Rejuvenescimento Facial

A busca pela beleza não é uma característica da atualidade. No entanto, com o avançar da medicina surgiram diversos procedimentos capazes de transformar esse anseio em realidade. Os tratamentos para rejuvenescimento facial fazem parte dessa evolução.

Imagem: Shutterstock

O rosto é uma das partes do corpo que mais denota os impactos do envelhecimento. Isso acontece porque a face está exposta a diversos fatores extrínsecos da passagem do tempo, como a exposição à poluição e aos raios ultravioleta, além dos inevitáveis fatores intrínsecos. Para atenuar esses sinais, muitas pessoas têm procurado pelo rejuvenescimento facial.

Muitos aspectos devem ser considerados ao rejuvenescer a face. Os procedimentos cirúrgicos voltados para o rosto são realizados com base em uma série de fatores, os quais explicaremos a seguir.

Quais são as técnicas cirúrgicas para rejuvenescer o rosto?

Existem várias maneiras de amenizar os sinais do envelhecimento sem a intervenção cirúrgica, como através do uso de cremes anti-idade e procedimentos a laser ou com ácido hialurônico. Contudo, o tratamento cirúrgico para rejuvenescimento facial é o que proporciona resultados mais duradouros e naturais.

A técnica cirúrgica mais conhecida para o rejuvenescimento do rosto é a ritidoplastia. Conhecido também como facelift ou lifting facial, o procedimento pode ser realizado utilizando uma das seguintes técnicas:

  • Ritidoplastia tradicional;
  • Ritidoplastia de pescoço;
  • Inclusão limitada.

A cirurgia para rejuvenescimento facial pode durar até 3 horas para ser concluída. Geralmente, o paciente fica sob anestesia local, mas existe a possibilidade de ele receber uma anestesia geral dependendo da avaliação do cirurgião plástico.

É importante destacar que existem outros tratamentos cirúrgicos voltados para regiões específicas do rosto. São eles: minilifting, lifting frontal, lifting cervicofacial e lifting temporal. Caso o paciente queira um rejuvenescimento da face ainda mais completo, é possível fazer também a blefaroplastia, que é a cirurgia das pálpebras que confere um ar rejuvenescido ao olhar do paciente.

Para que serve a cirurgia de rejuvenescimento facial?

A cirurgia para rejuvenescer o rosto tem como objetivo suavizar os sinais mais profundos e visíveis de envelhecimento. Conforme o procedimento escolhido é possível obter níveis diferentes de rejuvenescimento facial. Por exemplo: o lifting temporal oferece um olhar menos cansado, enquanto o lifting cervicofacial é focado na flacidez do rosto e pescoço.

Quando a intenção do paciente é revitalizar a beleza do rosto como um todo, o lifting facial é o procedimento mais procurado. Segundo o último censo elaborado pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP), em 2016 foram realizadas 48.590 ritidoplastia no Brasil. Os principais benefícios da cirurgia de rejuvenescimento do rosto, feita com o lifting facial são:

  • Redução da flacidez na região inferior dos olhos até a dobra nasolabial, chamada de terço médio da face;
  • Restauração do tônus muscular perdido com o tempo, sobretudo da parte subnasal ao pescoço (terço inferior);
  • Melhora dos vincos localizados no nariz que se estendem para o canto da boca;
  • Eliminar a gordura e pele frouxa em excesso da mandíbula e do queixo;
  • Reduzir os vincos profundos localizados abaixo das pálpebras inferiores e na extensão do nariz.

Quando a cirurgia para rejuvenescimento facial é indicada?

A indicação de um tratamento cirúrgico para rejuvenescer a face deve ser feita em consultório por um cirurgião plástico. Essa etapa é crucial para o sucesso do procedimento, pois, o profissional avaliará a estrutura da face para entender o grau de envelhecimento do paciente. Assim, é possível alinhar os resultados da cirurgia às expectativas.

Na ocasião, também é fundamental que o paciente informe seu histórico de saúde e hábitos de vida sem esconder nenhuma informação. O resultado do rejuvenescimento da face pode ser impactado negativamente por alguns hábitos do paciente.

No mais, estão habilitados a fazer a cirurgia plástica para rejuvenescimento facial os homens e mulheres que tenham mais de 45 anos e que desejam melhorar a tonificação da pele e suavizar as rugas. Vale a pena ressaltar que a ritidoplastia é uma cirurgia reparadora, portanto, não interrompe o processo de envelhecimento.

Marcações de onde pode ser realizado o rejuvenescimento facial
Imagem: Shutterstock

Quanto custa o tratamento cirúrgico para rejuvenescer a face?

É comum que os pacientes interessados na cirurgia de rejuvenescimento facial queiram saber de antemão o valor do procedimento. Afinal, essa informação auxilia na preparação do paciente para o tratamento.

O médico, entretanto, não pode passar esses dados seja por telefone, e-mail, redes sociais ou qualquer outro meio de comunicação. Essa atitude é proibida segundo a resolução nº 1.974/2011 do Conselho Federal de Medicina (CFM). Logo, o profissional que quebra essa regra está sujeito às penalizações cabíveis.

Para auxiliar o paciente a entender a média de preço do rejuvenescimento da face é possível elencar os fatores que interferem no valor cobrado pelo procedimento. São eles:

  • Avaliação médica: momento determinante para o estabelecimento da técnica cirúrgica adotada, conforme explicado anteriormente;
  • Expertise do cirurgião: a qualificação do médico mostra o quão preparado ele está para realizar o procedimento. É fundamental que o cirurgião seja membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP) garantindo, assim, a especialização na área.
  • Dimensão das alterações estéticas:o custo de um rejuvenescimento facial que abrange o rosto e pescoço poderá ser maior que aquele voltado apenas para a região dos olhos, por exemplo. Por isso, a extensão das mudanças estéticas está diretamente relacionada ao valor da cirurgia.
  • Custos hospitalares: a instalação do hospital no qual será realizada a cirurgia também reflete no valor cobrado. Além disso, é preciso considerar o preço da equipe médica — composta por enfermeiros, anestesista e instrumentista — que ajudará o cirurgião no decorrer do processo cirúrgico e do serviço de hotelaria ofertado pelo local.
  • Medicamentos e exames: o valor total para rejuvenescer o rosto não se resume apenas ao procedimento em si. O paciente deve separar uma quantia para os exames pré-operatórios e para os remédios que ajudarão no pós-operatório.

Em quanto tempo aparece o resultado do rejuvenescimento facial?

Os efeitos do rejuvenescimento facial aparecem aos poucos no decorrer do pós-operatório. No geral, dentro de 6 meses após a cirurgia é possível visualizar o resultado definitivo.

Para isso, faz-se necessário seguir todas as recomendações do cirurgião à risca. A ritidoplastia para o rejuvenescimento do rosto é capaz de potencializar as características naturais do paciente em até 10 anos.

A ritidoplastia para o rejuvenescimento facial é uma excelente opção para os pacientes que se sentem desconfortáveis com os efeitos do envelhecimento no rosto. Caso tenha interesse no procedimento, entre em contato conosco e agende uma consulta.

Fontes:

Conselho Federal de Medicina (CFM);

Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD);

Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP).

Um especialista em rinoplastia durante a cirurgia

Especialista em Rinoplastia

A rinoplastia é uma das cirurgias mais procuradas pelos pacientes quando o assunto é obter um rosto harmonioso. Segundo …

O que é Rinoplastia Funcional?

A rinoplastia funcional colabora na resolução de distúrbios respiratórios ocasionados pelo desvio de septo, hipertrofia …

Mulher depois de passar pelo rejuvenescimento do rosto

Rejuvenescimento do rosto: Descubra os melhores tratamentos

O rejuvenescimento do rosto pode ser promovido com tratamentos estéticos ou com cirurgia plástica. A primeira solução …