Blefaroplastia Superior: Conheça o procedimento

rosto feminino passando por procedimento preparatório de blefaroplastia

A blefaroplastia é a plástica das pálpebras. É indicada para rejuvenescimento do olhar, eliminando a flacidez que se acentua na região após os 40 anos

A blefaroplastia é uma cirurgia plástica que consiste na retirada do excesso de pele das pálpebras, além de posicioná-las corretamente, diminuindo a aparência cansada e envelhecida. O procedimento pode ser realizado na pálpebra superior, na inferior ou em ambas.

É uma cirurgia indicada normalmente para pessoas acima dos 40 anos, devido ao aparecimento dos sinais de envelhecimento como consequência da perda da elasticidade da pele. O procedimento tem como objetivo tratar três aspectos principais na região dos olhos: excesso de pele, bolsas de gordura e flacidez.

A blefaroplastia pode ser recomendada para:

  • Remover o excesso de gordura e/ou de pele acumulado nas pálpebras ou embaixo dos olhos;
  • Subir as sobrancelhas;
  • Subir as pálpebras.

Apesar de ser realizada com mais frequência em pessoas mais velhas com sinais de envelhecimento, a blefaroplastia também pode ser feita em pessoas mais jovens quando o problema está relacionado com fatores genéticos.

Blefaroplastia superior

A blefaroplastia superior é indicada para pessoas que têm as pálpebras caídas, com bolsas ou excessos de pele e gordura e, por isso, apresentam aparência cansada e envelhecida.

O procedimento não proporciona o rejuvenescimento geral do rosto, mas abre o olhar, fazendo com que a fisionomia pareça menos cansada, além de corrigir problemas de visão causados pelo excesso de pele.

A blefaroplastia superior também pode melhorar o contorno dos olhos de formato caído. Para realizar o procedimento, o cirurgião deve considerar cuidadosamente o formato natural dos olhos do paciente e “o que” e “quanto” retirar ou não.

Em pessoas que possuem o olho naturalmente “fundo”, a retirada das bolsas pode não ser eficaz. Então, cabe ao cirurgião discernir qual a abordagem ideal para o paciente.

Como é feita a blefaroplastia superior?

A blefaroplastia superior dura em média de 40 minutos a 1 hora e normalmente é feita sob anestesia local. Para fazer a cirurgia, o médico delimita o local operado (pálpebra superior). Em seguida, faz cortes nas áreas delimitadas e retira o excesso de pele, gordura e músculo e costura a pele.

Depois, o cirurgião aplica steri-strips sobre a sutura, que são pontos que se colam na pele e não causam dor. A cicatriz da blefaroplastia superior é simples e fina, sendo facilmente escondida nas dobras da pálpebra superior e abaixo dos cílios, não ficando visível.

Após o procedimento, a pessoa deve permanecer no hospital por algumas horas até que o efeito da anestesia passe, sendo depois liberada para casa com algumas recomendações que devem ser seguidas. Os resultados podem ser vistos 15 dias depois da cirurgia, mas o resultado definitivo só pode ser percebido após seis meses.

Cuidados no pós-operatório da blefaroplastia superior

A recuperação da blefaroplastia superior demora em média duas semanas. O pós-operatório pode incluir dores e inchaços na região, que costumam desaparecer em uma semana. Para que o pós-operatório transcorra bem e que a recuperação seja rápida e segura, é recomendado:

  • Colocar compressas frias sobre os olhos para reduzir o inchaço;
  • Fazer repouso durante pelo menos uma semana;
  • Dormir de barriga para cima com travesseiro sobre o pescoço e o tronco, mantendo a cabeça mais elevada que o corpo;
  • Utilizar óculos de sol quando sair de casa para proteger da luz solar;
  • Evitar o uso de lentes de contato nas primeiras duas semanas;
  • Não praticar atividades físicas por pelo menos um mês;
  • Evitar cigarros e bebidas alcoólicas;
  • Não utilizar maquiagem nos olhos;
  • Passar sempre protetor solar para que as cicatrizes não fiquem escuras.

O retorno médico deve ser feito em 15 dias para que seja realizada uma consulta de revisão e os pontos sejam retirados.

A blefaroplastia superior deve ser feita por um cirurgião plástico capacitado, já que é fundamental que seja mantida a integridade da saúde dos olhos durante todo o procedimento.

Fontes:

Clínica de Cirurgia Plástica Dr. Leandro Pellarin;

Revista Brasileira de Cirurgia Plástica.

Write a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

demonstrativo de resultado de plástica de rosto e pescoço

Plástica de rosto e pescoço: como é feita?

Cirurgia plástica de rosto e pescoço entrega resultados satisfatórios de rejuvenescimento facial e amenização da papada, …

marcação para procedimento de ritidoplastia frontal

Como funciona a ritidoplastia frontal?

A ritidoplastia frontal promove o rejuvenescimento da região da testa e dos olhos, mas indicação deve ser avaliada por …

Doutor em sala de cirurgia de lipo no rosto

Existe lipo no rosto?

Procedimento é rápido e ideal para quem quer deixar o contorno facial mais definido Depois da lipoaspiração comum, a …