Como funciona a ritidoplastia frontal?

marcação para procedimento de ritidoplastia frontal

A ritidoplastia frontal promove o rejuvenescimento da região da testa e dos olhos, mas indicação deve ser avaliada por um cirurgião plástico de confiança

A ritidoplastia frontal é uma cirurgia plástica recomendada para rejuvenescimento da região dos olhos e testa a partir da amenização dos sinais da idade, como vincos, rugas e flacidez.

Saiba mais sobre a técnica cirúrgica de rejuvenescimento facial e como é o pré e pós-operatório desse tratamento.

Como é o preparo para a cirurgia de ritidoplastia facial?

A realização da ritidoplastia facial deve ser recomendada por um cirurgião plástico de confiança após avaliação do caso, compreendendo as necessidades e desejos do paciente e também sua condição de saúde.

Durante a consulta de avaliação é essencial que haja um alinhamento das expectativas do paciente em relação aos resultados possíveis com a técnica. No caso da ritidoplastia frontal os benefícios incluem:

  • Amenização de rugas e vincos ao redor dos olhos, na testa e na glabela (região entre as sobrancelhas);
  • Diminuição da flacidez da região, melhorando a aparência caída das sobrancelhas, deixando-as mais levantadas;
  • Redução das linhas de expressão que envelhecem o olhar;
  • Reposicionamento da região frontal para tornar a face mais harmoniosa;
  • Deixa o olhar mais jovial e rejuvenescido.

Portanto, para indicação do tratamento de ritidoplastia frontal, as expectativas do paciente precisam ser condizentes com esses resultados que podem ser entregues pelo procedimento.

Além disso, o pré-operatório inclui a realização de exames para verificar o estado de saúde do paciente, como coagulograma (avalia o processo de coagulação do sangue), hemograma e exames cardíacos.

Doenças prévias, como hipertensão, diabetes e asma devem ser informadas ao médico, podendo ser necessários exames adicionais para garantir a segurança da intervenção cirúrgica.

Como é feita a cirurgia plástica da face? 

Na execução da ritidoplastia frontal o cirurgião plástico faz uma incisão próxima à linha do couro cabeludo. Por ela, ele consegue acessar as estruturas da fronte e remover o excesso de pele que causa a flacidez, além de reposicionar os tecidos para um resultado mais harmônico.

Durante a realização do procedimento também pode ser realizada a cauterização de alguns tecidos musculares visando amenizar sinais como vincos e linhas de expressão.

A incisão é fechada com pontos e uma bandagem é colocada no local para proteção. Em geral, o paciente recebe alta hospitalar no mesmo dia.

Quais os cuidados no pós-operatório do lifting da fronte?

Na ritidoplastia frontal a recuperação é feita em casa e costuma ser tranquila, mas algumas recomendações médicas devem ser adotadas, incluindo:

  • Fazer repouso moderado na primeira semana, evitando atividades extenuantes;
  • Não se expor ao sol no primeiro mês do tratamento devido aos riscos aumentados de sangramentos e manchas na pele;
  • Repousar e dormir com dois travesseiros, mantendo o rosto mais elevado que o tronco;
  • Evitar atividades desgastantes e que possam causar suor na região operada, como atividades físicas, esportes e sauna;
  • Fazer sessões de drenagem linfática com fisioterapeuta para amenizar os hematomas pós-cirúrgicos e melhorar a cicatrização;
  • Tomar apenas a medicação prescrita pelo cirurgião plástico, o que pode incluir analgésicos, em caso de dor, antibióticos e anti-inflamatórios.

 

As atividades mais intensas podem ser retomadas conforme autorização médica mediante avaliação da evolução do quadro.

Qualquer sintoma incomum durante a recuperação deve ser imediatamente avisado à equipe médica, como sangramentos, febre, dores intensas, hematomas persistentes, entre outros.

Os resultados da ritidoplastia frontal são mais evidentes após o primeiro mês da cirurgia, quando o inchaço facial regride.

Para manutenção dos resultados é importante o uso do protetor solar diariamente e também adotar uma rotina de skincare indicada pelo especialista. Porém, é importante ressaltar que o procedimento não interrompe o processo natural de envelhecimento.

A ritidoplastia frontal é um procedimento de rejuvenescimento eficiente e duradouro, mas é essencial que seja indicada e conduzida por um cirurgião plástico de confiança.

Fontes:

Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica;

Academia Brasileira de Cirurgia Plástica da Face.

Write a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

demonstrativo de resultado de plástica de rosto e pescoço

Plástica de rosto e pescoço: como é feita?

Cirurgia plástica de rosto e pescoço entrega resultados satisfatórios de rejuvenescimento facial e amenização da papada, …

marcação para procedimento de ritidoplastia frontal

Como funciona a ritidoplastia frontal?

A ritidoplastia frontal promove o rejuvenescimento da região da testa e dos olhos, mas indicação deve ser avaliada por …

Doutor em sala de cirurgia de lipo no rosto

Existe lipo no rosto?

Procedimento é rápido e ideal para quem quer deixar o contorno facial mais definido Depois da lipoaspiração comum, a …