Combinação de Ritidoplastia com Blefaroplastia

Rosto feminino depois de passar pelos procedimentos de ritidoplastia com blefaroplastia

A ritidoplastia é um procedimento que suaviza os sinais de envelhecimento que acometem o rosto, minimizando rugas e marcas de expressão. Quando associada à blefaroplastia, que trata a flacidez nas pálpebras, esta cirurgia plástica de rejuvenescimento facial garante também a renovação do olhar — que se torna mais jovem e com menos aspecto de cansaço.

A combinação entre essas operações estéticas visa otimizar os resultados: uma vez que a ritidoplastia não abrange a região dos olhos, muitas vezes é preciso combinar o procedimento a uma blefaroplastia para alcançar o efeito de rejuvenescimento.

Vale lembrar que os olhos influenciam bastante na aparência geral da face, e um olhar cansado pode afetar todo o rosto.

O que é a ritidoplastia?

Também conhecida pelo termo “lifting facial”, a ritidoplastia é uma cirurgia plástica em que as estruturas do rosto são reposicionadas de modo a recuperar o tônus muscular e minimizar as rugas e a flacidez. O procedimento também remove o excesso de pele e gordura excedente, corrigindo assim os pontos de flacidez da face.

Esta é uma intervenção cirúrgica e, como tal, demanda cuidados pré e pós-operatórios específicos, bem como o acompanhamento de um profissional devidamente qualificado e habilitado. O cirurgião plástico se responsabiliza por acompanhar e orientar esse processo, solicitando exames e prescrevendo os cuidados antes e depois da operação.

Como funciona a blefaroplastia?

A blefaroplastia, por sua vez, é um procedimento que corrige problemas como queda da pálpebra e presença de gordura na pálpebra inferior. Trata-se de uma cirurgia que nem sempre tem caráter estético, uma vez que há muitas pessoas que ficam com a visão prejudicada quando as pálpebras superiores sobrepõem o globo ocular.

A cirurgia pode ser feita tanto nas pálpebras superiores como nas inferiores, podendo inclusive, abranger as duas porções do rosto. A realização das duas cirurgias em conjunto, assim como sua associação à ritidoplastia, depende das necessidades e do quadro clínico de cada paciente — a ser avaliado pelo cirurgião plástico.

Quando a ritidoplastia e blefaroplastia podem ser combinadas?

Como foi explicado, a ritidoplastia é um procedimento que visa promover o rejuvenescimento facial, e sua associação com a cirurgia de pálpebras é capaz de proporcionar um resultado ainda mais harmonioso e satisfatório. Para que as duas operações sejam feitas em conjunto, entretanto, é preciso levar em consideração aspectos como:

  • Limite de tempo que o paciente pode ficar sob anestesia;
  • Quantidade de sangue perdido nos procedimentos;
  • Estado de saúde geral do paciente;
  • Existência de fatores de risco potencialmente prejudiciais à recuperação pós-cirúrgica;
  • Expectativa do paciente em relação às cirurgias;
  • Características individuais do paciente, como seus hábitos e nível de envelhecimento facial.

Cabe ao cirurgião plástico avaliar os exames pré-operatórios e as características clínicas do indivíduo que fará o procedimento, de modo a identificar se é possível realizar a ritidoplastia e a blefaroplastia combinadas. Em geral, os dois procedimentos realizados em conjunto representam os mesmos riscos que um procedimento único.

Cirurgias plásticas associadas: quais as vantagens?

A principal vantagem de realizar dois procedimentos cirúrgicos combinados está na possibilidade de passar por apenas um período de recuperação pós-cirúrgica. Além disso, os custos são reduzidos em comparação à execução das operações separadamente, já que os equipamentos e a anestesia valem tanto para a ritidoplastia quanto para a blefaroplastia.

Apenas um cirurgião plástico pode avaliar cuidadosamente o quadro clínico de cada paciente e afirmar se a combinação entre as duas cirurgias é uma opção possível e benéfica para o indivíduo.

Para entender melhor as vantagens de associar dois procedimentos estéticos e descobrir se a ritidoplastia com blefaroplastia é uma boa opção para você, entre em contato e agende uma consulta com o Dr. Leandro Pellarin.

Fontes:

Clínica de Cirurgia Plástica Dr. Leandro Pellarin;

Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica.

Marcação nos olhos de paciente para realização de cirurgia das pálpebras

Entenda a Cirurgia das Pálpebras

A cirurgia das pálpebras é um procedimento chamado no âmbito da medicina de blefaroplastia, sendo um tratamento que pode …

Cicatriz do lifting facial ajustada

Cicatriz do Lifting Facial

Hoje em dia existem diversas técnicas rejuvenescedoras que não são tão invasivas quanto uma cirurgia tradicional. Uma …

Rosto de mulher depois de cirurgias de rejuvenescimento facial

Cirurgias Plásticas que promovem o Rejuvenescimento Facial

O rejuvenescimento facial é o objetivo de muitas pessoas que buscam por cirurgias plásticas, sendo que esses tratamentos …