Início »
A recuperação da blefaroplastia é tida como simples, basta o paciente seguir as orientações do pós-operatório que em 30 dias, em média, poderá retomar todas as atividades rotineiras. Por ser uma cirurgia plástica de baixa complexidade, a atenção deve estar voltada ao processo de cicatrização.
Para a plena recuperação da blefaroplastia, é importante o paciente atentar-se às etapas de cicatrização, visando impedir o surgimento de processos inflamatórios ou infecciosos que podem prejudicar o pós-operatório.
Confira a seguir algumas orientações sobre o pós-operatório da blefaroplastia, do cirurgião plástico, Dr. Leandro Pellarin, membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP) e da International Society for Aesthetic Plastic Surgery.
blefaroplastia: recuperação
A estimativa é que o paciente demore até 30 dias para se recuperar da blefaroplastia. Entretanto, esse tempo pode ser superior ou inferior, tendo relação direta com o organismo do paciente.
A total cicatrização após blefaroplastia pode demorar até 12 meses, sendo que esse é o tempo necessário para que a incisão se torne apenas uma linha bem fina e quase imperceptível na pálpebra. O tempo de afastamento das atividades laborais é de 30 dias, em média.
No decorrer dos dias após a cirurgia plástica nas pálpebras, o paciente vai retomando a rotina diária. Por exemplo, é solicitado repouso nos sete dias após a plástica, sendo que essa medida tem impacto direto na recuperação da blefaroplastia.
Passados 15 dias, o paciente é liberado a voltar a dirigir, pois o inchaço já foi minimizado, sendo restabelecida a visão, sem interferências. A prática de exercícios físicos leves, como a caminhada, é liberada após 30 dias.
Exercícios físicos de maior impacto só a partir do segundo mês de recuperação da blefaroplastia, período esse no qual a cicatrização está mais avançada e o risco de complicações já está bastante diminuído.
O uso de cosméticos e dermocosméticos costuma ocorrer 30 dias depois da plástica nas pálpebras. Para tanto, é importante o aval do cirurgião plástico. Nesses cuidados diários deve ser inserido o uso de protetor solar, tudo para que a cicatriz da blefaroplastia fique imperceptível.
Para que a recuperação da blefaroplastia ocorra da melhor forma possível, é importante que o paciente siga as orientações dadas pelo cirurgião plástico. A mais importante em todo esse processo é a correta higienização das incisões e a proteção solar, colaborando diretamente na recuperação.
Assim, comprometer-se com os cuidados após a cirurgia plástica pode influenciar diretamente no tempo de recuperação da blefaroplastia.
cuidados com a recuperação da blefaroplastia
Como mencionado, a recuperação da blefaroplastia é simples, basta seguir à risca os cuidados orientados pelo cirurgião plástico. A região é sensível e muito suscetível a hematomas e inchaços, logo, uma das primeiras iniciativas é a utilização de compressas geladas para diminuir tais condições, comuns do pós-operatório.
Após a cirurgia plástica nos olhos é comum o paciente apresentar as seguintes condições, além do hematoma e do inchaço:
Os olhos podem apresentar irritação;
Podem ficar menos lubrificados;
O paciente pode sentir desconforto nas pálpebras.
Para minimizar essas condições é indicado o uso de medicamentos e de pomadas, combinadas à utilização de compressas frias, tudo para minimizar o desconforto ocular no pós-operatório. É comum a sensação de irritação nas incisões (cortes) após a plástica, mas tudo é temporário, assim como as demais situações decorrentes da cirurgia plástica.
Passados sete dias, esses incômodos deixam de existir e a rotina começa a ser retomada paulatinamente durante o processo de recuperação da blefaroplastia.
dicas para uma melhor recuperação após cirurgia nas pálpebras
É importante salientar que seguir todas as orientações do cirurgião plástico é imprescindível para que o pós-operatório e a recuperação da blefaroplastia ocorram dentro da normalidade e sem nenhuma intercorrência.
Para tanto, algumas medidas ajudam a tornar menos traumático esse tempo de recuperação. Veja algumas dicas a seguir:
- Lave as incisões com produtos específicos e evite colocar a mão nos olhos;
- Cuidado com incidentes como bater o braço no rosto, ou durante uma brincadeira com o pet, por exemplo;
- Dormir de barriga para cima é importante. Evita o contato das incisões com o travesseiro;
- Use todos os medicamentos prescritos pelo cirurgião plástico;
- Não use maquiagem e dermocosméticos. Apenas retome a rotina de beleza com a liberação do médico responsável;
- Uso de óculos, bonés ou chapéu sempre que for se expor ao sol é de extrema importância;
- Os olhos podem ficar lacrimejando durante alguns dias. Enxugue a lágrima com um lenço macio e não esfregue os olhos em hipótese alguma;
- Ficar com a visão um pouco turva é normal. Não force para ler ou enxergar melhor, espere o tempo do seu organismo para se recuperar;
- Em caso de inflamações e dor persistente retorne ao consultório do cirurgião plástico para verificar se a recuperação da blefaroplastia está ocorrendo dentro da normalidade.
Essas são algumas informações relativas à recuperação da blefaroplastia. É importante evidenciar que esse processo pode variar entre os indivíduos e cabe ao cirurgião plástico analisar e dar as orientações com base no histórico do paciente.
Fontes:
Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica — regional São Paulo (SBCP — SP);
Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP);
Clínica de Cirurgia Plástica Dr. Leandro Pellarin.