Início »
Entre os procedimentos estéticos mais realizados no Brasil, conforme a Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP), está a rinoplastia, que pode ser realizada em homens e mulheres. Uma das dúvidas frequentes de pacientes interessados no procedimento é sobre a cicatrização da rinoplastia.
Um aspecto muito positivo do procedimento é justamente a cicatriz da rinoplastia ser quase imperceptível, o que faz com que os resultados obtidos com o procedimento sejam ainda mais satisfatórios para os pacientes.
Veja a seguir quais as etapas da cicatrização e como obter melhores resultados.
etapas da cicatrização da rinoplastia
A alta hospitalar após a rinoplastia costuma ser dada no mesmo dia, normalmente entre 6 e 12 horas após o procedimento. O paciente deve ficar uma semana com uma tala no local e curativos. Após esse período deve-se retornar ao médico para que ele avalie a evolução da cicatrização e faça a substituição dos curativos e retirada dos pontos.
Após esse período, iniciam-se os cuidados diários que o paciente deve ter para garantir uma melhor cicatrização da rinoplastia. É normal que haja relatos de inchaços, edemas, hematomas e equimoses (roxidão no local). Esses sinais, efeitos do trauma causado na região pela cirurgia, demoram alguns meses para sarar por completo.
Em pacientes que precisam fraturar o osso nasal para obter os resultados desejados e com a pele grossa, esses sinais podem ser mais intensos e demorar mais para diminuir. Na primeira semana a extensão desses indícios impede que o paciente veja o resultado da rinoplastia.
O paciente poderá retomar as atividades gradualmente, lembrando que o repouso é parte importante da cicatrização, portanto, abusar das atividades pode prejudicar a cicatrização da rinoplastia. Um cronograma indicado inclui:
- após uma semana, dependendo da profissão que exerce, o paciente poderá voltar a trabalhar;
- após um mês é possível retomar atividades leves, como caminhadas;
- atividades pesadas, como musculação, podem ser retomadas entre dois e três meses;
- o uso de óculos deve ser feito apenas um mês após a cirurgia;
- atividades com risco de impacto, como lutas, dança e outras devem aguardar um pouco mais e apenas serem retomadas após específica liberação médica.
Seguindo corretamente os períodos necessários para retomar as atividades, existem boas chances de o paciente obter um melhor resultado com a rinoplastia.
como é a cicatrização da rinoplastia?
Durante todo esse período de repouso e limitação das atividades segundo a recuperação, a cicatrização tem andamento. O tempo para alcançar o resultado com o procedimento pode variar de seis meses a um ano após a realização da rinoplastia, sendo que existem casos de alterações no nariz mesmo após anos de realizado o procedimento.
Esse tempo maior para alcançar o resultado deve-se aos hematomas e ao fato de a rinoplastia ser uma cirurgia invasiva e em um local muito exposto. Assim, os cuidados devem ser mantidos por mais tempo.
A rinoplastia deixa cicatriz, no entanto, ela é muito discreta e depende de qual tipo de alteração estética foi feita. Normalmente, a cicatriz fica localizada na columela, que é a divisão das narinas, mas a cicatriz fica bem imperceptível.
No caso de rinoplastia visando reduzir as asas nasais é comum que a cicatriz fique localizada na divisão entre as asas e a face, sendo bastante discreta e pequena.
A cicatrização da rinoplastia pode demorar muitos meses, mas com o cuidado adequado e o cumprimento das indicações médicas, as chances de alcançar resultados satisfatórios são bastante elevadas.