o uso de lentes de contato nas primeiras duas semanas;
Não praticar atividades físicas por pelo menos um mês;
Evitar cigarros e bebidas alcoólicas;
Não utilizar maquiagem nos olhos;
Passar sempre protetor solar para que as cicatrizes não fiquem escuras.
O retorno médico deve ser feito em 15 dias para ser realizada uma consulta de revisão e os pontos sejam retirados.
A blefaroplastia superior deve ser feita por um cirurgião plástico capacitado, pois é fundamental manter a integridade da saúde dos olhos durante todo o procedimento.
Fontes:
Clínica de Cirurgia Plástica Dr. Leandro Pellarin;
Revista Brasileira de Cirurgia Plástica.