Início » Entenda o que é ritidectomia, ou lifting facial

O rejuvenescimento facial é o objetivo de muitos pacientes após a meia-idade. Mas apesar dos cuidados diários e tratamentos estéticos, alguns casos só apresentam os resultados satisfatórios quando é realizada a ritidectomia.

A ritidectomia é também chamada de lifting facial ou face lifting e consiste em uma cirurgia plástica para tratamento dos sinais do envelhecimento da pele da face.

Hoje, o procedimento vigora entre os mais procurados e é o que mais gera dúvidas aos pacientes. Saiba mais a seguir sobre a cirurgia de rejuvenescimento facial!

o que é ritidectomia?

A ritidectomia é uma técnica usada para o “levantamento” (lifting) da face. Dessa forma, é usada para combater e amenizar os principais sinais do envelhecimento da face e do pescoço. Algumas das insatisfações que podem ser corrigidas com o procedimento são:

  1. Flacidez facial;
  2. Linhas de expressão severas;
  3. Vincos profundos na região das pálpebras inferiores, nariz e boca;
  4. Sulco nasogeniano, também chamado de bigode chinês, e outros;
  5. Depósitos de gordura na face;
  6. Perda do tônus muscular que pode causar a papada;
  7. Flacidez associada a depósitos de gordura.

Por se tratar de uma intervenção cirúrgica para amenizar sinais do envelhecimento, a técnica é recomendada para casos mais avançados, seja pelo paciente ter mais idade, ou ter maior propensão ao envelhecimento precoce.

quais os tipos de face lifting?

A ritidectomia pode ser direcionada a diferentes necessidades do paciente, como focar no terço superior (olhos e testa), terço médio (nariz e bochechas) ou terço inferior (lábio e pescoço). Além dessas distinções, o lifting facial pode ser de diferentes tipos:

Minilifting: consiste em uma versão reduzida da ritidectomia, tendo o mesmo objetivo geral, mas sendo focada em uma área menor da face;
Lifting temporal: usada para “levantar” a região temporal, o que inclui o reposicionamento do supercílio e cauda da sobrancelha, o que combate o olhar cansado;
Lifting frontal: para tratamento das rugas da região da testa e da musculatura próxima, incluindo os pés de galinha;
Lifting frontal: semelhante à técnica tradicional, esse procedimento visa a amenização de rugas e flacidez tanto da face quanto do pescoço;
Lifting endoscópico: o objetivo dessa técnica é entregar os mesmos resultados do face lifting tradicional, mas com um trauma cirúrgico menor, o que reduz o pós-operatório e as cicatrizes.
A definição de qual técnica é a mais adequada depende de uma avaliação detalhada do cirurgião plástico que vai investigar as insatisfações do paciente, e verificar qual método atende melhor essas demandas.

para quem o lifting facial é indicado?

O lifting facial é um procedimento estético e por essa razão é recomendado quando o paciente se sente infeliz e insatisfeito com a própria aparência. Ele é indicado para auxiliar na reconquista da autoestima e da satisfação pessoal.

Apesar de natural, o processo de envelhecimento pode ser mais severo com algumas pessoas por uma diversidade de fatores, como:

  1. Tendências genéticas;
  2. Exposição à radiação solar;
  3. Ação de radicais livres;
  4. Maus hábitos de vida, incluindo tabagismo e alcoolismo;
  5. Maus hábitos alimentares;
  6. Sedentarismo.

Assim, a ritidectomia é recomendada para combater sinais do envelhecimento que podem ser intensificados com esses hábitos prejudiciais, como os sulcos faciais, flacidez, rugas de expressão severas e perda do tônus muscular.

como é feita a ritidectomia?

O primeiro passo é fazer a consulta pré-operatória com o cirurgião plástico para avaliar o quadro de saúde e as indicações do procedimento. Caso esteja tudo em ordem, a cirurgia é explicada detalhadamente pelo especialista.

É utilizada a anestesia local com sedação e, na ritidectomia tradicional, o especialista faz a incisão de orelha a orelha seguindo a linha do couro cabeludo.

Os tecidos são expostos e o especialista faz o reposicionamento das estruturas faciais, incluindo a remoção de gordura (ou distribuição dela) e da pele sobressalente. O especialista poderá fazer modificações musculares e da membrana para um melhor resultado.

Posteriormente, a incisão é fechada e é usada uma bandagem no local para evitar sangramentos e proteger o local do corte. A cirurgia tem duração entre 2 e 3 horas, de acordo com a técnica adotada, e a internação pode ser de até 24 horas.

quais os cuidados no pós-operatório?

Para obter melhores resultados com a cirurgia de rejuvenescimento facial é importante que o paciente siga corretamente as indicações pós-operatórias, como:

  1. Dormir de barriga para cima mantendo a cabeça mais elevada que o tronco;
  2. Manter as bandagens colocadas pela equipe médica no local sem molhá-las;
  3. Realizar sessões de drenagem linfática na face após 3 ou 4 dias da cirurgia;
  4. Não usar cosméticos na primeira semana;
  5. Evitar a exposição solar no início da recuperação e sempre usar protetor solar.
    Com esses cuidados o paciente poderá observar o resultado em menos tempo e minimizará as chances de complicações.

quais os benefícios e resultados da técnica?

Como principal benefício, o face lifting é que ele reduz os sinais de envelhecimento no rosto e pescoço, viabilizando uma face mais jovial, tonificada, firme e com volume e contorno adequados.

Os resultados da cirurgia de rejuvenescimento facial podem ser vistos em cerca de 6 meses, período necessário para que haja o assentamento das estruturas modificadas, cicatrização da incisão cirúrgica e redução do inchaço e edemas cirúrgicos.

A ritidectomia deve ser realizada por um cirurgião plástico de confiança e membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP) o que garante mais credibilidade à atuação, experiência e profissionalismo, influenciando tanto a segurança do paciente quanto os resultados obtidos.

 

Fontes:

Clínica de Cirurgia Plástica Dr. Leandro Pellarin;

Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP);

International Society of Aesthetic Plastic Surgery (ISASP).

saiba mais sobre o dr. leandro pellarin

saiba mais sobre o dr. leandro pellarin