Como é feito o Lifting Facial?

Médico utiliza caneta para fazer marcações de mulher

O lifting facial é capaz de amenizar flacidez, rugas e sulcos faciais, proporcionando o rejuvenescimento da face.

Muitas pessoas almejam o rejuvenescimento facial com amenização dos sinais mais comuns da idade, como flacidez, linhas de expressão e rugas. Entender como é feito o lifting facial pode ajudar a ver se essa cirurgia plástica é a mais apropriada às suas necessidades e expectativas.

O lifting facial é um procedimento de rejuvenescimento da face que vai promover a amenização de sinais de envelhecimento e levantamento dos tecidos, mas não deve ser realizado com a expectativa de interromper ou pausar o processo natural de envelhecimento.

A seguir entenda melhor quando esse procedimento é indicado, como é feito o lifting facial e quais resultados são alcançados com a cirurgia plástica.

Quais as indicações do lifting?

O lifting facial é recomendado para pacientes que tenham sinais avançados de envelhecimento facial ou sinais intensos em decorrência de fatores como genética, ambiente e hábitos. Dessa forma, a cirurgia costuma ser realizada após os 40 anos de idade.

O objetivo do lifting facial é amenizar uma série de sinais insatisfatórios como flacidez cutânea, linhas de expressão marcadas, rugas, sulcos faciais, papada e falta de contorno facial.

Apesar dessas indicações, o cirurgião plástico pode indicar diferentes tipos de lifting de acordo com as necessidades identificadas ao avaliar o paciente, como:

  • Mini lifting: o mini lifting é feito com o objetivo de ser menos invasivo do que técnica tradicional, dessa forma ele é recomendado para flacidez leve ou moderada no terço médio e inferior da face;
  • Lifting de terço superior da face: é a técnica indicada para pacientes nas quais a insatisfação estética concentra-se na região da fronte, testa e pálpebras, podendo ser associado à blefaroplastia;
  • Lifting clássico: nesses casos, o tratamento promove amenização do envelhecimento nos três terços da face (fronte, bochechas, mandíbula) e o pescoço.

A indicação da conduta ideal será realizada pelo cirurgião plástico após a avaliação do paciente, entendendo quais são as suas insatisfações estéticas e expectativas com a cirurgia plástica.

Destaca-se que a cirurgia só é recomendada após a realização de exames de saúde que vão comprovar se o paciente está em condições de uma intervenção cirúrgica.

Como é realizado o lifting facial?

Para entender como é feito o lifting facial teremos como exemplo o procedimento clássico, uma vez que a técnica de mini lifting e lifting do terço superior podem ser um pouco distintas.

No caso do lifting facial tradicional a duração da cirurgia pode variar entre 4 e 5 horas, a depender da extensão das mudanças, da técnica e da complexidade geral do procedimento, inclusive a associação com outras cirurgias.

O tipo de anestesia que será usada deverá ser decidido anteriormente após conversa entre especialista e paciente. Essa escolha interfere no tempo de internação, uma vez que na anestesia local o paciente pode ser liberado em até 12 horas e na geral são necessárias, ao menos, 24 horas de internação.

Nessa cirurgia o especialista faz uma incisão em pontos estratégicos, normalmente seguindo a linha do couro cabeludo para acessar os tecidos, reposicionando as estruturas subjacentes e tracionando a pele para um efeito levantado.

Após o reposicionamento, que pode envolver também a remoção de tecidos sobressalentes, como pele e gordura, é feito o fechamento da incisão cirúrgica e colocação de uma bandagem para proteção da cicatriz.

Atualmente, os resultados do lifting facial são bastante naturais e não apresentam uma estética repuxada como receiam alguns pacientes. Além disso, os sinais de envelhecimento são amenizados promovendo um rejuvenescimento satisfatório.

Nas primeiras semanas o paciente terá a face inchada, com roxidão e desconforto, mas seguindo as recomendações da equipe médica os resultados surgem já no primeiro mês.

O valor da cirurgia varia de acordo com diferentes fatores, incluindo como é feito o lifting facial, a experiência do cirurgião plástico, internação, anestesista, exames prévios e medicação pós-operatória. Dessa forma, não é possível informar um preço antes da consulta médica.

Quer saber mais sobre o lifting facial e o que esperar dessa cirurgia plástica? Entre em contato com o Dr. Leandro Pellarin e marque uma consulta!

Fontes:

Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP);

Clínica de Cirurgia Plástica – Dr. Leandro Pellarin

Imagem mostra mulher com bisturi próximo a região dos olhos - levantar a sobrancelha

Quais as principais técnicas para levantar a sobrancelha?

A busca por traços harmoniosos no rosto é muito comum para homens e mulheres Quando a elasticidade na região da testa …

Mulher sendo atendida em consultório - cirurgia plástica no inverno

6 razões para fazer uma cirurgia plástica no inverno

Os meses de frio oferecem benefícios melhores que outras estações, permitindo uma recuperação mais confortável. Realizando …

Lipoaspiração facial - Mulher apertando com os dedos a região da papada

Lipoaspiração facial: quando realizar?

A lipoaspiração facial é recomendada para pacientes que não apresentam flacidez ou que a apresentem em grau leve Com …