Como funciona a cirurgia de Blefaroplastia?

Como funciona a cirurgia de Blefaroplastia?

A face é o primeiro local a apresentar os sinais do envelhecimento. Linhas de expressão, pés de galinha, bolsas abaixo dos olhos e até a queda e o acúmulo de pele nas pálpebras sinalizam tal condição. A última situação mencionada costuma ser corrigida por meio da blefaroplastia. Você deve estar se perguntando como funciona a cirurgia de Blefaroplastia?

A resposta para o questionamento — como funciona a cirurgia de Blefaroplastia? — é simples, o cirurgião plástico, por meio de incisões na pálpebra inferior e superior, retira a pele excedente, tornando a região dos olhos mais firme, e por consequência, tornando o aspecto mais jovial.

Assim como qualquer procedimento cirúrgico, a Blefaroplastia deve ser feita em um centro cirúrgico e por um médico especializado e com residência em cirurgia plástica. Por isso, antes de se submeter a plástica, pesquise as referências do médico, se ele é associado a Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP) e desconfie daqueles que ofertam procedimentos com preços extremamente atrativos.

Respondendo: Como funciona a cirurgia de Blefaroplastia?

A blefaroplastia é realizada nas pálpebras e tem como finalidade eliminar o acúmulo de pele na região, que pode vir a se transformar em ptose palpebral e eliminar as bolsas logo abaixo dos olhos.

Não existe a indicação da melhor idade para a realização do procedimento. É consenso nos consultórios de cirurgiões plásticos que, se incomodar e trouxer baixa autoestima, o paciente deve se submeter ao procedimento. Entretanto, tal condição costuma ser mais frequente a partir dos 40 anos, quando o envelhecimento da face se torna mais evidente em muitos.

Considerada uma cirurgia de baixa complexidade, costuma não ter duração maior que duas horas, e não é necessário que o paciente fique internado. Isso, deve-se ao fato de a blefaroplastia não necessitar de anestesia geral. A maioria dos cirurgiões optam pela anestesia local com sedação, para minimizar qualquer desconforto durante o procedimento.

Isso também colabora para que o cirurgião consiga fazer as incisões e as suturas sem o paciente movimentar-se. Simplificando e explicando como funciona a  cirurgia de Blefaroplastia, abaixo será informado o passo a passo da cirurgia plástica.

Passo a passo da Blefaroplastia

É necessário que o paciente, assim que optar por um profissional de medicina estética passe por uma consulta em que o mesmo será submetido a um exame clínico e encaminhado para um laboratório para exames de rotina. É solicitado um hemograma completo, um exame para identificar a coagulação, sendo que esses exames variam entre os pacientes de acordo com a idade e a presença de doenças pré-existentes.

Descartado quaisquer fatores de risco, é hora de marcar a cirurgia. O paciente, antes de entrar no centro cirúrgico, deve estar em jejum de oito horas. A equipe do cirurgião plástico — anestesista, instrumentista e enfermeiros — fazem todo o preparo inicial para que o cirurgião possa começar o procedimento.

Após a aplicação da anestesia local e da sedação, o cirurgião faz uma incisão na horizontal na pálpebra superior, recortando a pele excedente e flácida. Feita a remoção, basta suturar. Por vezes, além da pálpebra inferior, é necessário a intervenção cirúrgica na parte inferior.

Dependendo da situação, o cirurgião plástico pode fazer a incisão bem rente aos cílios inferiores, mas também é possível que esse corte seja feito por dentro. Isso dependerá do resultado almejado pelo cirurgião e pelo paciente.

O paciente tem alta no mesmo dia, sendo que o pós-operatório requer alguns cuidados, sendo eles:

  • Não molhar os pontos nas primeiras 24 horas;
  • Não colocar as mãos, evitando assim possível contaminação/inflamação;
  • Não faça exercícios nas primeiras 72 horas após a plástica;
  • A retirada dos pontos deve ser feita após cinco dias da cirurgia;
  • A higienização deve ser feita conforme orientação do cirurgião plástico;
  • Fazer compressa gelada ajuda a diminuir inchaço e os hematomas – prefira as máscaras;

Após 15 dias o paciente já estará de alta, sendo que o resultado da Blefaroplastia passa a ser mais perceptível após três meses. O tempo pode parecer longo, mas é o que o corpo precisa para total cicatrização.

Falando em cicatrização, a marca fica praticamente imperceptível! Ficou claro como funciona a cirurgia de Blefaroplastia? Não? entre em contato com um cirurgião, agende uma consulta e tire todas as usas dúvidas acerca do procedimento.

Write a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Como funciona a cirurgia de Blefaroplastia?

Como funciona a cirurgia de Blefaroplastia?

A face é o primeiro local a apresentar os sinais do envelhecimento. Linhas de expressão, pés de galinha, bolsas abaixo …

Dúvidas sobre anestesia na lipoaspiração

Dúvidas sobre anestesia na lipoaspiração

A busca pelo corpo perfeito, sem gordura e mais curvilíneo faz com que a lipoaspiração seja uma das cirurgias plástica …

Plástica no nariz sem martelo: conheça a rinoplastia ultrassônica

Plástica no nariz sem martelo: conheça a rinoplastia ultrassônica

Já ouviu falar de rinoplastia ultrassônica? O nome estranho refere-se a uma nova metodologia para a cirurgia plástica …