Como é feita a blefaroplastia inferior?

blefaroplastia inferior antes e depois

Conheça os motivos que fazem a blefaroplastia inferior ser um procedimento inovador.

A blefaroplastia é uma cirurgia plástica que consiste na retirada do excesso de pele das pálpebras e reposicionamento das estruturas, deixando o rosto do paciente mais harmônico, rejuvenescido e sem o aspecto de cansaço. Além disso, também é possível fazer a retirada do excesso de gordura nas pálpebras inferiores, ou seja, a blefaroplastia inferior.

Indicação da blefaroplastia inferior

A blefaroplastia inferior e/ou superior é um procedimento estético que está ganhando muitos adeptos, sendo normalmente indicada para pessoas que possuem 40 anos ou mais. É justamente nesta faixa etária que começam a aparecer os sinais de envelhecimento da pele.

Entretanto, essa cirurgia também pode ser realizada em pessoas mais jovens que possuem algum fator genético que influencia no acúmulo de gordura nesta região, melhorando consideravelmente o aspecto das pálpebras. Além dos motivos mencionados acima, este procedimento também pode ser indicado para realizar o levantamento das sobrancelhas e subir as pálpebras, posicionando-as de forma correta.

Entenda como o procedimento é feito

A blefaroplastia inferior deve ser feita por um cirurgião plástico com experiência no procedimento, já que é fundamental que seja mantida a integridade e saúde dos olhos durante todo o procedimento. Essa cirurgia dura entre 40 minutos e 1 hora para ser realizada, e normalmente é feita com anestesia local e sedação — embora alguns casos possam exigir a aplicação de anestesia geral.

Assim como a maioria dos procedimentos cirúrgicos, a blefaroplastia inferior só pode ser feita por um profissional devidamente credenciado e experiente, de modo a garantir que o paciente tenha sua saúde preservada e não apresente nenhum problema antes, durante ou após o procedimento.

Há casos de pacientes que realizam este procedimento em conjunto com a rinoplastia (cirurgia que corrige algum tipo de imperfeição no nariz). Para isso, porém, é necessária uma avaliação individualizada do caso, uma vez que o tempo de intervenção aumenta consideravelmente.

Para a execução do procedimento, o médico marca o local onde será feita a cirurgia e, em seguida, faz os cortes nas áreas estipuladas. Depois, o cirurgião plástico retira o excesso de pele, gordura e músculo da região e faz a sutura da pele.

Processo de recuperação: como ficam as cicatrizes?

As cicatrizes resultantes da blefaroplastia inferior são simples, finas e discretas. Elas ficam escondidas entre as dobras da pele ou até mesmo sob os cílios, ficando praticamente invisíveis e imperceptíveis.

O procedimento é extremamente seguro, com pós-cirúrgico considerado tranquilo e baixíssimo risco de complicações. Apesar disso, é considerado comum que o paciente apresente inchaço, pequenos hematomas e manchas roxas na região operada. Esses sinais desaparecem após uma semana, em média.

Embora não seja comum, o paciente pode sentir a visão ficar turva e ter sensibilidade à luz nos primeiros 2 dias após o procedimento. O tempo de recuperação da cirurgia varia entre 2 e 3 semanas, período de repouso necessário para que o paciente volte à rotina normal.

Alguns cuidados fundamentais nesse período são:

  • Evitar o uso de maquiagem na região dos olhos;
  • Usar com frequência o protetor solar para que o local das cicatrizes não fique escuro;
  • Usar óculos de sol toda vez que sair de casa;
  • Colocar compressas geladas sobre os olhos para reduzir o inchaço;
  • Dormir de barriga para cima e manter a cabeça mais elevada que o corpo.

Todos os cuidados mencionados são orientados pelo cirurgião no momento da alta hospitalar e devem ser seguidos cuidadosamente para garantir a recuperação conforme o esperado.

Se você ainda tem dúvidas a respeito da blefaroplastia inferior, entre em contato e agende uma consulta com o Dr. Leandro Pellarin.

Fontes:

Revista Brasileira de Cirurgia Plástica;

Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica Ocular.

Write a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mulher com papada - lipo de papada

Qual o preço da lipo de papada?

Conheça as vantagens e tudo que você precisa saber sobre a lipo de papada

blefaroplastia inferior antes e depois

Como é feita a blefaroplastia inferior?

Conheça os motivos que fazem a blefaroplastia inferior ser um procedimento inovador. A blefaroplastia é uma cirurgia plástica …

Médico avaliando rosto de paciente - harmonização facial

Harmonização facial: veja como funciona

A técnica cada vez mais procurada nos consultórios de cirurgiões plásticos consiste na melhoria da simetria facial com …