A gordura localizada é um pesadelo para muitas pessoas. Às vezes, mesmo com uma rotina de exercícios físicos é difícil colocar um fim nela em determinadas partes do corpo.
A lipoaspiração é a cirurgia plástica que pode auxiliar nesse processo. Ela atua retirando a gordura localizada de um local específico como abdome, braços e costas.
De acordo com a Sociedade Internacional de Cirurgia Plástica Estética, a lipoaspiração é a cirurgia plástica mais recorrente no Brasil.
Somente em 2016 foram registradas 224.896 cirurgias desse tipo. A lipoaspiração não pode ser confundida com uma cirurgia para perder pesopois o procedimento retira somente a gordura localizada.
Apesar de poder renovar a aparência, ele não substitui práticas como alimentação saudável e atividade física, por exemplo.
Pré-operatório cirurgia de lipoaspiração
Alguns cuidados importantes devem ser tomados antes de qualquer procedimento cirúrgico. Na preparação para essa cirurgia é importante:
- Determinar previamente com o cirurgião o local da incisão e a quantidade de gordura a ser retirada;
- Esclarecer com o cirurgião qual a anestesia a ser utilizada;
- Evitar o cigarro e as bebidas alcoólicas durante as semanas que antecederão o procedimento;
- Comunicar ao médico qualquer alteração de saúde, como resfriados ou infecções;
- Realizar a cirurgia em jejum de 8 horas;
- Consumir alimentos leves no dia anterior à cirurgia;
- Comunicar ao cirurgião qualquer medicamento ingerido durante um mês antes da cirurgia.
A cirurgia de lipoaspiração
O procedimento consiste inicialmente em realizar uma pequena incisão na região do corpo escolhida pelo paciente. A anestesia poderá ser tanto local quanto geral, à escolha do cirurgião.
Após a incisão, o médico realizará a colocação de um tubo. Esse tubo é que irá permitir a aspiração da gordura que será retirada. Em seguida, o médico sutura o local e encerra a lipoaspiração.
A cirurgia, na maioria dos casos, demora em média 2 horas. A quantidade de gordura deve ser definida previamente entre o médico e o paciente. Além disso, a quantidade deve obedecer as normas adequadas e seguras para cada tipo de corpo.
A cicatriz originada pela lipoaspiração costuma ser muito pequena. Ela diminui ainda mais ao longo dos meses e fica praticamente invisível.
Contraindicações
Por ser uma cirurgia plástica que atua justamente na gordura localizada, a lipoaspiração é contraindicada para algumas pessoas. Nesse tipo de procedimento é muito importante que o paciente tenha uma rotina saudável e um determinado perfil. Do contrário, ele corre riscos durante a cirurgia. Ou, em muitos casos, a lipoaspiração não é suficiente para os resultados necessários.
Confira alguns perfis para os quais a lipoaspiração não é recomendada:
- Pacientes acima de 60 anos;
- Paciente com o Índice de Massa Corporal igual ou acima de 30kg/m²;
- Pacientes com histórico de AVC ou problemas cardíacos;
- Anêmicos;
- Pacientes com lúpus;
- Pacientes com peso instável;
- Pacientes com diabetes grave.
É importante ter consciência de que a lipoaspiração também não é indicada para pacientes que tenham instabilidade de peso.
O método não deve ser procurado como uma esperança de emagrecimento. Ele ajuda a remodelar o corpo com a retirada de gordura, mas não emagrece e nem retira celulite, por exemplo.
Esse é um assunto que gera dúvida em muitas pessoas, mas o médico deve esclarecer a condição ao paciente. Para realizar a lipoaspiração é necessário ter uma vida saudável e um peso regular. Para pessoas obesas há outras alternativas, como a redução de estômago, e as cirurgias não devem ser confundidas.
Pós-operatório da lipoaspiração
A recuperação da lipoaspiração não costuma ser longa. Contudo, é preciso seguir algumas recomendações gerais para não atrapalhar a cicatrização. Confira alguns cuidados que os pacientes devem ter:
- Evitar a prática de exercícios físicos durante pelo menos um mês;
- Não retirar os pontos antes de o médico o fazer;
- Evitar esforço físico como carregar peso e caminhadas longas;
- Não molhar os curativos por até três dias após a cirurgia;
- Utilizar a cinta de compressão durante três meses;
- Repouso total por durante três dias;
- Inclua caminhadas leves de até 15 minutos na rotina após os primeiros dias.
Riscos e complicações da cirurgia de lipoaspiração
Assim como toda cirurgia plástica, a lipoaspiração também pode apresentar riscos aos pacientes. Seguindo bem as recomendações do médico, você pode evitar ao máximo qualquer riscos. A escolha do médico certo também ajuda nesse processo.
Confira algumas complicações às quais estão expostos os pacientes de lipoaspiração:
- Infecções;
- Dores intensas;
- Hematomas;
- Perda de sensibilidade na região;
- Trombose;
- Sangramentos;
- Má cicatrização;
- Flacidez da pele.
Resultados da lipoaspiração
O resultado de uma cirurgia plástica nunca é algo imediato. Primeiramente, o paciente deve ter paciência até que a região operada desinche por completo. Isso varia de pessoa para pessoa, mas costuma demorar até seis meses.
É claro que os resultados da lipoaspiração podem ser vistos logo após o procedimento. Contudo, a indicação é sempre esperar conforme os hematomas e o inchaço realmente estejam 100% recuperados.
Um diálogo sincero com o cirurgião responsável pela lipoaspiração deve esclarecer isso. O paciente deve apresentar as suas expectativas quanto aos resultados da cirurgia e o médico deve ser claro e sincero.