Rinoplastia

Destaque como uma das cirurgias plásticas mais procuradas no país e no mundo, a rinoplastia é uma intervenção que tem como objetivo a melhora da aparência e da proporção do nariz. Como resultado, o paciente pode ter sua autoestima aprimorada por meio do alcance de uma melhor harmonia facial.

Rosto feminino depois da rinoplastia
Rinoplastia: Cirurgia do Nariz

Entretanto, a rinoplastia não é um procedimento que possui apenas finalidade estética. Isso porque, por meio desta intervenção, também é possível amenizar dificuldades respiratórias causadas por anormalidades estruturais do nariz. Para isso, pode ser necessário combinar a cirurgia com outra intervenção — como a correção de desvio de septo. Saiba mais sobre a cirurgia plástica no nariz a seguir.

Para quem é indicada a cirurgia de rinoplastia?

A rinoplastia é indicada para homens e mulheres que já completaram o desenvolvimento da estrutura facial — o que geralmente acontece a partir dos 15 anos de idade — e estão insatisfeitos com a aparência de seu nariz.

Tem indicação para cirurgia plástica no nariz pacientes que apresentam tortuosidade ocasionada por uma lesão, que tenham uma assimetria de nascença, ou até mesmo pacientes com o formato do nariz em desarmonia com o restante da face.

Como foi citado, a cirurgia de nariz também pode ser realizada em conjunto de outras intervenções. Indivíduos que apresentam problemas nasais podem combinar a rinoplastia com outros procedimentos que ajudam a amenizar desconfortos respiratórios, como a correção do septo nasal e a turbinectomia — realizada com o objetivo de retirar a carne esponjosa.

Outras cirurgias plásticas também podem ser alinhadas com a rinoplastia para um resultado estético ainda mais gratificante ao paciente, como a cirurgia de pálpebras, também conhecida como blefaroplastia.

É essencial que o paciente alinhe suas expectativas com o cirurgião plástico, de modo que seja possível compreender se a cirurgia plástica desejada é o procedimento mais indicado para resolver a insatisfação apresentada. Ainda nas consultas iniciais que antecedem a operação, o médico deverá avaliar se o indivíduo se encontra nas condições necessárias — tanto fisicamente como mentalmente — para ser submetido à rinoplastia.

É importante que o paciente tenha expectativas realistas a respeito do procedimento e dos resultados que podem ser alcançados a partir dele. Além disso, é fundamental que a pessoa opte pela cirurgia buscando a resolução de incômodos e desejos individuais, e jamais sendo influenciado pela opinião de terceiros.

Cuidados pré-operatórios

Para a realização da rinoplastia, assim como acontece em praticamente todos os procedimentos cirúrgicos, o paciente deve se submeter a alguns exames que visam identificar possíveis riscos para sua saúde. As principais avaliações solicitadas são:

  • Exames de sangue;
  • Avaliação cardiológica;
  • Dosagem de potássio;
  • Sódio;
  • Coagulograma;
  • Creatinina;
  • Ureia.

Também podem ser necessários exames de imagem como tomografia computadorizada, nasofibroscopia e raio-x da face.

Esses exames são fundamentais para avaliar as condições de saúde do paciente, permitindo que o cirurgião identifique as possíveis intercorrências que podem ocorrer durante o procedimento — compreendendo também se essas possíveis complicações são um impedimento para a realização cirúrgica.

Além dos exames, o paciente também deve fornecer informações sobre seus hábitos de saúde e histórico médico. O cirurgião também poderá examinar, medir e fotografar o rosto do paciente para um melhor planejamento da intervenção.

Ainda no pós-operatório da rinoplastia, o cirurgião irá recomendar alguns cuidados imprescindíveis para a realização do procedimento, tais como a suspensão do uso de medicamentos que possuem ação anticoagulante, interrupção do consumo de tabaco — caso o paciente seja fumante — e evitar a ingestão de bebidas alcoólicas semanas antes do procedimento.

O paciente também deve se atentar ao jejum a ser realizado no dia da cirurgia e que irá ser recomendando pelo cirurgião durante a consulta. Normalmente, o jejum é de oito horas. Estar acompanhado e ter auxílio de alguém no dia da cirurgia e no pós também se faz necessário.

Como se faz uma rinoplastia?

A cirurgia plástica de nariz pode ser feita a partir de dois métodos, que são chamados de rinoplastia fechada (endonasal) e rinoplastia aberta (exorrinoplastia). O método mais adequado é escolhido pelo cirurgião plástico de acordo com as correções que devem ser feitas na estrutura do nariz.

Rinoplastia fechada

No método endonasal, o cirurgião realiza apenas pequenas incisões dentro das narinas — em que a pele do nariz não será exposta — conseguindo acesso à cartilagem e ao osso da estrutura. Através deste método, o cirurgião realiza a remodelagem do nariz, removendo tecido, cartilagem e osso, sendo possível:

  • Alterar o tamanho do nariz;
  • Corrigir problemas respiratórios;
  • Modificar largura das narinas;
  • Alterar formato da ponta do nariz;
  • Corrigir dano nasal ou defeito de nascença;
  • Modificar ângulo entre o lábio superior e o nariz.

O método endonasal é um pouco mais rápido do que a cirurgia aberta, podendo durar em torno de uma hora e possibilitando que o paciente receba alta no mesmo dia da operação. O resultado desta cirurgia é mais natural em comparação ao método da exorrinoplastia, e resulta em uma cicatriz menos aparente.

Rinoplastia aberta

A exorrinoplastia nasal é o método usado quando há necessidade de realizar muitas alterações no nariz, possibilitando corrigir, alterar e modificar as mesmas imperfeições que no método endonasal. Neste tipo de procedimento, o cirurgião realiza incisões que permitem erguer a pele da cartilagem e do osso do nariz, possibilitando que ele enxergue toda a estrutura nasal com maior clareza.

Para fechar as incisões, o cirurgião pode usar de splints, bandagens ou steri-strips, que proporcionam maior sustentação e estabilidade para a estrutura, auxiliando também na cicatrização dos tecidos. Por se tratar de um método mais complexo, a exorrinoplastia pode demorar cerca de duas horas.

Combinando quaisquer métodos de rinoplastia com outra cirurgia funcional, o paciente deverá ficar hospitalizado por um período entre 12 horas a um dia. A anestesia de uma rinoplastia pode ser geral ou sedação intravenosa junto de anestesia local.

Rinoplastia ultrassônica

Uma das técnicas mais modernas em cirurgia plástica no nariz é a rinoplastia ultrassônica. Tal metodologia permite que o cirurgião plástico faça a intervenção sem que seja necessário quebrar o osso nasal. Simplificando, ela é menos invasiva e apresenta menor tempo de recuperação, além de resultados satisfatórios. O cirurgião plástico Dr. Leandro Pellarin é um dos poucos profissionais com destreza na técnica. Veja outras particularidades desse protocolo cirúrgico neste link.

Recuperação pós-operatória

Após o procedimento, o paciente pode apresentar hematomas e edemas na região operada, além de dor e desconforto. Entretanto, esses sintomas são comuns, e podem ser aliviados com uso dos medicamentos prescritos pelo cirurgião.

O paciente deve manter repouso absoluto nos sete primeiros dias — período em que é recomendado o consumo apenas alimentações pastosas—, além de repouso moderado nos sete dias seguintes. Após essas duas semanas, o paciente pode voltar às atividades que fazem parte de sua rotina. Entretanto, esforços físicos devem ser evitados por pelo menos dois meses.

Após a primeira semana, as incisões começam o processo de cicatrização. Após 30 dias da realização da cirurgia, o paciente pode começar a visualizar os resultados da rinoplastia, mas é preciso pelo menos um ano para o novo contorno nasal ser redefinido. Ao longo desse tempo, a estrutura pode sofrer mudanças graduais em sua aparência.

Os resultados da rinoplastia são considerados permanentes, mas a cartilagem pode continuar a mover e remodelar o tecido, alterando o resultado ao longo do tempo. Para saber mais, entre em contato e agende uma consulta com o Dr. Leandro Pellarin.

Antes e depois da rinoplastia: tire suas dúvidas sobre a cirurgia

Cuidados antes e depois da Rinoplastia

A atenção à rinoplastia antes e depois é fundamental para obter melhores resultados com esse procedimento estético muito …

Rinoplastia Masculina - Saiba mais sobre essa cirurgia plástica procurada por homens

Saiba mais sobre a Rinoplastia Masculina

A cirurgia plástica do nariz é o segundo procedimento estético mais realizado pelos homens no Brasil, demonstrando o quanto …

Rosto feminino com marcas de rejuvenescimento

Cirurgia de Facelifting: Principais dúvidas

A cirurgia de facelifting, também chamada de lifting facial ou ritidoplastia é um dos procedimentos estéticos mais buscados …