Início »
A cirurgia plástica do nariz possibilita alterar quase todos os aspectos estéticos e funcionais que possam incomodar o paciente. Ao procurar um cirurgião plástico para conduzir esse procedimento, deve-se saber que existem diferentes tipos de rinoplastia.
Os tipos de rinoplastia estão associados aos objetivos de realizar a intervenção, sendo assim, diferentes expectativas com a cirurgia exigem condutas específicas do cirurgião plástico para realizar a técnica mais adequada para solucionar a demanda do paciente.
Saiba a seguir quais são os tipos de rinoplastia existentes e para que cada uma delas é realizada.
quais os tipos de rinoplastia?
Pode-se dividir a rinoplastia em cinco modalidades que, também, possibilitam subdivisões. Os tipos mais recorrentes de cirurgia plástica do nariz são:
rinoplastia estética
A modalidade mais comum procurada pelos pacientes é a rinoplastia estética, usada para alterar a aparência do nariz. Qualquer insatisfação com o nariz pode ser atendida com essa técnica, que possui diferentes subdivisões, como:
redutora: procedimentos realizados para reduzir o tamanho do nariz são conhecidos como rinoplastia de redução;
aumento: também podem ser realizados procedimentos para aumentar o tamanho do nariz, principalmente em casos nos quais ele tem uma aparência de afundamento;
dorso nasal: tanto a redução como aumento do dorso nasal são tipos possíveis de rinoplastia;
columela: a columela, fenda que divide as narinas, também pode ser motivo de insatisfação por parte do paciente e ser alterada em uma rinoplastia estética.
Esses procedimentos podem ser reunidos em uma única cirurgia, assim, é possível alterar o tamanho das asas nasais e corrigir uma imperfeição na columela, por exemplo.
rinoplastia funcional
A rinoplastia funcional é o procedimento que, além de cumprir uma demanda estética do paciente, também é responsável por alterações funcionais na estrutura nasal, como, por exemplo, quando a rinoplastia é associada à septoplastia (cirurgia de correção do desvio de septo) ou a correção de hipertrofia dos cornetos.
Indica-se que, quando um paciente pretenda realizar a rinoplastia e sofra com distúrbios respiratórios devido às condições anatômicas do nariz, essas cirurgias sejam realizadas conjuntamente.
rinoplastia étnica
A rinoplastia étnica é realizada em pessoas insatisfeitas com traços étnicos presentes no formato do nariz, por exemplo, quando as asas nasais são abertas ou grandes e também quando a projeção da ponta do nariz é caída. Existem diversas técnicas que podem ser usadas para corrigir essas insatisfações, preservando sempre a harmonia da face.
rinoplastia secundária
Esse tipo de rinoplastia também pode ser chamado de cirurgia de correção ou de revisão, pois se destina a pacientes que já foram submetidos a uma ou mais rinoplastias, mas não obteve o resultado desejado. Assim, o interessado passa novamente pela cirurgia plástica do nariz visando alcançar a estética ou funcionalidade desejadas.
rinoplastia pós-traumática
A chamada rinoplastia pós-traumática ou reconstrutiva é o procedimento realizado em pacientes que sofreram algum tipo de trauma facial que impactou o formato ou a funcionalidade do nariz, provocando deformidades ou prejuízo na respiração. Nesse tipo de procedimento é bastante comum haver necessidade de enxertos de cartilagem e pele do próprio paciente.
Assim, existem diferentes tipos de rinoplastia que podem ser realizados pelo cirurgião plástico, considerando as necessidades e desejos do paciente. O profissional ainda define qual técnica adotar, se a rinoplastia fechada, realizada com incisões apenas internas no nariz ou a rinoplastia aberta, que proporciona mais visibilidade da área operada e conta com incisões na parte externa do nariz.