Lifting Facial

O lifting facial ou ritidoplastia é uma cirurgia plástica que ajuda a suavizar os sinais de envelhecimento e recuperar o tônus da pele

Efeitos do lifting facial em uma paciente
Imagem: Shutterstock

Dados do Censo da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP), com ano base de 2018, apontam que o lifting facial representou 3,4% de todas as cirurgias plásticas feitas no Brasil. Também chamado de ritidoplastia, este é considerado o procedimento de maior efetividade para amenizar os sinais do tempo, sendo indicado para homens e mulheres a partir dos 45 anos ou para pacientes com elevado grau de envelhecimento facial.

Entretanto, é preciso salientar que o lifting facial não é capaz de parar o processo natural de envelhecimento. Logo, o paciente deve manter uma rotina regrada de cuidados com a pele, com o uso de produtos adequados e protetor solar diariamente.

A cirurgia de rejuvenescimento facial – o lifting facial - é capaz de minimizar vários sinais de envelhecimento, tais como:

  • Vincos profundos, como o do bigode chinês;
  • Flacidez da face;
  • Excesso de gordura na mandíbula ou no queixo;
  • Marcas de expressão na testa;
  • Marcas próximas aos olhos, o famoso pé de galinha;
  • Flacidez do pescoço.

Veja outras particularidades da cirurgia plástica da face a seguir.

Quem pode fazer o lifting facial?

O lifting facial, por se tratar de uma cirurgia de rejuvenescimento, é indicado a pacientes com idade superior a 40 anos. Nessa fase, a face costuma apresentar perda acentuada da firmeza e da elasticidade da pele, resultando em uma aparência de cansaço e marcas de expressão bem evidenciadas.

A indicação da cirurgia de rejuvenescimento facial só pode ser dada por um cirurgião plástico devidamente registrado junto à Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP). Em consulta, o profissional fará uma avaliação minuciosa do rosto do paciente, sendo comum que ele fotografe o indivíduo para evidenciar o antes e depois do lifting facial.

Os cuidados diários com a pele e os hábitos de vida são discutidos nessa consulta pré-cirúrgica. O cirurgião plástico também informará questões básicas como: tempo médio da cirurgia, exames pré-cirúrgicos, qual a metodologia cirúrgica, tempo de recuperação e demais particularidades da plástica de rejuvenescimento.

Nesse momento, é importante salientar que o paciente só entra em centro cirúrgico se estiver com a saúde em dia. Se forem constatados problemas nos exames feitos antes do procedimento, é indicado ao paciente reestabelecer a saúde antes de se submeter à cirurgia plástica.

Quais exames são necessários antes da ritidoplastia?

Hemograma completo, raio-X, exame de urina, coagulograma são os exames solicitados a pacientes que se submeterão a uma cirurgia plástica. Todos são cobertos por seguradoras ou planos de saúde, enquanto o procedimento em si é pago a parte pelo paciente. Com todos os exames em ordem é hora de marcar a cirurgia. Veja como a cirurgia é feita.

Antes da cirurgia de lifting facial

Alguns cuidados são fundamentais antes do lifting facial. O cirurgião plástico indicará ao paciente que ele deixe de usar dermocosméticos ou faça uso de medicamentos que possam interferir no procedimento cirúrgico, como remédios que alteram o processo de coagulação e cicatrização. Normalmente, é solicitada a interrupção no uso de medicamentos sete dias antes da cirurgia, evitando também o uso de dermocosméticos dois dias antes.  

Na noite que antecede a cirurgia de lifting facial, é fundamental que o paciente faça uma refeição leve, mas com os nutrientes necessários para não se sentir mal, uma vez que ela deve estar, ao menos, com oito horas de jejum. É solicitado ainda que o paciente faça a higienização com sabonete antisséptico e não estar com brincos, anéis e correntes.

Levar roupas confortáveis para o período de internação é importante, logo, leve uma mala pequena com itens básicos de vestuário e higiene pessoal. Estar acompanhado de um familiar, amigo ou cuidador também é recomendado. Este acompanhante deve dar entrada no hospital junto ao paciente que fará o lifting facial.

Como é feita a cirurgia de rejuvenescimento do rosto?

Devido à complexidade do procedimento, é comumente usada a anestesia geral para conforto e segurança do paciente. A indicação da analgesia leva em consideração ainda o tipo de lifting facial a ser feito no paciente, podendo ser:

  • Minilifting: técnica menos invasiva, com menor incisão e cicatriz. É considerada a metodologia ideal para pacientes com baixo índice de flacidez no rosto, concentrando-se no terço médio e inferior da face, ou seja, bochecha e pescoço;
  • Lifting de terço superior da face: técnica que combate os sinais do envelhecimento na testa e nas pálpebras, sendo as queixas mais comuns dos pacientes nos consultórios de cirurgiões plásticos;
  • Lifting tradicional ou clássico: essa técnica cirúrgica é feita em pacientes com elevado grau de envelhecimento da face, e contempla todo o rosto.

Entenda como é feita cada uma das técnicas cirúrgicas a seguir.

O lifting facial tradicional é o mais completo e complexo procedimento de rejuvenescimento facial. A incisão, ou seja, o corte começa na parte posterior da orelha direita, passa pela lateral do rosto bem rente ao couro cabeludo e termina na parte posterior da orelha esquerda. Toda a musculatura da face é remanejada e o excesso de gordura é removido, antes do cirurgião fechar a incisão.

No minilifting ou lifting de pescoço, a incisão se inicia na frente da orelha e contorna a região e é finaliza na nuca junto ao couro cabeludo. Com esse tipo de incisão, é possível corrigir flacidez na pele do pescoço, acúmulo de gordura na papada e no queixo.

O lifting também pode ter incisão limitada e menores na região temporal, em torno da orelha, sob o lábio superior e dentro das pálpebras inferiores. Para fechar as incisões, são utilizados adesivos de pele e suturas. As cicatrizes vão ficar escondidas no contorno natural das orelhas e face e sob o couro cabeludo.

Independentemente do tipo de lifting facial a ser feito, o tempo cirúrgico varia entre duas a quatro horas.

Efeitos do lifting facial em uma paciente
Imagem: Shutterstock

Riscos e recuperação do lifting facial

Como em qualquer cirurgia, é importante o paciente ter ciência dos riscos que envolvem o procedimento estético. Muitos deles dizem respeito à reação do organismo frente a intervenção cirúrgica promovida, sendo eles: má cicatrização, assimetria da face, excesso de sangramento, acúmulo de líquido, danos em vasos sanguíneos e nervos da face, perda de cabelo na incisão, dormência e alta sensibilidade no rosto.

Outras complicações possíveis são alergia à anestesia e complicações cardíacas. É importante enfatizar, entretanto, que quando a cirurgia plástica é realizada por um profissional devidamente gabaritado e certificado junto a SBCP, os riscos diminuem. Os cuidados em casa também impactam diretamente na redução do risco de complicações.

Ao finalizar o lifting da face, o cirurgião plástico fará um curativo em torno do rosto de forma bem delicada para reduzir os hematomas e inchaço. Esse curativo é similar a uma faixa de cabelo e ajuda a manter a pele da face o mais esticada possível, melhorando assim o resultado da plástica. Em alguns casos, pode vir a ser necessário o uso de um dreno para eliminar o excesso de fluido e sangue que podem acumular na região operada.

É comum o paciente sentir dor, sensibilidade e ter edemas e hematomas no pós-cirúrgico. Entretanto, esses desconfortos são minimizados com o uso de medicamentos prescritos e até mesmo drenagem linfática na face. As suturas serão removidas entre sete a 10 dias no consultório do cirurgião que realizou o lifting facial.

É importante que o paciente não molhe o couro cabeludo enquanto os curativos ainda estiverem sob a pele do paciente. Fazer compressas nos olhos de água fria para auxiliar a reduzir o edema e melhorar o conforto. No processo de recuperação é importante o paciente seguir à risca alguns cuidados como:

  • Não praticar exercícios por 30 dias após o lifting facial;
  • Fazer uso dos medicamentos conforme prescrição;
  • Não se expor ao sol e, se for necessário, usar protetor solar e chapéu para proteger a região;
  • Alimentar-se de forma correta e manter-se hidratado;
  • Só usar dermocosméticos após a liberação do cirurgião plástico;
  • Fazer a correta higienização da face com produtos específicos e indicados pelo cirurgião.
  • Voltar às atividades laborais e/ou sociais após 15 dias da cirurgia ou liberação do médico cirurgião.

Resultados do lifting facial

O resultado do lifting facial esperado é: rosto com aspecto jovial, com menor presença de linhas e marcas de expressão, além de face com tônus muscular e sem flacidez. O tempo para que esses resultados sejam plenamente perceptíveis é de seis meses, mas pode ser maior ou menor, a depender do organismo de cada paciente.

Nesse momento, é importante enfatizar que o resultado do lifting facial é melhorado quando o paciente adquire hábitos de cuidados diários com a pele. O uso do protetor solar, entre todos os cuidados, é o mais eficaz no combate ao envelhecimento. Fazer tratamentos estéticos como peelings, aplicação de toxina botulínica e de preenchedores como o ácido hialurônico também colaboram para um melhor resultado.

Entretanto, de nada adianta ter todos esses cuidados e alimentar-se de forma incorreta, exagerar no consumo de bebidas alcoólicas e fumar, medidas essas prejudiciais à saúde do paciente e que reverbera negativamente no aspecto da pele. Essas são algumas informações relativas ao lifting facial e para indicação do procedimento é primordial que o paciente se consulte com um especialista.

Entre em contato com a consultório do Dr. Leandro Pellarin e tire todas as suas dúvidas sobre o lifting facial e demais cirurgias plásticas.

 

Fonte:

Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP);

Clínica de Cirurgia Plástica - Dr. Leandro Pellarin.

Antes e depois da rinoplastia: tire suas dúvidas sobre a cirurgia

Cuidados antes e depois da Rinoplastia

A atenção à rinoplastia antes e depois é fundamental para obter melhores resultados com esse procedimento estético muito …

Rinoplastia Masculina - Saiba mais sobre essa cirurgia plástica procurada por homens

Saiba mais sobre a Rinoplastia Masculina

A cirurgia plástica do nariz é o segundo procedimento estético mais realizado pelos homens no Brasil, demonstrando o quanto …

Rosto feminino com marcas de rejuvenescimento

Cirurgia de Facelifting: Principais dúvidas

A cirurgia de facelifting, também chamada de lifting facial ou ritidoplastia é um dos procedimentos estéticos mais buscados …