Início » como eliminar a flacidez facial?

Saber como eliminar a flacidez facial é o objetivo de muitas pessoas que ficam com esse incômodo estético, que pode tanto estar relacionado com a idade quanto com os hábitos de vida.

No entanto, para entender como eliminar a flacidez facial inicialmente é preciso identificar quais os fatores que influenciam no surgimento desse aspecto na face.

A flacidez é resultado principalmente da perda das fibras de colágeno e elastina, sendo que esses tecidos de sustentação da face apresentam uma queda natural relacionada ao envelhecimento.

Apesar de o envelhecimento reduzir a disponibilidade desses tecidos que garantem a elasticidade e firmeza da pele, outros fatores podem influenciar nesse processo, tais como:

  1. Alimentação inadequada, com excesso de açúcares, gordura e sal;
  2. Exposição solar sem uso do protetor;
  3. Tabaco e bebida alcoólica em excesso;
  4. Estresse;
  5. Falta de limpeza da pele;
  6. Ganho e perda de peso com frequência.
  7. Se o objetivo é saber como eliminar a flacidez facial, bem como ou preveni-la, a dica inicial é evitar esses elementos negativos, minimizando os danos causados por eles.

como eliminar a flacidez facial com procedimentos estéticos?

Além da revisão de hábitos que é importante em como eliminar a flacidez facial e, principalmente, precavê-la, também é possível realizar procedimentos estéticos para reverter esse quadro.

Procedimentos clínicos

Se a ideia é saber como eliminar a flacidez do rosto uma primeira opção são os procedimentos clínicos, especialmente se o quadro não é muito grave. São diversas as técnicas que podem ser realizadas pelo cirurgião plástico em consultório:

Ácido hialurônico: os procedimentos usando o ácido hialurônico apresentam bons resultados por promover uma hidratação e revitalização da pele, atuando com efeito preenchedor e de sustentação nas áreas nas quais a perda de tônus muscular deixaram a flacidez do rosto mais evidente;
Sculptra: técnica de preenchimento com ácido poli-L-láctico que estimula a atividade dos fibroblastos responsáveis pela produção do colágeno que dá maior sustentação à face;
Radiofrequência: uma das técnicas que promove um aquecimento controlado no tecido subcutâneo da face para estimular as fibras de colágeno, aumentando as concentrações da substância e, consequentemente, a sustentação da face.
Apesar de essas técnicas estarem entre as indicadas em como eliminar a flacidez facial, casos mais avançados podem demandar uma intervenção cirúrgica, como a ritidoplastia.

Lifting facial

A ritidoplastia, também chamada de lifting facial, é a principal intervenção cirúrgica de como eliminar a flacidez facial, pois promove um rejuvenescimento facial completo.

O procedimento é indicado para casos mais avançados de flacidez facial, como em pessoas a partir dos 40 anos ou quem teve um envelhecimento precoce devido a um conjunto de fatores genéticos e ambientais.

Para a realização da ritidoplastia, que consistente em um levantamento das estruturas faciais, o cirurgião plástico vai avaliar inicialmente as principais insatisfações do paciente, pois a técnica pode se concentrar no terço superior, médio ou inferior da face.

Além disso, o lifting pode incluir o pescoço quando a flacidez facial se concentra nessa área. Em algumas situações pode ser recomendada a junção com a lipoaspiração da papada para eliminação de depósitos de gordura que prejudicam o contorno facial.

como a ritidoplastia é realizada?

A técnica tradicional de ritidoplastia pode durar entre 2 e 3 horas e utiliza sedação local. O cirurgião plástico faz uma incisão cirúrgica de uma orelha a outra, seguindo a linha do couro cabeludo.

Com os tecidos expostos, o especialista realiza o reposicionamento das estruturas da face, o que pode envolver a remoção do excesso de pele e gordura ou a redistribuição deles. Dependendo do caso, as alterações podem incluir a alteração da musculatura e da membrana para proporcionar um resultado estético mais natural e rejuvenescido.

Após as alterações, é feito o fechamento da incisão cirúrgica e é colocada uma bandagem no local para evitar sangramentos e proteger o local dos pontos.

O mais importante é que a definição de como eliminar a flacidez facial seja realizada em conjunto com um cirurgião plástico que poderá avaliar o caso e recomendar a técnica mais apropriada às suas expectativas.

Fontes:

Clínica de Cirurgia Plástica Dr. Leandro Pellarin;

Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP);

Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica – Regional Santa Catarina (SBCP-SC).

saiba mais sobre o dr. leandro pellarin

saiba mais sobre o dr. leandro pellarin