Como funciona a cirurgia de Blefaroplastia?

Como funciona a cirurgia de Blefaroplastia?

A face é o primeiro local a apresentar os sinais do envelhecimento. Linhas de expressão, pés de galinha, bolsas abaixo dos olhos e até a queda e o acúmulo de pele nas pálpebras sinalizam tal condição. A última situação mencionada costuma ser corrigida por meio da blefaroplastia. Você deve estar se perguntando como funciona a cirurgia de Blefaroplastia?

A resposta para o questionamento — como funciona a cirurgia de Blefaroplastia? — é simples, o cirurgião plástico, por meio de incisões na pálpebra inferior e superior, retira a pele excedente, tornando a região dos olhos mais firme, e por consequência, tornando o aspecto mais jovial.

Assim como qualquer procedimento cirúrgico, a Blefaroplastia deve ser feita em um centro cirúrgico e por um médico especializado e com residência em cirurgia plástica. Por isso, antes de se submeter a plástica, pesquise as referências do médico, se ele é associado a Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP) e desconfie daqueles que ofertam procedimentos com preços extremamente atrativos.

Respondendo: Como funciona a cirurgia de Blefaroplastia?

A blefaroplastia é realizada nas pálpebras e tem como finalidade eliminar o acúmulo de pele na região, que pode vir a se transformar em ptose palpebral e eliminar as bolsas logo abaixo dos olhos.

Não existe a indicação da melhor idade para a realização do procedimento. É consenso nos consultórios de cirurgiões plásticos que, se incomodar e trouxer baixa autoestima, o paciente deve se submeter ao procedimento. Entretanto, tal condição costuma ser mais frequente a partir dos 40 anos, quando o envelhecimento da face se torna mais evidente em muitos.

Considerada uma cirurgia de baixa complexidade, costuma não ter duração maior que duas horas, e não é necessário que o paciente fique internado. Isso, deve-se ao fato de a blefaroplastia não necessitar de anestesia geral. A maioria dos cirurgiões optam pela anestesia local com sedação, para minimizar qualquer desconforto durante o procedimento.

Isso também colabora para que o cirurgião consiga fazer as incisões e as suturas sem o paciente movimentar-se. Simplificando e explicando como funciona a  cirurgia de Blefaroplastia, abaixo será informado o passo a passo da cirurgia plástica.

Passo a passo da Blefaroplastia

É necessário que o paciente, assim que optar por um profissional de medicina estética passe por uma consulta em que o mesmo será submetido a um exame clínico e encaminhado para um laboratório para exames de rotina. É solicitado um hemograma completo, um exame para identificar a coagulação, sendo que esses exames variam entre os pacientes de acordo com a idade e a presença de doenças pré-existentes.

Descartado quaisquer fatores de risco, é hora de marcar a cirurgia. O paciente, antes de entrar no centro cirúrgico, deve estar em jejum de oito horas. A equipe do cirurgião plástico — anestesista, instrumentista e enfermeiros — fazem todo o preparo inicial para que o cirurgião possa começar o procedimento.

Após a aplicação da anestesia local e da sedação, o cirurgião faz uma incisão na horizontal na pálpebra superior, recortando a pele excedente e flácida. Feita a remoção, basta suturar. Por vezes, além da pálpebra inferior, é necessário a intervenção cirúrgica na parte inferior.

Dependendo da situação, o cirurgião plástico pode fazer a incisão bem rente aos cílios inferiores, mas também é possível que esse corte seja feito por dentro. Isso dependerá do resultado almejado pelo cirurgião e pelo paciente.

O paciente tem alta no mesmo dia, sendo que o pós-operatório requer alguns cuidados, sendo eles:

  • Não molhar os pontos nas primeiras 24 horas;
  • Não colocar as mãos, evitando assim possível contaminação/inflamação;
  • Não faça exercícios nas primeiras 72 horas após a plástica;
  • A retirada dos pontos deve ser feita após cinco dias da cirurgia;
  • A higienização deve ser feita conforme orientação do cirurgião plástico;
  • Fazer compressa gelada ajuda a diminuir inchaço e os hematomas – prefira as máscaras;

Após 15 dias o paciente já estará de alta, sendo que o resultado da Blefaroplastia passa a ser mais perceptível após três meses. O tempo pode parecer longo, mas é o que o corpo precisa para total cicatrização.

Falando em cicatrização, a marca fica praticamente imperceptível! Ficou claro como funciona a cirurgia de Blefaroplastia? Não? entre em contato com um cirurgião, agende uma consulta e tire todas as usas dúvidas acerca do procedimento.

Comments for this post are closed.
Mulher medindo os seios após mamoplastia

Tudo sobre mamoplastia

Mamoplastia consiste em toda cirurgia plástica responsável por modificar o formato das mamas. Essa cirurgia tem o objetivo …

Quanto tempo leva para desinchar a rinoplastia

Quanto tempo leva para desinchar a rinoplastia

O inchaço da rinoplastia é uma das principais preocupações de quem se submete à cirurgia de correção nasal. De acordo …

Como funciona a cirurgia de Blefaroplastia?

Como funciona a cirurgia de Blefaroplastia?

A face é o primeiro local a apresentar os sinais do envelhecimento. Linhas de expressão, pés de galinha, bolsas abaixo …